Blog

O Pix se tornou um dos meios de pagamento mais populares atualmente, aceito nos mais diversos estabelecimentos e organizações ao redor do mundo.

 

Além de facilitar a compra e venda de produtos, torna as transações mais práticas e rápidas. Na pandemia, este meio começou a ser ainda mais utilizado como forma de garantir a continuidade dos negócios em meio ao isolamento social.

 

Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, cerca de 140 milhões de brasileiros já adotam o Pix. Ainda, em abril de 2021, o número de pagamentos realizados por este meio foi superior aos mais tradicionais, como o TED e DOC.

 

Com tantas facilidades, não é de se espantar seu crescimento e valorização, especialmente no e-commerce. As empresas que já o adotaram enxergam facilmente seus benefícios para o funcionamento e entrega das demandas aos clientes.

 

Em um cenário ainda de grande instabilidade para muitos empreendedores, encontrar e fornecer uma ampla variedade de meios de pagamento para seus consumidores é fundamental. Dentre todas as possibilidades ofertadas, o Pix definitivamente veio para ficar e ganhar força no mundo corporativo.

 

Neste texto, explicaremos a fundo como este meio funciona, suas características e vantagens, voltadas principalmente ao e-commerce. Mas ainda, como sua empresa pode começar a fornecê-lo.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Como funciona o Pix?
  • Qual a diferença entre o Pix e os outros meios de pagamento?
  • Quais as vantagens do Pix para o e-commerce?
  • Como implementar o pagamento por Pix?

 

Vamos começar.

 

Como funciona o Pix?

O Pix é um dos mais recentes meios de pagamento do Banco Central, lançado no final de 2020. Ele é ofertado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, ou seja, pode ser utilizado para transferências entre empresas ou pessoas.

 

Disponível 24 horas por dia e, 7 dias por semana, este meio funciona completamente de maneira online e instantânea. Em até 10 segundos, o dinheiro transferido para qualquer conta é depositado sem nenhum tipo de taxação. Isso sem o intermédio de terceiros.

 

Em uma comparação, ele se assemelha às transações feitas entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas e gratuitas. Mas no Pix, a abrangência é muito maior para transações entre diferentes instituições bancárias.

 

De acordo com o próprio BC, este modelo recebeu tal nome pois o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela).

 

A grande maioria das instituições bancárias já possibilita o uso do Pix por seus clientes. Basta acessar o aplicativo de seu banco e cadastrar uma chave para este modelo.

 

Qual a diferença entre o Pix e os outros meios de pagamento?

O Pix é mais uma dentre as outras opções de meios de pagamento online que temos no Brasil. Seja para pessoas físicas e jurídicas, é um modelo altamente eficiente, prático e seguro. Dentre suas diferenças, a principal é sua maior rapidez e disponibilidade.

 

Outros meios como o TED e o DOC possuem algumas restrições de dias e horários na realização de transações, o que limita seus clientes. O depósito do dinheiro poderia levar muito tempo, muitas delas acabando inclusive saindo caro pelas taxas cobradas.

 

No Pix, isso deixou de ser um problema. Ele permite que as transações sejam realizadas a qualquer momento, de forma veloz e barata. Na maioria das vezes, completamente gratuito.

 

Em relação às quantias, o Pix também é muito mais flexível. Não há um limite para que os clientes possam realizar suas transações em geral, o que não ocorre nos outros meios. Normalmente, o valor máximo permitido é de R$ 5.000,00.

 

Como forma de garantir mais segurança, tanto o pagador quanto o recebedor são notificados a cada transação do Pix, mesmo quando ocorre algum problema. Nos outros meios, nenhuma das partes recebe qualquer notificação sobre o processo.

 

Pix x boleto

O boleto perdeu considerável força nos últimos anos como um meio de pagamento dentre os diversos outros que surgiram com os avanços digitais.

 

Em comparação com o Pix sobre a transferência imediata, o depósito do dinheiro transferido pelo boleto só fica disponível no dia útil seguinte ao seu pagamento. Ainda, sua disponibilidade também é restringida aos dias úteis, enquanto o outro permanece a qualquer dia e horário.

 

O uso do boleto também é mais complexo em sua emissão, enquanto no Pix qualquer pagamento ou transferência pode ser realizada facilmente por meio de um QR Code.

 

Por fim, os clientes não são notificados em nenhum pagamento feito por boleto.

 

Pix x cartão de débito

Nem todos os cartões de débito podem ser usados para compras online, uma enorme desvantagem para as organizações que operam de forma digital.

 

Nas transações, o dinheiro para quem recebe é depositado cerca de dois dias após a transferência. Ainda, para que possa ser usado, depende do uso de máquinas nos estabelecimentos, contrariamente ao Pix, que não necessita de nenhum aparelho para tal.

 

Pix x cartão de crédito

Assim como o anterior, os pagamentos via cartão de crédito também dependerão de cada instituição. Contudo, podem ser usados virtualmente para compras online, assim como o Pix. Além, é claro, de presencialmente por meio da máquina nos estabelecimentos.

