Blog

Popularmente conhecida por NFC, a Near Field Communication é a tecnologia responsável pela alternativa de fazer os meios de pagamento sem contato. Através desse recurso, é possível transmitir dados e informações de forma simplificada, por meio de dois aparelhos que contenham esse serviço.

Certamente, a NFC trouxe uma verdadeira revolução para os meios de pagamento já que extinguiu a necessidade do encontro presencial para as transações – fator extremamente útil no período da pandemia.

Diante dos benefícios inclusos dessa solução, a NFC expande as suas vantagens e eleva as suas chances de protagonismo frente aos demais recursos utilizados. Ainda mais, porque sua utilização não implica no aumento ou diminuição de custos.

Mas afinal, como a NFC pode ser vantajosa para os meios de pagamento? É o que iremos abordar ao longo desse texto. Confira os tópicos.

 

  • O que é NFC?
  • A NFC é um sistema seguro?
  • Quais as vantagens da NFC para os meios de pagamento?
  • Por que a NFC é uma forte tendência para os meios de pagamento?

 

Vamos começar!

 

O que é NFC?

NFC deriva da sigla em inglês Near Field Communication, e é uma forma de transmitir informações sem que haja a necessidade de fios e cabos para o processo. Basicamente, os aparelhos em questão só precisam estar próximos um do outro, à uma distância entre 2 e 10 cm.

Entretanto, para que haja sucesso nas transmissões, é fundamental que ambos os dispositivos já contenham essa tecnologia de fábrica. Sendo que, atualmente, a grande maioria dos smartphones já contém esse recurso.

Por sua vez, temos outros exemplos de itens que contêm a NFC, como cartões de crédito e débito de chip, maquininhas de cartão, bem como peças vestíveis – smartwatches e pulseiras.

E, além de ser um recurso que agrega em maior facilidade, vale lembrar que existem pelo menos quatro tipos de transações de NFC, e conhecê-las é fundamental para entender as suas transmissões.

Confira-as:

 

Passiva

É a que cria o sinal de conexão para o outro dispositivo.

 

Ativa

É a responsável por enviar e receber dados, sendo mais utilizada nas compras em estabelecimentos.

 

Leitor e gravador

Tem a funcionalidade de ler, alterar e gravar novas informações. Esse tipo de serviço pode ser aplicado em recargas onlines.

 

Peer-to-Peer

Os dois aparelhos em questão fazem a comunicação entre si, como se fosse feita via Bluetooth, porém, com um gasto menor de energia, de forma mais rápida e simples.

Em suma, a NFC já faz parte do nosso dia a dia, e, a cada vez mais, estamos habituados com a sua usabilidade nas rotinas. Não à toa que, as carteiras digitais já se comunicam com os tipos de leitores NFC – porém, somente quando o usuário autoriza a execução de tal recurso.

Por sua vez, como se trata de um método de aproximação, podem ser geradas dúvidas quanto à sua segurança e precisão durante a utilização. Esse será o tema do nosso próximo tópico.

 

A NFC é um sistema seguro?

Sim. A NFC é considerada como um sistema altamente seguro. Obviamente, nenhum tipo de tecnologia é infalível, mas, quanto mais próximo da margem de 100%, melhor é o seu indicativo.

Deste modo, a NFC atrela essa vantagem, já que a ferramenta é aplicada a uma distância de centímetros, o que implica que, para que os dados sejam roubados, seria necessário que estivesse relativamente perto.

É importante enfatizar que, mais do que proteger o seu dispositivo durante as transações, é fundamental que sejam tomados cuidados anteriormente à execução do processo.

Assim, investir em medidas de segurança no próprio dispositivo, por meio de senhas precisas, bem como investir nas atualizações constantes do sistema, são medidas que ajudam a aumentar a segurança das operações.

Afinal, a NFC opera por meio do recebimento e compartilhamento de dados, os quais precisam sempre estar seguros para maior controle e assertividade das transações.

 

Quais as vantagens da NFC para os meios de pagamento?

