Blog

Não há um único dia em que lemos o noticiário, e não nos deparamos com alguma matéria referente ao metaverso. Grandes expectativas cercam este novo universo digital, com inúmeras portas para a expansão dos negócios e oportunidades empresariais.

 

Dentre tantos conceitos e estratégias sendo remodeladas, muito vem sendo discutido acerca dos possíveis impactos do metaverso no mercado financeiro.

 

Afinal, muito além de já ser utilizado como espaço de entretenimento, este novo ambiente está na mira de renomados empreendedores internacionais, em vias de desenvolvimento de negócios interativos, transações de serviços, arte, e muitos outros negócios.

 

Diante de tamanho potencial, se tornou inegável a necessidade de meios de pagamento virtuais seguros e ágeis, que possam ser utilizados para transações em quaisquer negociação feita neste universo.

 

Não à toa, o NFT vem sendo uma das opções mais cotadas para aplicações financeiras, graças à sua maior proteção em transferências e facilidade de aprovação.

 

Muitos cenários podem ser desenhados sobre o desenvolvimento dos meios de pagamento no metaverso. Por isso, neste texto, traremos a fundo as principais expectativas deste novo universo virtual no segmento, e como as empresas podem se preparar.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é o metaverso?
  • Quais os impactos do metaverso no mercado financeiro?
  • Como as empresas podem se preparar para o metaverso no mercado financeiro?

 

Boa leitura.

 

O que é metaverso?

O metaverso é um novo ambiente virtual completamente imersivo, no qual as pessoas podem interagir por meio de avatares customizados em 3D.

 

Já em testes, este mundo foi inteiramente construído com base em diversas tecnologias de realidade virtual, aumentada, redes sociais, criptomoedas, dentre muitos outros.

 

Sua proposta é funcionar como uma internet em três dimensões, permitindo que quaisquer ações de entretenimento, negócios ou atividades diversas, sejam realizadas de forma completamente imersiva.

 

Para acessar este espaço virtual compartilhado, os usuários poderão utilizar desde óculos especiais para este fim, até equipamentos eletrônicos diversos, como o próprio computador ou celular.

 

Uma vez dentro, terão a experiência de vivenciar um espaço completamente similar à realidade, por meio de hologramas, gráficos e vídeos que tragam a sensação de estarem, fisicamente, se comunicando com os outros usuários.

 

Quais são os seus diferenciais

Os avanços tecnológicos estão surpreendentes em todos os segmentos de atuação. E, principalmente, sendo desenvolvidos em espaços de tempo cada vez menores.

 

Mesmo diante de tamanhos recursos já disponíveis no mercado, o metaverso surge com uma proposta completamente inovadora. Revolucionando as experiências bidimensionais predominantes atualmente, seu maior diferencial está, justamente, na proposta em trazer um ambiente de interação em 3D.

 

Esta nova realidade tridimensional permitirá que os usuários sintam como se estivessem, praticamente, vivendo dentro da web, em uma experiência imensamente parecida com a realidade.

 

Para contribuir com esse objetivo, os avatares que irão representar cada usuário poderão respeitar, ao máximo, as características físicas de cada indivíduo. Ou, ainda, assumir uma aparência completamente diferente, dependendo do desejo de cada um.

 

Dessa forma, ao mesmo tempo que o metaverso se assemelha à vida real, também pode representar um universo completamente novo, permitindo a criação de um ambiente até então inexistente.

 

Quais os impactos do metaverso no mercado financeiro?

Os impactos do metaverso no mercado financeiro foram inegáveis.

 

Diante de tantas oportunidades de negócios sendo abertas neste novo universo online, foi necessário adaptar as soluções de pagamento para que pudessem ser utilizadas no ambiente digital.

 

Seja para a compra de empreendimentos, parcerias entre empresas, arte ou lazer, opções de transações online, seguras e ágeis, se mostraram necessárias, de forma que viabilizassem tais negociações sem empecilhos.

 

Mesmo ainda em fase de testes, dados divulgados pela pesquisa New Realities: Into The Metaverse and Beyond, da Wunderman Thompson, mostram que 82% dos consumidores globais acreditam que a indústria de meios de pagamento será impactada pelo metaverso.

