Blog

Especialmente desde o início da pandemia, tornou-se praticamente impossível manter um negócio online sem se preocupar em garantir a segurança nas transações financeiras.

 

O comércio digital apresentou forte crescimento no último ano. Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Neotrust, mais de 20 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra pela internet em 2020. Foram faturados mais de R$ 126 bilhões, um aumento de 68% em relação ao ano anterior.

 

Em uma nova era marcada pela preferência de compras online, as transações financeiras online proporcionam maior praticidade e conforto. Contudo, ao mesmo tempo, também carregam uma preocupação constante.

 

Como as empresas podem garantir mais segurança nos meios de pagamento, evitando ao máximo riscos como o de vazamentos de dados? É preciso ficar alerta, afinal, as fraudes em transações online podem ser enormes e devastadoras para o seu negócio.

 

Segundo dados da Pesquisa de Fraude e Controle de Pagamentos 2020 da AFP (Association for Financial Professionals), 81% das organizações foram alvo de fraudes de pagamentos em 2019.

 

Neste texto, explicaremos os principais riscos que seu negócio pode sofrer nesse meio e, as melhores dicas de como garantir mais segurança em transações financeiras na sua empresa.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • O que são transações financeiras?
  • Quais são os riscos mais comuns em transações financeiras?
  • Qual a importância de garantir a segurança das transações financeiras?
  • Como garantir a segurança nas transações financeiras?

 

Vamos começar.

 

O que são transações financeiras?

As transações financeiras representam a troca de dinheiro entre dois agentes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

 

Todos os dias, realizamos uma série de transações financeiras. Para pagar uma refeição, arcar com as contas do mês, quitar o valor de aluguel, fazer compras, e muito mais. Isso, independentemente se tenham fins pessoais ou profissionais.

 

Cada transação ainda pode abranger uma série de opções de formas de pagamento. Antigamente, era muito comum ver pessoas que optavam por pagar suas contas com dinheiro vivo. Mas hoje, o cenário é outro.

 

Os cartões de débito, crédito ou até mesmo transferências feitas diretamente pelos aplicativos bancários (internet banking) são alguns dos meios mais utilizados por sua praticidade e segurança.

 

Contudo, esses métodos também podem trazer riscos aos consumidores.

 

Quais são os riscos mais comuns em transações financeiras?

Os riscos mais comuns em transações financeiras online envolvem o roubo de senhas. A partir desses dados, os hackers conseguem fácil acesso à conta da vítima e, com isso, realizar diversas operações em seu nome.

 

Para adquirir essas informações, existem diversos métodos empregados pelos fraudadores. Alguns dos mais comuns são:

 

Phishing

Considerado como um dos crimes cibernéticos mais comuns, o roubo de dados por phishing ocorre por meio da tentativa de “fisgar” as vítimas através de informações falsas.

 

As mensagens enviadas pelos criminosos contêm títulos e textos chamativos, normalmente atrelando à alguma urgência de resolução. Por exemplo, informando que o cartão de crédito da vítima está bloqueado e que, para solucionar o problema, deve clicar em um link em questão.

 

Para trazer um grau de confiabilidade, os fraudadores costumam se passar por autoridades ou instituições confiáveis. Dessa forma, as pessoas são facilmente levadas ao erro e a transmitir seus dados.

 

Vishing

Este método é uma derivação do phishing, onde os criminosos tentam roubar os dados por meio de mecanismos de voz.

 

Por exemplo, uma mensagem enviada pode conter a informação de que a vítima deve ligar para um determinado número para resolver um problema. Ao entrar em contato, o receptor solicita seus dados pessoais rapidamente para a solução da questão destacada.

 

Smishing

No smishing, os crimes ocorrem por meio de mensagens de SMS.

 

Por ser um meio de comunicação caracterizado por textos curtos e diretos, suas mensagens levam a vítima a tomar uma decisão rápida. Alguns dos casos mais comuns são textos informando endividamento ou ganho em loteria.

 

Key logger

Por fim, o key logger é um método de hackeamento onde os criminosos são capazes de instalar um software ou hardware que salva todas as informações digitadas no computador das vítimas.

 

Dessa forma, ao realizar uma transferência por meio de um aparelho, os fraudadores conseguirão ter acesso às suas senhas facilmente.

 

Todos esses exemplos são muito populares em todo o mundo, fragilizando seriamente a segurança em transações financeiras.

 

Qual a importância de garantir a segurança das transações financeiras?

Não há dúvidas de que os avanços tecnológicos podem proporcionar enormes benefícios para as organizações. Por outro lado, também podem ser palco para novos métodos e técnicas de roubo de informações.

 

Em 2019, o relatório “Accelerating digital transformation — Four imperatives for risk management”, previu essa necessidade. O estudo apontou que 81% das instituições entrevistadas afirmaram que sua meta seria combater o risco de segurança cibernética como prioridade nos próximos anos.

 

Um mercado com alta demanda tecnológica necessita de sistemas que garantam a segurança de seus clientes. Caso contrário, somente tenderão a perder seus consumidores, degenerar sua imagem e conduzir seu negócio à falência.

