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A pandemia impôs uma série de dificuldades ao mundo corporativo. Dentre tantos empecilhos, uma necessidade se tornou clara para a sobrevivência e prosperidade dos negócios: inovar nos meios de pagamento.

 

Com o isolamento social, o comércio online prosperou imensamente ao redor do mundo. Até mesmo consumidores que antes não se adequavam às compras pela internet, se adaptaram a este novo cenário para adquirir os produtos e serviços desejados à distância.

 

Em um estudo feito pelo MercadoPago, um em cada quatro usuários começou a utilizar ferramentas digitais de pagamentos em março de 2020, como resultado da pandemia.

 

A demanda em todas as empresas aumentou. Junto a essa maior procura, também se elevou a preferência por opções diversificadas para sua jornada de compra, de forma que cada usuário pudesse escolher o meio mais adequado às suas necessidades.

 

Em um mercado cada vez mais tecnológico, inovar nos meios de pagamento se torna um importante diferencial competitivo. Quanto mais opções os clientes tiverem à disposição, melhor será sua experiência e chances de retornarem à marca futuramente.

 

Muitos sistemas e mecanismos vêm se destacando nos últimos anos, com a proposta de otimizar e trazer mais segurança às transações. Por isso, neste texto, traremos dicas importantes de como sua empresa pode trazer a inovação para seus meios de pagamento.

 

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • Vantagens da tecnologia para inovar os meios de pagamento;
  • Quais os melhores meios de pagamento?
  • Como inovar nos meios de pagamento?

 

Vamos começar.

 

Vantagens da tecnologia para inovar os meios de pagamento

A tecnologia se tornou uma importante aliada para o mercado de meios de pagamento. Graças a ela, o setor passou por uma intensa transformação digital, abrindo portas para a criação de sistemas modernos, completos e seguros.

 

No dia a dia, a praticidade e agilidade nas transações se tornaram as principais vantagens conquistadas pelos avanços tecnológicos. Muitas operações podem ser feitas diretamente de nossos aparelhos, possibilitando um maior controle sobre os gastos.

 

Para os consumidores, todas essas modernizações foram extremamente vantajosas para sua jornada de compra. Hoje, não precisam se limitar a poucas formas de pagamento para adquirir um produto ou serviço. Mas sim, poder escolher dentre diversas opções, de acordo com suas preferências e situação financeira.

 

Do outro lado, as companhias também são intensamente favorecidas por tais transformações.

 

Diante deste novo comportamento do consumidor, dispor uma ampla quantidade de meios de pagamento faz com que atraia cada vez mais clientes para o seu negócio. Com a possibilidade, ainda, de abrangerem suas vendas para outras regiões, pela facilidade em realizar transações pelas plataformas digitais.

 

Ainda, como medida protetiva contra fraudes e vazamentos de dados, todos os sistemas dispõem de mecanismos de cibersegurança. Assim, os riscos de roubos de informações são reduzidos significativamente.

 

As vantagens da tecnologia para inovar os meios de pagamento tornaram-se inegáveis. Como prova disso, apenas no primeiro trimestre de 2021, as compras online tiveram um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Neotrust.

 

Quais os melhores meios de pagamento?

Os altos investimentos para inovar os meios de pagamento contribuíram, imensamente, para o surgimento de diversos sistemas e mecanismos. O que não faltam são modelos completos disponíveis no mercado, que podem ser incorporados em todos os negócios.

 

Se torna difícil afirmar e escolher um melhor meio de pagamento dentre tantas opções. Cada um possui suas características e peculiaridades, que devem ser analisadas com base na área de atuação da companhia e seu público-alvo.

 

Mas, dentre todos, alguns se destacaram nos últimos anos, com resultados excelentes para as vendas. Dentre eles, os cartões de débito e crédito, Pix e carteira digital se tornaram os mais populares. Entenda o porquê:

 

Cartão de débito e crédito

Mesmo com meios de pagamento práticos e ágeis pelo celular, os cartões de crédito e débito ainda são frequentemente utilizados no país.

 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações com cartão de crédito cresceram 42% no terceiro trimestre de 2021. A movimentação ultrapassou a marca dos R$ 420 bilhões.

 

Como justificativa, estes meios trazem flexibilidade, facilidade e agilidade aos pagamentos. Basta inseri-los nas máquinas e receber a aprovação da compra em poucos segundos.

 

Ainda, muitas plataformas online possibilitam que os usuários salvem seus dados de cartões. Assim, não precisam preenchê-los toda vez que forem adquirir um produto.

 

Pix

O Pix dispensa apresentações. Ele foi um dos modelos que mais contribuiu para inovar os meios de pagamento, com funcionalidades que ganharam enorme popularidade no mercado.

 

Sua praticidade e instantaneidade nas transações foi, sem dúvidas, um dos maiores atrativos ofertados aos consumidores. Para as empresas, sua disponibilidade 24 horas por dia é extremamente vantajosa, evitando quaisquer limitações de aquisições.

