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O que podemos esperar do futuro dos meios de pagamento?

 

Com o passar dos anos, vemos grandes avanços tecnológicos influenciando e impactando diversos setores. Dentre eles, os meios de pagamento foram alguns dos que receberam importantes mudanças com fins de mais praticidade, segurança para os clientes e melhor gestão financeira.

 

O dinheiro físico está perdendo espaço para soluções digitais, seja por transferências diretas por aplicativos, cartões digitais, Pix, surgimento de fintechs, criptomoedas e muitas outras novidades.

 

Todas essas tecnologias trazem uma experiência altamente rica aos consumidores. Mas, será que elas permanecerão em alta nos próximos anos? O que ainda está por vir?

 

Podemos traçar alguns caminhos com base em algumas pesquisas realizadas sobre o setor. Como exemplo, um relatório da Neotrust mostrou um aumento de 57,4% nas vendas por e-commerce nos três primeiros meses de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

 

Acompanhar essas tendências tecnológicas, preferências do consumidor moderno e aliando-os à uma eficiente estratégia interna, são importantes combinações de ações para manter um negócio funcionando com sucesso.

 

Com base nesses estudos e todos os avanços que estamos presenciando, abordaremos neste texto qual será o possível futuro dos meios de pagamento, destacando as novidades que podemos receber e, como implantá-las mantendo a segurança dos dados dos consumidores.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • Como será o futuro dos meios de pagamento?
  • Qual a importância de diversificar os meios de pagamento?
  • Quais são as principais tendências em meios de pagamento para o futuro?
  • Como garantir segurança nos meios de pagamento?

 

Vamos começar.

 

Como será o futuro dos meios de pagamento?

O futuro dos meios de pagamento será, sem dúvidas, pautado pelo surgimento constante de avanços tecnológicos que tragam mais praticidade e segurança ao setor, tanto para as empresas quanto para seus clientes. O setor será cada vez mais digitalizado, incorporando aos negócios as grandes novidades que tragam alto valor agregado.

 

Prova disso está em um estudo feito pelo Banrisul. Os dados apontam que mais de 40% dos brasileiros usam meios digitais para realizar pagamentos. Além disso, desde o início da pandemia, as compras feitas por meio de aplicativos cresceram 30%.

 

Ainda, segundo o estudo “Perfil do E-commerce Brasileiro”, o número de lojistas online cresceu 40,7% em 2020, um aumento de 1,3 milhão de lojas virtuais começando suas atividades no país, em comparação ano anterior.

 

O modelo de negócios no setor financeiro está mudando e se aperfeiçoando, comandado com força pela tecnologia. Teremos uma série de opções de serviços à disposição, não mais restritos ao uso das máquinas de compras convencionais.

 

Independente do setor, todas as organizações terão que acompanhar essas evoluções e adaptá-las à sua rotina, de forma que possam continuar atendendo a demanda de seus clientes e sua abrangência. Tudo isso sempre em busca da conciliação entre praticidade, redução de custos, qualidade e, mais segurança.

 

Qual a importância de diversificar os meios de pagamento?

A diversificação dos meios de pagamento está diretamente relacionada a um melhor atendimento ao consumidor, de forma que ele tenha mais opções para realizar suas compras, conforme suas necessidades.

 

Imagine a seguinte situação. Um cliente entra no seu site, enche o carrinho de compras, mas, na hora de finalizar, vê que a loja não aceita a bandeira de seu cartão.

 

Será uma frustração enorme, fazendo com que ele não volte a procurar pela loja. Sem falar na perda da venda. A limitação de opções de pagamento pode prejudicar drasticamente qualquer negócio, reduzindo sua abrangência e a conquista de novos clientes.

 

Por isso, toda empresa precisa se preocupar em diversificar ao máximo seus meios de pagamento, oferecendo a maior conveniência e praticidade possível.

 

A pesquisa Global Payments Report, desenvolvida pelo WorldPay, identificou os métodos que foram mais utilizados globalmente no comércio eletrônico em 2019 e, ainda, as tendências para os próximos anos.

 

Dentre eles, o uso da carteira digital se encontra em primeiro lugar em ambas as categorias, seguido pelos cartões de crédito e débito. O dinheiro vivo, por sua vez, possui uma perspectiva de apenas 18% de utilização no futuro.

 

Quais são as principais tendências em meios de pagamento para o futuro?

Hoje, os meios de pagamento vão muito além do que os métodos mais comuns e tradicionais, como dinheiro ou cartões de débito e crédito. Com os avanços tecnológicos, novas opções estão surgindo, ainda com mais praticidade e segurança.

 

Enquanto alguns já ganharam força considerável ao redor do mundo, outros ainda estão crescendo e chamando a atenção. Confira a seguir uma lista dos principais:

 

Link para pagamento

Uma opção segura, prática e desburocratizada, muitas empresas já estão investindo no envio de links para a realização de pagamentos por meio de cartão de crédito, débito ou boleto.

 

Ao invés de realizar todo o processo de compra diretamente pela plataforma, o cliente somente necessita clicar na URL para finalizar o pagamento.

 

Para evitar riscos de fraudes, o link pode ser personalizado com a identidade do negócio e, ainda, ser programado com o tempo no qual ficará disponível para ser acessado.

