Uma má experiência de compra online pode ser fatal para qualquer negócio, com riscos enormes para sua produtividade e perpetuidade no mercado.

 

A intensa busca pelas facilidades do comércio digital se justificou pela comodidade, agilidade e praticidade em adquirir produtos de qualquer região do mundo.

 

Com a pandemia, essa demanda se intensificou fortemente, exigindo um preparo imediato para que as empresas continuassem atendendo as necessidades de seus consumidores com extrema qualidade.

 

Quando atendidos com eficácia, de maneira personalizada, os benefícios deste universo online são enormes, podendo contribuir para uma maior atração de clientes, fidelização e o consequente crescimento da companhia no mercado.

 

Mas, quando insatisfeitos por qualquer descuido no atendimento, os danos podem prejudicar severamente a imagem da marca no mercado.

 

Proporcionar uma experiência de compra online marcante, independente do porte ou segmento da empresa, é fator primordial para se destacar frente aos concorrentes. Por isso, neste texto, traremos dicas fundamentais para conquistar tal êxito, evitando ao máximo problemas que possam trazer empecilhos no processo.

 

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • Qual a importância em proporcionar uma experiência de compra online marcante?
  • Dados: experiência de compra online no Brasil;
  • Dicas de como promover uma experiência de compra online marcante.

 

Boa leitura.

 

Qual a importância em proporcionar uma experiência de compra online marcante?

Garantir uma boa experiência de compra online é crucial para a geração de resultados excelentes. Enquanto, por outro lado, qualquer insatisfação pode trazer consequências sérias para o crescimento das empresas.

 

Com a crescente popularização do e-commerce, as exigências dos consumidores modernos também se intensificaram. Afinal, se tornou muito mais fácil encontrar inúmeras empresas vendendo produtos e serviços extremamente parecidos e competitivos.

 

Diante de tamanha concorrência, são os detalhes que fazem a diferença na escolha dentre a melhor marca para interagir. Como prova disso, um estudo feito pela PwC mostrou que uma experiência de compra online positiva é fator determinante na decisão de compra para 89% dos clientes.

 

Quando focado em proporcionar essa experiência memorável, as companhias conseguirão conquistar uma satisfação cada vez maior de seu público-alvo, elevando as chances de serem novamente buscadas em uma futura compra e, ainda, estimulando o tão desejado boca-a-boca no mercado.

 

Seja no ambiente físico ou digital, um atendimento próximo e individualizado faz toda a diferença para que a jornada de compras seja a melhor possível. Quanto melhor for o entendimento do consumidor, prestação eficaz às suas demandas e comunicação constante, maior será o alavanque da marca frente a seus concorrentes.

 

Dados: experiência de compra online no Brasil

Uma experiência de compra online marcante se tornou um dos principais requisitos dos consumidores no Brasil. Quando não fornecida, por outro lado, faz com que a empresa se torne extremamente má vista no mercado.

 

Existem diversos fatores que podem atrapalhar esta satisfação. Segundo dados divulgados pela ITBroker, o atraso nas entregas é um dos principais pontos elencados por 48% dos clientes.

 

Em complemento, 82% dos usuários já disseram ter abandonado seus carrinhos pela falta de informações suficientes sobre o produto desejado, de acordo com outra pesquisa feita pelo E-commerce Radar.

 

Mas, de todos os descontentamentos, um dos que vem se tornando cada vez mais presente, é o fechamento das compras. Meios de pagamento modernos, ágeis e práticos ganharam força intensa durante o isolamento social, exigindo que os comércios online fornecessem soluções variadas que se adequassem frente a tais características.

 

A necessidade por sistemas velozes e seguros era clara, mas nem todos conseguiram preencher esta demanda. Cerca de 43% dos brasileiros, segundo um estudo divulgado pela Signifyd, se incomodam com demoras em aprovações de transações financeiras.

 

Para piorar, 60% teme, fortemente, riscos de golpes e fraudes devido ao aumento constante de casos de crimes cibernéticos em todo o país. Como medida de segurança, 72% defendem como extremamente importante, a autenticidade da identidade do comprador pelo e-commerce.

 

Não há como negar a influência positiva dos avanços tecnológicos para a jornada de compra dos usuários. Mas, ao mesmo tempo, tais novidades também exigem um maior cuidado sobre este processo, minimizando quaisquer perigos que possam colocar seus dados em risco e garantindo, assim, uma experiência de compra online inesquecível.

 

Dicas de como desenvolver uma experiência de compra online marcante

Todo comerciante está sujeito a inúmeros perigos que coloquem a prosperidade do seu negócio em risco, principalmente no universo online.