 

Em uma estimativa feita pelo relatório “Cybersecutiry - Fighting Invisible Thretas”, do banco suíço Julius Baer, os crimes cibernéticos podem gerar danos econômicos de US$ 6 trilhões em 2021, devido ao aumento desses ataques ao redor do mundo.

 

Neste cenário, a única forma de evitar tais prejuízos é por meio de sistemas que garantam a segurança em transações financeiras. Quando atualizadas e monitoradas constantemente, essas ferramentas serão capazes de acompanhar as evoluções do mercado e, impedir ao máximo, invasões que comprometam seu funcionamento.

 

Existem ainda uma série de mecanismos, como as biometrias faciais e comportamentais, que são capazes de identificar com maior assertividade a veracidade da pessoa que está manuseando uma conta.

 

Como resultado dessas práticas, dados divulgados pelo Instituto Ponemon identificaram uma redução de prejuízos em ciberataques de 24% em organizações que se preocuparam com essa segurança.

 

Uma vez identificada essa necessidade, a grande questão é: como realizá-la?

 

Como garantir a segurança em transações financeiras?

Por mais que as técnicas de roubos de dados estejam cada vez mais sofisticadas, é possível garantir a segurança em transações financeiras por meio de diversos sistemas e práticas constantes de monitoramento.

 

Veja os mais recomendados:

 

Segurança em transações financeiras: Cuide da segurança dos dados

Garantir a proteção dos dados é a primeira medida indispensável a ser adotada por qualquer organização, por meio dos melhores mecanismos focados neste tipo de operação.

 

Em instituições bancárias, por exemplo, algumas das medidas mais adotadas são o uso da verificação em duas etapas ou, ainda, exigência de senhas exclusivas.

 

Quando aliados ao uso de criptografias dos dados durante todo o processo de transações financeiras online, essa segurança se torna ainda mais eficiente. Com eles, a vulnerabilidade dos sistemas é reduzida significativamente, contribuindo para uma redução nas chances de fraudes.

 

Segurança em transações financeiras: Adote APIs seguras

As APIs (Application Programming Interface) são interfaces de programação que possibilitam a comunicação entre diferentes plataformas, possibilitando seu desenvolvimento de forma simples e prática.

 

Em transações financeiras, elas devem ser integradas de forma eficaz para garantir a segurança das informações. Isso pois quando bem desenvolvidas, são capazes de bloquear acesso a dados de software e hardware que algumas aplicações não podem usar.

 

Ainda, as APIs possuem determinações a serem seguidas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sua não-conformidade pode acarretar rigorosos prejuízos legais e financeiros à organização.

 

Segurança em transações financeiras: Mantenha as atualizações em dia

Todos os sistemas e ferramentas de segurança são atualizados constantemente. Seja em seu computador ou aparelho telefônico, todos devem estar em suas programações mais recentes, a fim de evitar erros ou bugs que possam comprometer sua proteção.

 

Elas costumam incorporar melhorias em mecanismos de segurança, fundamentais para garantir sua tranquilidade ao navegar ou realizar transações online. As atualizações automáticas são excelentes opções para garantir isso, caso se esqueça de verificar.

 

Nos navegadores, especificamente, é importante se atentar em realizar uma limpeza periódica dos cookies e de outros dados armazenados em cachê.

 

Segurança em transações financeiras: Antivírus

A instalação de um antivírus é a regra número um para a proteção de dados de maneira geral, não somente se tratando de segurança em transações financeiras.

 

Dependendo do aparelho utilizado, existem ferramentas desenvolvidas especialmente para eles. Dessa forma, as possíveis ameaças serão detectadas e neutralizadas antes que o atinjam.

 

Assim como no tópico anterior, os antivírus devem estar sempre atualizados a fim de garantir sua maior eficiência possível.

 

Segurança em transações financeiras: Cartões virtuais

Os cartões virtuais têm se tornando cada vez mais comuns, como forma de garantir maior segurança em transações financeiras. Contudo, muitos ainda desconhecem como de fato funcionam.

 

Ao contrário dos cartões populares, onde o cliente digita seus números e códigos nas plataformas ao realizar uma compra, os virtuais operam de maneira diferente.

 

Esses modelos funcionam completa e exclusivamente no âmbito digital, normalmente, com tempo e limite delimitados. Isso significa que em cada compra, o cartão fornecerá um código de segurança diferente a ser informado.

 

Dessa forma, mesmo com o fornecimento dessas informações online, o risco de serem clonados ou fraudados é bem menor. Sem falar que o cliente pode escolher seu limite e, em muitos casos, também a validade da ferramenta, além de excluí-los ou bloqueá-los quando necessário.

 

Conclusão

Garantir a segurança em transações financeiras sempre foi uma missão indispensável. Ainda mais, com os avanços tecnológicos e os novos métodos de roubo e fraudes de informações pelos criminosos.

 

Seu negócio pode sofrer inúmeros riscos operacionais que podem, inclusive, levar à falência se não forem bem administrados. Portanto, lembre-se das dicas que ressaltamos neste texto a fim de garantir a maior proteção possível de todos os dados da sua empresa.

 

Em nosso blog, temos outros artigos relacionados aos meios de pagamento eletrônico. Dê uma olhada e compartilhe este artigo nas redes sociais.