 

Ainda, o estudo compartilhou perspectivas de crescimento imensas para o setor bancário, como auxiliadores de soluções aptas de serem adotadas neste ambiente online, com a máxima segurança dos dados utilizados.

 

Dentre as ferramentas mais discutidas a serem adotadas no metaverso, algumas se destacam. Veja quais:

 

Criptomoeda como meios de pagamento

Desde que o metaverso entrou no radar empresarial, o uso de criptomoedas como meios de pagamento se mostrou como uma das opções mais atrativas e discutidas entre investidores.

 

Descentralizadas de qualquer instituição ou governo, trazem em sua essência uma maior transparência e liberdade de pagamentos, graças à sua criptografia em blockchain. Suas transações podem ser feitas com imensa segurança de dados, impedindo qualquer modificação, controle ou manipulação de protocolo.

 

No metaverso, algumas criptomoedas já estão sendo associadas como possíveis meios de pagamento a serem utilizadas. Dentre elas, a Decentreland (MANA), a Sandbox (SAND) e a Enjin Coin (ENJ).

 

Caso sejam validadas, poderão ser utilizadas para compra de terrenos, investimentos, e muitas outras finalidades.

 

Experiência 3D

A experiência em três dimensões será o grande fundamento do metaverso. Para desfrutar desta tecnologia, os equipamentos utilizados necessitarão de uma boa velocidade de internet e capacidade de operação, impedindo falhas ou empecilhos em seu uso.

 

Muito além do que exigir esta preparação para os usuários, todas as empresas e instituições que comandarem seus negócios neste universo, também precisarão levar o 3D a seus serviços. Principalmente, nos meios de pagamento.

 

As soluções ofertadas devem estar habilitadas a serem operadas nesta tecnologia sem entraves, demanda que exigirá preparo das instituições bancárias para atender as necessidades dos usuários.

 

Oportunidades de economia

Um dos maiores impactos do metaverso no mercado financeiro está, sem dúvidas, nas imensas oportunidades de economia a serem desenvolvidas no ambiente online. Afinal, todos os modelos de negócios desenvolvidos dependerão, obrigatoriamente, de ativos altamente modernos que possam ser comercializados neste ambiente.

 

Nessa missão, muitas oportunidades certamente serão abertas. Seja por meio de criptomoedas, soluções virtuais como carteiras digitais, ou outras opções 100% digitalizadas, muitos meios ainda podem ser desenvolvidos, impulsionados pelas perspectivas positivas deste mercado.

 

Como as empresas podem se preparar para o metaverso no mercado financeiro?

Apesar de ainda estar em fase de testes, as empresas já podem começar a se preparar para os impactos do metaverso no mercado financeiro. Afinal, uma coisa é certa: aquelas que fizerem parte deste universo online, precisarão do apoio irrestrito da tecnologia no dia a dia.

 

Nessa jornada, muitas instituições financeiras ao redor do mundo já estão despontando e se organizando para operar neste ambiente digital.

 

O Banco do Brasil, por exemplo, foi considerado como a primeira organização financeira a lançar suas operações no metaverso. Mesmo não dispondo de criptomoedas ou tecnologia fomentada em blockchain, já mostra sinais de que permitirá a realização de diversas atividades relacionadas ao setor econômico.

 

Em âmbito internacional, muitas outras empresas já estão tomando medidas para se adaptarem a este universo. Algumas, por meio da inclusão de criptomoedas como os NFTs em suas operações, e outras aprimorando seus sistemas atuais para que consigam funcionar no metaverso com a mesma qualidade e facilidade.

 

Conclusão

Muito se discute sobre os impactos do metaverso no mercado financeiro. Diante de tantos testes e fases de implementação, grandes expectativas cercam sua criação, visando amplas oportunidades de negócios perante empresas ao redor do mundo.

 

Nessa jornada, a digitalização será, sem dúvida, uma aliada fundamental das companhias que adentrarem este ambiente digital.

 

As transações realizadas no metaverso dependerão de soluções modernas, ágeis e seguras que possam ser aprovadas em meio à tamanha tecnologia. Por isso, é preciso estar preparado para aceitar estes novos meios que, certamente, serão os grandes protagonistas neste universo.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos disponíveis em nosso blog.