 

Mas, com o cuidado a detalhes preciosos, a empresa conseguirá evitar que seja impactada por estes fatores e, ainda, conquiste a fidelização de cada vez mais consumidores por meio de uma ótima experiência de compra online.

 

Veja algumas dicas que podem contribuir imensamente neste propósito:

 

Conheça a fundo o perfil de seus clientes

Por mais que esta seja uma das dicas mais primárias, é comum observar companhias que acabam esquecendo de liderar seus empreendimentos com base nas necessidades de seus clientes e, focando apenas em se destacar com os melhores produtos ou serviços.

 

Mas, um entendimento aprofundado sobre o perfil de seu público-alvo será determinante para garantir a maior satisfação possível e a consequente lucratividade da empresa.

 

O consumidor moderno é altamente exigente, ávido por um atendimento de qualidade, personalizado, e que lhe permita conduzir sua jornada de compra em seu canal favorito.

 

Quando proporcionada com eficácia, esta experiência de compra online marcante é capaz de influenciar as aquisições em lojas físicas para mais de 50% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pelo BCG.

 

Nesse cenário, é fundamental conhecer minuciosamente as preferências de seus consumidores, suas necessidades, comportamento de compras, e colocar todas essas características no centro das estratégias de vendas.

 

Invista na usabilidade

Uma plataforma de compras online deve trazer uma usabilidade agradável. Caso contrário, apenas irá dificultar com que o cliente finalize sua compra e, consequentemente, aumente os índices de abandono de carrinho.

 

Comprovando essa importância, uma pesquisa realizada pelo Google identificou que cerca de 53% dos usuários que costumam comprar produtos por seus dispositivos celulares, abandonam o processo quando uma página demora mais de três segundos para carregar.

 

Ainda, para cada segundo que o usuário espera pelo carregamento do site, a taxa de conversão diminui em 12%. São dados preocupantes, mas que por meio de uma navegação otimizada aliada a um visual atrativo, facilitará as ações dos clientes na plataforma, da pesquisa ao check-out.

 

Tenha um canal de atendimento otimizado

Atendimentos burocráticos, demorados e complexos são alguns dos maiores motivos de insatisfação dos consumidores. No comércio online, essa lacuna se potencializa ainda mais, diante da inexistência de um profissional presencialmente para sanar as dúvidas.

 

Evitar este distanciamento e trazer um canal de atendimento otimizado é uma necessidade indispensável no e-commerce. Todos os funcionários devem ser treinados para serem completamente atenciosos aos clientes e, se mostrarem dispostos a ajudá-los com qualquer problema que estiverem lidando.

 

Ainda, o suporte deve ser integral e ágil, sem que os usuários tenham que enfrentar um tempo imenso ao telefone aguardando para ser atendido.

 

Forneça meios de pagamento modernos e completos

A escassez de meios de pagamento é um problema comum enfrentado por diversos clientes no comércio online. Muitas vezes, ao chegarem na etapa final de sua jornada de compras, se deparam com opções distantes de seu perfil e complexas, deixando de adquirir seus produtos desejados.

 

Oferecer meios de pagamento modernos, completos e seguros é a premissa básica para uma experiência de compra online marcante. Assim, o usuário se sentirá à vontade para adquirir seus itens utilizando a solução mais confortável para seu perfil financeiro.

 

Quanto maior for o leque de opções, mais consumidores de todos os territórios serão atraídos pela marca, contribuindo para uma melhor reputação no mercado e seu consequente destaque no mercado.

 

Na Moneta, sua empresa pode encontrar as soluções mais eficazes de combate a fraudes nos meios de pagamento, reduzindo riscos de falsos positivos, demoras nas transações e garantindo um processo mais ágil e seguro.

 

Para conhecer mais, basta entrar em contato conosco.

 

Conclusão

Independente do porte ou segmento, toda companhia deve sempre prezar por levar aos seus consumidores uma experiência de compra online marcante. Apenas essa satisfação trará o sucesso da empresa frente aos concorrentes, perpetuando sua operação e favorecendo seu crescimento no mercado.

 

Para isso, é importante adotar um conjunto de estratégias que estejam alinhadas às necessidades de seu público-alvo. Pesquise a fundo o perfil de seus usuários e quais as suas maiores demandas para, a partir disso, alinhar as expectativas com suas estratégias internas.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre meios de pagamento e as principais tendências do mercado para que seu negócio esteja sempre alinhado. Dê uma olhada e não deixe de compartilhar este texto nas redes sociais.