 

Por outro lado, seu tempo para depósito das transferências pode ser maior. Em média, pode chegar a 28 dias de espera.

 

Financeiramente, os cartões de crédito não são tão vantajosos comparativamente com o Pix, uma vez que exigem uma anuidade de seus clientes na maioria dos casos.

 

Todas as compras realizadas nele terão de ser pagas em um dia específico previamente determinado, seja no final do mês ou no começo. No Pix, o dinheiro é liquidado imediatamente a cada pagamento.

 

Quais as vantagens do Pix para o e-commerce?

Em um cenário marcado por uma forte instabilidade econômica no país, o e-commerce foi a grande salvação, permitindo que as empresas continuassem operando de maneira digital.

 

Para que atendessem as necessidades de seus clientes, foram obrigadas a adotar e proporcionar uma maior diversidade de meios de pagamento online. Dentre eles, o Pix se destacou e facilitou ainda mais a venda das organizações desde o início da pandemia.

 

Segundo um relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce cresceu 75% no Brasil em 2020, em comparação com o ano anterior. Dentre as preferências observadas dos consumidores, a pesquisa Me, My Life, My Wallet, da KPMG, identificou que 26% dos consumidores buscam realizar transações de compra fáceis.

 

Com o Pix, esse feito é proporcionado e altamente valorizado pelos clientes. A velocidade no processo de compra é muito importante no mundo corporativo e, até mesmo, determinante em muitos casos para a fidelização dos consumidores à marca.

 

Quanto mais ágil, melhor. Com o Pix, as companhias podem fornecer um meio de pagamento veloz e instantâneo. O poder de negociação é altamente fortalecido, reduzindo significativamente as desistências durante o processo de compras por possíveis complicações no fechamento.

 

Como consequência dessa agilidade, podemos notar outros benefícios deste meio de pagamento, como por exemplo:

 

  • Agilidade para entrega dos produtos, graças à rápida aprovação da compra do cliente;
  • Aumento da satisfação;
  • Aumento do número de consumidores, atraídos pela facilidade da compra e pela abrangência de meios de pagamento;
  • Redução de custos para as organizações;
  • Melhor gestão do fluxo de caixa.

 

Como implementar o pagamento por Pix?

A implementação do pagamento por Pix não é um processo difícil, muito menos repleto de burocracia. O próprio Banco Central compartilhou um passo a passo que pode ser seguido por qualquer empresa.

 

Para começar, toda companhia deve definir onde deseja receber esses pagamentos - ou seja, por quais bancos ou instituições será aceito. Uma vez escolhido, será necessário escolher os métodos de recebimento do dinheiro.

 

As transações por Pix são autorizadas por meio de chaves, um apelido para identificar uma conta nas transações instantâneas. Existem vários tipos de chaves que podem ser escolhidas: CNPJ, CPF, e-mail ou telefone celular.

 

Com esse cadastro finalizado, a empresa deve verificar a integração de seu sistema com este meio de pagamento. Por fim, toda a equipe interna deve ser treinada adequadamente sobre o funcionamento do Pix e suas vantagens.

 

Afinal, muitos consumidores podem entrar em contato solicitando alguma informação sobre este meio de pagamento e como utilizá-lo para realizar uma compra.

 

Todos devem estar preparados para atender as demandas solicitadas. Ainda, não se esqueça de informar a todos os consumidores a aceitação deste novo modelo, como forma de conscientização e abrangência de potenciais clientes.

 

Pagamento por QR Code

Muitos estabelecimentos, especialmente os de pequeno porte, preferem adotar pagamento por QR Code como forma de facilitar ainda mais o processo de compras.

 

Com o Pix, é possível gerar um código instantaneamente, que pode ser lido por qualquer smartphone. Segundo o BC, existem dois tipos de QR Code com usos diferentes:

 

  • QR Code estático: pode ser utilizado em múltiplas transações, permitindo que seja definido um valor para cada produto ou um valor pelo pagador;
  • QR Code dinâmico: pode apresentar informações diferentes a cada transação, possibilitando que sejam incluídas informações adicionais sobre cada uma. É a mais adequada para compras.

 

Cada negócio pode escolher o que for mais adequado às suas necessidades. Independente de qual for selecionado, a agilidade no pagamento será enorme, contribuindo ainda para uma maior adesão dos clientes no varejo.

 

Conclusão

O Pix é um excelente e versátil meio de pagamento. No varejo, traz vantagens importantes para a agilidade e facilidade de compras, fora sua contribuição para a conquista de novos clientes.

 

Sua implementação é prática, basta solicitá-lo para as instituições bancárias das quais deseja e adequá-lo ao seu sistema.

 

Em nosso blog, temos outros artigos sobre os meios de pagamento eletrônicos. Dê uma olhada e compartilhe este texto nas redes sociais.