 

Estes links podem ser adaptados e utilizados por qualquer organização, até mesmo as de pequeno e médio porte. Por mais que possa parecer um método já conhecido, ele pode se tornar uma forte tendência devido ao seu grande benefício de abrangência.

 

Com ele, as empresas podem vender ativamente pelas redes sociais, promover descontos relâmpagos e garantir mais credibilidade ao negócio.

 

PIX

O Pix é uma das mais recentes evoluções dos meios de pagamento atualmente, lançado pelo Banco Central no final de 2020.

 

Por mais que tenha grande adesão nos pagamentos feitos entre pessoas físicas –

representando cerca de 80% do total – ele ainda possui baixa aderência nas transações feitas entre empresas.

 

Isso ocorre principalmente pela necessidade de adaptação e desenvolvimento tecnológico que exige. Mesmo diante desse cenário, não podemos deixar de mencionar esse modelo e sua forte chance de crescer com o passar dos anos.

 

O Pix proporciona uma instantaneidade das transações altamente valorizada pelos consumidores. Sua implementação pode trazer inúmeras vantagens produtivas ao negócio, não devendo ser descartada.

 

Carteiras digitais

Com um aumento das transações online, as carteiras digitais vêm se popularizando como facilitadoras nos processos de compras.

 

Esta solução eletrônica armazena todos os dados financeiros e pessoais, possibilitando transações de forma prática e instantânea. Isso porque ele pode ser feito diretamente por qualquer dispositivo digital, como os aparelhos celulares ou os smartwatches, por exemplo.

 

Seu uso tem crescido exponencialmente no mundo inteiro. Segundo o relatório do WorldPay, as carteiras digitais eram o método preferido de 36% dos consumidores em 2018. No ano seguinte, esse número subiu para 42%.

 

Analisando seu uso entre os países, a China é a campeã nesse segmento, com 71% de utilização no comércio eletrônico.

 

Pagamento por proximidade (NFC)

Diversos cartões de crédito e débito já possibilitam o pagamento por proximidade. Até mesmo, alguns aparelhos celulares por meio dos aplicativos bancários.

 

Esse processo funciona graças à tecnologia NFC, que possibilita a comunicação entre dois aparelhos. Ao implantá-la em uma plataforma, o cliente poderá optar por realizar suas compras por meio deste dispositivo sem a necessidade de inserir seu cartão na máquina ou digitar sua senha.

 

Como segurança, no Brasil a dispensa de senhas no pagamento por proximidade somente é permitida para transações com valor máximo de R$50,00. Ainda, toda operação é criptografada e validada com um código único.

 

Voucher online

O voucher online já é uma forma de pagamento consolidada no país. Mas desde o início da pandemia, vem apresentando um forte crescimento com expectativas ainda mais positivas para os próximos anos.

 

Afinal, com o isolamento social, a comodidade e praticidade das compras online se tornaram indispensáveis. Especialmente se tratando de compras alimentícias.

 

Um levantamento feito pela empresa Ticket mostrou que 52% dos entrevistados pretendem continuar fazendo compras de mercado online pós-pandemia, um importante indicativo para a consolidação do voucher online no país.

 

Como garantir segurança nos meios de pagamento?

A diversificação e ampliação das ofertas de meios de pagamento exige a inclusão de ferramentas e sistemas que garantam sua segurança. Tanto para a própria organização, quanto para seus clientes.

 

Existem diversos riscos que podem afetar as transações em empresas, sendo as mais comuns envolvendo o roubo de senhas e dados pessoais. Dentre eles, o phishing é um dos mais frequentes, caracterizado pelo envio de mensagens com textos chamativos e atrelados a alguma urgência de resolução.

 

As técnicas e métodos desenvolvidos por criminosos também continuarão aprimorando conforme os avanços tecnológicos. Por isso, a única forma de garantir segurança nos meios de pagamento é por meio da implantação de sistemas eficazes que consigam proteger esses dados.

 

Em conjunto, todas as ferramentas adotadas devem ser monitoradas e atualizadas constantemente, a fim de manter sua funcionalidade. Elas costumam incorporar melhorias em mecanismos de segurança, fundamentais para garantir segurança nas transações online.

 

Segurança dos meios de pagamento com a Moneta

A Moneta se destaca no mercado como provedor de sistemas de pagamento. Desenvolvemos mecanismos capazes de trazer a segurança necessária nas transações financeiras, protegendo todos os dados de seus consumidores sem contratempos.

 

As soluções criadas abrangem mecanismos de biometria comportamental, servidores que garantem a disponibilidade contínua do sistema e, muito mais. Em nosso site, você pode conferir mais detalhes de como podemos auxiliar sua empresa nesta tarefa.

 

Conclusão

O futuro dos meios de pagamento é altamente positivo. As tecnologias que vemos hoje fornecem grandes perspectivas das tendências que poderemos vivenciar. Todas proporcionando uma importante praticidade para todos os envolvidos.

 

Mas lembre-se: em qualquer cenário, não há como dispensar o uso de ferramentas que tragam a maior segurança possível nas transações financeiras. Empresas especializadas neste setor podem trazer grande ajuda na implantação dos melhores sistemas para o seu negócio.

 

Em nosso blog, temos outros artigos sobre os meios de pagamento. Dê uma olhada e compartilhe este texto nas redes sociais.