 

Apenas no segundo trimestre de 2021, foi responsável por cerca de R$ 1,8 bilhão de transações, que movimentaram R$ 1,1 trilhão, de acordo com dados do Banco Central.

 

Independente do porte ou segmento do comércio, o Pix se mostrou como um dos meios de pagamento mais benéficos. Inclusive, com diversas funcionalidades a serem lançadas neste ano.

 

Carteira digital

As carteiras digitais ganharam intensa força nos últimos anos. Com elas, os consumidores não precisam mais depender das carteiras físicas para realizar qualquer pagamento.

 

Com foco na praticidade, estes aplicativos possibilitam o armazenamento dos dados dos cartões em seu sistema. E, em alguns casos, até mesmo de quantias em dinheiro para a realização de compras.

 

Assim, os clientes precisam apenas acessar estas plataformas e, por meio de aproximação ou QR Code, aprovar o pagamento.

 

Fora a agilidade e a possibilidade de ter maior controle sobre os gastos, muitas carteiras digitais possibilitam o cashback para seus clientes. Ou seja, uma porcentagem volta como crédito em sua carteira após uma determinada compra, pagamento de boleto ou transferência.

 

Como inovar nos meios de pagamento

Ao contrário do que muitos imaginam, inovar nos meios de pagamento não requer altos investimentos. Muito menos, os recursos tecnológicos mais sofisticados. Existem diversas estratégias que podem ser adaptadas para cada negócio, com foco na diversificação e, acima de tudo, automação no setor.

 

Em uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 41% dos brasileiros desejam que a tecnologia resulte em mais autonomia no consumo. Isso, junto com 26% que prezam pelo maior prazer na hora de realizar a compra.

 

A pandemia trouxe uma verdadeira ressignificação nos meios de pagamento. Ficar de fora destas tendências é impensável para que sua empresa não fique para trás no mercado.

 

Confira, então, algumas dicas primordiais para inovar nos meios de pagamento da sua empresa.

 

Tenha a tecnologia como aliada

Não há como inovar nos meios de pagamento, sem contar com o apoio irrestrito da tecnologia. Afinal, foi graças aos constantes avanços tecnológicos que o setor pôde vivenciar a criação de sistemas e ferramentas altamente modernos, ágeis e seguros.

 

A cada ano, novas tendências surgirão, com propostas inovadoras para uma maior otimização do negócio no mercado. Por isso, é importante estar sempre atento ao que há de novo e, acima de tudo, como incorporar tais novidades à sua rotina.

 

Fora os exemplos citados, uma das maiores contribuições da tecnologia no setor, é o open banking. Também conhecido como open finance, representa um novo ecossistema que visa o compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições financeiras.

 

Na prática, essa integração trará uma praticidade enorme para as instituições bancárias e seus clientes, facilitando a troca de informações para inúmeras operações financeiras. Isso, claro, mediante aprovação do titular dos dados.

 

Invista em automação

A automação e a tecnologia estão estritamente alinhadas. Uma não pode caminhar sem a outra, mas estarem sempre juntas com foco em inovar os meios de pagamento.

 

Em outras palavras, a inovação no setor depende, também, de um software seguro capaz de atender as demandas da companhia. Dessa forma, os meios adotados terão o suporte necessário para levar a agilidade e facilidade nas transações financeiras para os negócios.

 

Muitos, inclusive, defendem claramente que este será o futuro dos meios de pagamento, onde as cédulas de papel e cartões poderão perder cada vez mais espaço para soluções completamente digitais e velozes.

 

Diversifique os meios de pagamento no seu negócio

Imagine perder uma compra importante para a sua empresa, pelo cliente não poder pagá-la com seu meio de pagamento preferido. Pode parecer uma situação distante, mas diversos negócios já passaram por esse problema.

 

A diversificação dos meios de pagamento é uma estratégia imprescindível para todas as companhias. O consumidor deve se sentir empoderado, com a possibilidade de escolher como irá adquirir seu produto ou serviço.

 

Isso significa não se limitar às opções mais tradicionais como as cédulas de papel, boletos ou cartões. Mas, expandir esse uso para meios modernos e sofisticados, como o Pix, carteiras digitais, criptomoedas e muitos outros.

 

Conclusão

O mundo dos negócios está vivenciando uma intensa mudança no comportamento do consumidor. A agilidade, praticidade e segurança na jornada de compras se tornaram fatores essenciais a serem ofertados, para que atraiam cada vez mais clientes e se destaquem perante os concorrentes.

 

Inovar nos meios de pagamento, nesse cenário, se torna uma estratégia obrigatória para a sobrevivência dos negócios. É preciso acompanhar as tendências do setor constantemente e buscar os meios prediletos de seu público-alvo.

 

Assim, sua empresa conseguirá atender as demandas de seus usuários, abranger as vendas e prosperar cada vez mais no mercado.

 

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