A tecnologia da NFC é altamente vantajosa para os meios de pagamento. Certamente, porque promove maior dinamismo para as operações e transações.

E, se tratando do comportamento atual da sociedade, investir na modernização e estratégias que flexibilizem o atendimento ao cliente é, sem dúvidas, algo estratégico para os negócios.

Desta forma, confira as principais vantagens da NFC para os meios de pagamento.

 

Segurança

Todos buscam por maior segurança nas operações, a fim de evitar possíveis tentativas de fraudes, roubos de dados e clonagem. Assim, para que o recurso de NFC seja utilizado, é necessário que haja previamente a sua autorização.

Além disso, o sistema só funciona mediante à uma proximidade, o que evita a aproximação de terceiros.

 

Agilidade

Esse é um outro ponto buscado, já que tempo é dinheiro. Ao invés de esperar a validação por uma agência terceira, ou digitar os dados para serem conferidos, o sistema prevê a agilidade, já que opera em uma conexão rápida.

Do ponto de vista ágil, é preciso, já que depende apenas da conexão para que todo o processo seja conduzido.

 

Transparência

Os envolvidos na transação fazem todo o processo, o que implica no acompanhamento preciso do início ao fim em cada etapa. Isso gera maior transparência, já que permite a total autonomia para manusear a operação.

 

Atendimento personalizado

A experiência do cliente é o ponto alto do sucesso dos negócios, e se tratando da era omnichannel, o consumidor valoriza ainda mais esse tópico.

Deste modo, a NFC contribui nesse quesito, por ser mais uma opção para promover um atendimento personalizado com base nas preferências de cada um.

Todos esses aspectos são favoráveis para o sucesso e fortalecimento daqueles que operam no universo dos meios de pagamento.

 

Por que a NFC é uma forte tendência para os meios de pagamento?

Justamente pelo fato de a NFC ser uma importante tecnologia aliada nos princípios da conectividade.

De forma ampla, a sua aplicação tem a possibilidade de ser transversal e não sofrer impactos mediante possíveis cenários de instabilidade, como a pandemia de Covid-19.

O método prevê maior segurança, já que não envolve contato físico, bem como já pode ser aplicada tanto tem dispositivos móveis quanto em objetos utilizados para as transações.

Deste modo, a NFC é uma importante tendência, com destaque para a sua implantação nos sistemas de pagamento. Justamente, por gerar mais usabilidade, dinamismo e praticidade, no ato da venda, compra e validação das informações.

Outro aspecto que fortalece a ideia da NFC é o fato de que todas as operações, realizadas por meio do sistema, ocorrem de maneira simplificada, já que o comerciante, ao solicitar a forma de pagamento, possibilita ao cliente optar em como deseja fazer o pagamento.

Além disso, o débito do valor em conta aparece na tela do usuário, que pode conferir se os dados estão corretos em tempo real, sem que haja a necessidade de retorno em casos de erros.

Nesse cenário, a NFC pode ser considerada mais uma grande contribuição e conquista para os meios de pagamento, por, além de oferecer tais benefícios, ter uma alta aceitação – levando em conta o atual momento de inovação o qual estamos inseridos.

 

Conclusão

A NFC é mais um importante benefício para os meios de pagamento já que seu uso implica no maior dinamismo das operações. Em contrapartida, os elementos que moldam sua execução fazem parte da criação de um ambiente seguro e mais alternativo.

Isso porque, é passada para os envolvidos nas transações maior autonomia e precisão quanto à operação, além da autenticidade de cada etapa. De maneira simples, a NFC garante a segurança e transparência, considerados pontos-chaves para os meios de pagamento.

Desta forma, a NFC é uma forte tendência para os meios de pagamento já que pode ser utilizada em qualquer hora e lugar, dependendo apenas da conexão entre os dois dispositivos na operação, o que resulta na redução de custos e agilidade na averiguação de informações.

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais e conferir os outros textos disponíveis em nosso blog.