Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, já ficou claro que a diversificação dos meios de pagamento se tornou uma estratégia extremamente importante para a perpetuidade do negócio.
Ao longo dos anos, o setor vem se modernizando constantemente, desenvolvendo sistemas e ferramentas que otimizam e trazem uma maior eficiência para o processo de compras dos clientes.
A pandemia, especificamente, foi uma das principais impulsoras de tais avanços no setor. Responsável pela digitalização do mundo corporativo com o isolamento social, as companhias tiveram que se adaptar para continuarem operando à distância, oferecendo meios para que seus consumidores conseguissem adquirir seus produtos ou serviços sem empecilhos.
Desde então, o mercado vem recebendo importantes inovações para os meios de pagamento, com tendências que devem ser acompanhadas e incorporadas nas companhias para uma maior satisfação dos clientes.
Neste texto, exploraremos as principais tendências dos meios de pagamento para as empresas de todos os setores e, o que podemos esperar do futuro deste mercado.
Confira os tópicos que serão abordados:
- Meios de pagamento na pandemia;
- Qual é o futuro dos meios de pagamento?
- Cinco tendências dos meios de pagamento.
Vamos começar.
Meios de pagamento na pandemia
A pandemia tem influenciado drasticamente os meios de pagamento ao redor do mundo. Desde o início do isolamento social, as empresas se adaptaram significativamente às mudanças impostas, assim como comprovam diversos estudos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 62% das empresas promoveram algum tipo de adaptação em seus meios de pagamento no último ano, para que conseguissem lidar com os efeitos da Covid-19.
Dentre as mudanças sentidas, se destacaram investimentos em carteiras digitais, Pix e parcerias de empresas de cashback.
Além delas, os próprios consumidores também mudaram seus hábitos e preferências dos meios de pagamento. Diante do avanço do comércio online, a busca por opções mais velozes, otimizadas e instantâneas ganhou destaque dentre a grande maioria da população.
De acordo com outro estudo feito pela Mastercard New Payments Index, 77% dos brasileiros aproveitaram este novo cenário para testar novas formas de pagamento. Ainda, 83% afirmaram estarem mais abertos para novas formas de pagamento do que estavam antes da pandemia.
O isolamento social, em resumo, impulsionou o desenvolvimento de meios de pagamento digitais que atendessem às demandas do mercado online e seus consumidores.
Ainda, estimulou a estratégia e importância da diversificação dos meios no mundo corporativo, como forma de atrair e reter os clientes com opções alinhadas ao que desejam.
Qual o futuro dos meios de pagamento?
Muitas teorias surgem constantemente sobre o que podemos esperar do futuro dos meios de pagamento. Definitivamente, ele será marcado pelos enormes avanços tecnológicos que tragam mais praticidade, otimização e segurança para as empresas e os consumidores.
Grande parte desses avanços foram fortemente impulsionados durante a pandemia. Afinal, com o isolamento social, as companhias foram obrigadas a se adaptar à digitalização de seus negócios.
Como resultado dessa mudança abrupta, foram realizadas mais de 78,5 milhões de compras online apenas no primeiro trimestre de 2020. Um crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Neotrust.
Os impactos foram sentidos em todas as empresas, independentemente de seu porte e segmento. Desde então, ficou cada vez mais claro que muito mais do que se adaptar à digitalização, oferecer uma maior diversidade de meios de pagamento online aos consumidores se tornou uma estratégia imprescindível para o funcionamento das empresas.
Afinal, importantes novidades foram desenvolvidas nestes últimos anos que, vêm ganhando a popularidade dentre os consumidores por proporcionarem mais agilidade, proteção e eficiência do setor.
Todas essas criações, com certeza, irão moldar o futuro dos meios de pagamento ao redor do mundo.
Cinco tendências dos meios de pagamento
Hoje, temos à disposição diversas possibilidades de meios de pagamento altamente eficazes e seguras para as empresas e seus consumidores. Dentre elas, algumas vêm se destacando, com perspectivas positivas para o próximo ano.
É importante que toda companhia fique atenta a essas tendências para adotar as que fizerem mais sentido para seu público-alvo. Lembrando sempre de oferecer a maior diversidade possível para atender a todas as preferências e demandas.
Abaixo, listamos os meios que possuem grande chance de se destacar e trazer resultados excelentes para o crescimento das organizações. Confira:
Criptomoedas
Os investimentos em criptomoedas tiveram um crescimento exponencial neste ano. Dados divulgados pela Hashdex, maior gestora destas moedas no país, registrou um aumento de 938%, um salto de quase 300 mil investidores em relação a 2020.
