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Os meios de pagamento por contactless se tornaram uma verdadeira tendência no Brasil.

 

Em meio às intensas transformações sentidas no mercado ao longo do isolamento social, essa solução começou a ser mais explorada no país em resultado ao surgimento de meios de pagamento modernos, ágeis e sofisticados.

 

Diferenciado por sua praticidade e velocidade nas transações, seu uso aumentou 700% apenas no primeiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados pela Abecs. Ainda, em outro levantamento feito pela FIS, o uso desta tecnologia superou, pela primeira vez, os pagamentos feitos com dinheiro em espécie em diversos países.

 

Porém, mesmo diante de uma aceitação inegável, muitas dúvidas ainda cercam esta tecnologia. Por dispensar o uso de senhas, permitindo pagamentos apenas por aproximação nas maquininhas, sua segurança é constantemente colocada em discussão no mercado.

 

Em vista de notícias constantes relatando o aumento de vazamento de dados dos consumidores, não é de se espantar tamanha preocupação para muitos clientes. Mas, é importante ressaltar que a tecnologia contactless exige uma série de normas e cumprimentos para a aprovação de qualquer transação, como medidas de proteção ao usuário e suas informações bancárias.

 

Para as empresas, adotar esta solução em meio a uma demanda crescente por meios de pagamento ágeis e práticos trará um diferencial competitivo enorme para a marca. Isso, com a certeza de atrair cada vez mais clientes e elevar sua produtividade.

 

Por isso, neste texto explicaremos em detalhes como funcionam os meios de pagamento por contactless, suas vantagens, medidas de segurança e principais tendências de ferramentas que devem ser acompanhadas por todo negócio.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é a tecnologia contactless?
  • O pagamento via contactless é seguro?
  • Quais as vantagens da tecnologia contactless?
  • Qual o futuro dos pagamentos contactless?

 

Boa leitura.

 

O que é a tecnologia contactless?

A tecnologia contactless permite que os consumidores realizem compras utilizando pagamentos por aproximação, sem a necessidade de inserir cartões de débito ou crédito nas maquininhas.

 

Para que seja aprovada, basta aproximar o cartão na tela do aparelho, para que ele leia as informações contidas nele e permita a transação do dinheiro.

 

Essa leitura ocorre graças à tecnologia NFC (Near Field Communication) presente nessa solução, a qual permite a comunicação entre dois aparelhos distintos, transmitindo informações contidas em um deles para o outro. Para que isso aconteça, eles precisam estar a, no máximo, 10 centímetros de distância um do outro.

 

Nos cartões, o NFC é desenvolvido em um chip anexado ao objeto e simbolizado através de um desenho similar à representação de um Wi-Fi. Mas, hoje é possível encontrar essa tecnologia em muitos outros aparelhos, tais como pulseiras e smartphones.

 

Neste último caso, o usuário precisa apenas contar com uma carteira digital disponível em seu aparelho celular ou o aplicativo de outra conta bancária, concedendo as autorizações necessárias para transações contactless.

 

O pagamento via contactless é seguro?

Sim. Ao contrário do que muitos acreditam, os pagamentos via contactless são seguros e oferecem diversos mecanismos de proteção para reduzir, ao máximo, qualquer chance de vazamento ou roubo de dados sensíveis dos clientes.

 

Uma das maiores ações protetivas desta solução é que, graças à tecnologia NFC, todas as transações são criptografadas, o que impede a utilização dos dados transmitidos por golpistas e seu vazamento para redes fraudulentas.

 

Nenhuma informação bancária é armazenada nas maquininhas ao realizarem uma compra, protegendo os dados na própria ferramenta individual para que tenham completa segurança e privacidade no momento da compra.

 

Independentemente do dispositivo implementado, a tecnologia contactless já estabelece, por si só, um limite máximo de R$ 200,00 por transação. Mas, cada instituição ainda pode definir sua própria quantia permitida, conforme achar mais adequado para o conforto de uso de seus consumidores.

 

Essa definição de limite é uma das medidas mais importantes a ser estabelecida com cada instituição bancária, especialmente diante do aumento de golpes via dispositivos por aproximação.