Nos meios de pagamento, esses ativos vêm se tornando cada vez mais utilizados por seus inúmeros benefícios. Dentre eles, as criptomoedas garantem uma segurança enorme nas transações, graças à criptografia baseada na tecnologia de Blockchain.
Além disso, as transações por esses ativos permitem uma maior liberdade de limite e valor, vantagem que não é vista em outros meios de pagamento. Todas, aprovadas quase instantaneamente e, com baixas ou isenção de taxas.
Para beneficiar ainda mais os investidores, as criptomoedas apresentam baixa volatilidade no mercado, devido à sua crescente valorização.
Existem diversos tipos de criptomoedas no mercado que podem ser utilizadas para diversos fins. Ainda, muitas estão sendo desenvolvidas e aprimoradas, fato que deve ser analisado como uma importante tendência para os meios de pagamento.
Carteiras digitais
As carteiras digitais já estão consolidadas no mercado há anos. Mas cada vez mais, vêm crescendo e ganhando popularidade nos meios de pagamento.
Sua principal vantagem é reunir todas as informações financeiras dos usuários em um único lugar, dispensando a necessidade de uma carteira física. Dessa forma, possibilita transações com uma maior rapidez, de forma instantânea e, bem mais segura.
De acordo com um estudo divulgado pela Toluna, 89% dos consumidores brasileiros utilizaram carteiras digitais no primeiro trimestre de 2021, por conta da pandemia. Dentre as mais utilizadas, se destacaram o PayPal (68%), PicPay (42%) e Mercado Pago (41%).
Pagamentos instantâneos
A velocidade nos meios de pagamento é uma característica cada vez mais valorizada pelos consumidores. Diante dessa demanda, opções que garantam tal instantaneidade, definitivamente, ganharão destaque dentre os usuários.
O Pix é um dos maiores exemplos de tecnologia desenvolvida com este objetivo. Lançado no final de 2020, rapidamente ganhou popularidade ao redor do mundo, se tornando uma das maneiras mais rápidas de realizar transações entre pessoas físicas e jurídicas.
Disponível 24 horas por dia e, sete dias por semana, permite a transação de dinheiro em até 10 segundos, sem nenhum tipo de taxação.
Segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), cerca de 61% dos brasileiros que possuem conta em banco já fizeram ou receberam um pagamento instantâneo por essa ferramenta.
No total, o Pix atingiu a representação de 30% do total de operações feitas no Brasil, de acordo com a Febraban.
Meios de pagamento por aplicativo
Grandes players do mercado já trabalham com os super aplicativos para os meios de pagamento. Assim como as carteiras digitais, eles reúnem diversas funções em um mesmo lugar, para facilitar a vida dos usuários.
Da compra de produtos ou serviços a transferências B2B e B2C, essas plataformas estão constantemente desenvolvendo e aprimorando a integração de soluções.
Um dos exemplos mais recentes desta tendência é a atualização do WhatsApp ao permitir pagamentos diretamente pelo aplicativo. Além das trocas de mensagens, a plataforma começou a disponibilizar uma nova função para proporcionar uma experiência mais rica e completa aos seus usuários.
Muitas instituições bancárias também já estão aprimorando seus aplicativos para facilitar as transações. Tais avanços, certamente, deverão ficar no radar das empresas dentre as maiores tendências dos meios de pagamento.
Pagamento por proximidade
Muitos cartões e aplicativos para celulares já permitem o pagamento por proximidade aos seus usuários. A praticidade proporcionada é enorme, sem que tenham que ter cartões físicos para realizarem suas compras.
O avanço foi conquistado graças à tecnologia NFC, que possibilita a comunicação entre os aparelhos. Para garantir uma maior segurança em transações financeiras, a ferramenta é criptografada e validada por meio de um código.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a modalidade cresceu 330% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Um aumento importante que, poderá ser valorizado ainda mais dentre as principais tendências dos meios de pagamento.
Conclusão
Os meios de pagamento estão em constante evolução. Inúmeras tecnologias vêm sendo desenvolvidas para proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, otimizando e trazendo uma maior segurança nas transações.
Todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento, devem estar sempre antenadas às principais tendências do setor, se atualizando e incorporando as novidades que façam mais sentido para seu público-alvo.
Em nosso blog, você pode conferir outros artigos sobre os meios de pagamento. Dê uma olhada e, compartilhe este texto nas redes sociais.