 

No último ano, como exemplo, mais de 400 reclamações deste tipo de crime foram registradas no Procon de São Paulo, quantia que acendeu ainda mais a importância de mecanismos que evitem estes danos.

 

Por isso, o uso de meios de pagamento por contactless é recomendado para quantias menores. Quando necessário realizar uma compra por um valor maior, o uso de senhas é a melhor opção para evitar fraudes ou qualquer tipo de dano econômico.

 

Quais as vantagens da tecnologia contactless?

A segurança nas transações é apenas uma das vantagens que a tecnologia contactless traz aos consumidores e às empresas. Com ela, o processo de pagamentos é muito mais agilizado e otimizado, aumentando o lucro das companhias, fidelizando clientes e melhorando a imagem da marca no mercado.

 

Entenda melhor cada um desses pontos:

 

Velocidade nas transações

Realizar uma compra inserindo os cartões nas maquininhas pode trazer uma certa demora para a aprovação do pagamento. Afinal, todo lojista já enfrentou problemas de conexão com o aparelho, cartões inseridos de maneira incorreta ou até mesmo erros no sistema que impeçam seu uso.

 

Com a tecnologia contactless, nenhuma dessas situações precisará mais ser vista. Todo o processo de aquisição será muito mais ágil, uma vez que o cliente deverá apenas aproximar seu cartão, pulseira ou celular do aparelho para finalizar sua compra em questão de segundos.

 

Ao invés de enfrentarem longas filas no caixa e estresse na espera, o tempo gasto nesta etapa final será significativamente mais veloz. Tudo isso, com riscos praticamente zerados de erros de conexão ou danos nas maquininhas.

 

Redução de fraudes

A criptografia e limite de valor nas transações vistas na tecnologia contactless reduzem as chances de os clientes serem vítimas de fraudes ou qualquer outro tipo de vazamento de seus dados bancários.

 

Com estas medidas, nenhuma maquininha irá reter as informações transitadas ao longo do processamento da compra. Todas as operações podem ser concluídas com a máxima tranquilidade dos clientes.

 

Maior fidelização de clientes

Poder realizar transações com a segurança de que suas informações não serão corrompidas, por meio de uma solução ágil e prática para tal processo, é um fator importante para elevar a satisfação do cliente com a marca.

 

Uma boa experiência de compra faz toda a diferença para uma boa imagem da empresa no mercado, a atração de novos consumidores e fidelização daqueles que já interagiram com seus serviços. Especialmente, diante de tamanha preocupação com tais questões em meio a crimes de pagamento crescentes.

 

Pagamentos por aproximação via contactless estão cada vez mais ganhando espaço no país. Nesse cenário, aquelas que investirem na aceitação desta ferramenta em seu negócio certamente terão maiores chances de elevar suas vendas e crescer rapidamente em sua área.

 

Qual o futuro dos pagamentos contactless?

A pandemia foi um dos maiores propulsores do uso de meios de pagamento com a tecnologia contactless. Apenas em setembro de 2020, essa solução obteve um crescimento de cinco vezes em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados publicados pela CNN Brasil.

 

A cada ano, sua aceitação se mostra maior dentre os consumidores, principalmente em meio a um perfil de público-alvo muito mais exigente se tratando da busca por soluções que tragam agilidade e praticidade no dia a dia.

 

Com uma diversidade de opções de uso, a tendência é que a tecnologia contactless permaneça dentre as soluções mais utilizadas pelos clientes, se tornando uma opção obrigatória de ser aceita perante comércios de todos os portes e segmentos.

 

Conclusão

Diversos estabelecimentos já aceitam pagamentos via tecnologia contactless. Com uma maior agilidade e praticidade na jornada de compras, seu uso vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

 

Para aqueles que se preocuparem sobre sua proteção de dados, a ferramenta apresenta diversas medidas de segurança, visando a máxima redução de riscos referentes a fraudes ou qualquer outro roubo de informações.

 

Nos próximos anos, a tendência é que este meio cresça e esteja presente em cada vez mais negócios, oferecendo uma possibilidade segura e veloz para a aquisição de produtos ou serviços.

 

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