Blog

O universo da tecnologia e o das finanças, cada vez mais, andam lado a lado. Diariamente, presenciamos o surgimento de novas tendências, entre elas. a blockchain.

Basicamente, a blockchain se trata de um sistema que permite o rastreamento do envio e recebimento de informações via internet. O software tem a capacidade de gerar códigos online, que levam informações conectadas.

Para ficar ainda mais claro sobre o que é o recurso, ele é o responsável por fazer as transações das moedas digitais, mais conhecidas por criptomoedas. E, claro, por ser um sistema relacionado ao mercado financeiro, ressalta os pontos de atenção na sua utilização.

Afinal, para aqueles que trabalham com meios de pagamento, se manter atualizado das constantes adaptações no sistema financeiro é um verdadeiro diferencial.

Não à toa que o nosso próprio país reconhece as vantagens da blockchain, como é o caso do lançamento da Rede Blockchain Brasil, criada com o intuito de facilitar o gerenciamento de dados entre instituições públicas e de interesse público.

Mas, o que é a blockchain? É o que iremos abordar ao longo desse texto. Confira os tópicos:

 

  • O que é blockchain?
  • Blockchain é a mesma coisa que bitcoin?
  • Quais as vantagens da blockchain?
  • Como a blockchain pode mudar os meios de pagamento?

Vamos lá!

 

O que é blockchain?

Blockchain significa “corrente de blocos”. Esse é mais um termo em inglês, para nomear o processo da tecnologia responsável por agrupar informações conectadas através da criptografia.

E, justamente por ser ambientada em um local totalmente seguro, se configura como uma referência no combate de fraudes, já que cada operação pode ser rastreada – como uma espécie de livro-caixa público, onde ficam armazenadas todas as informações e registros.

Vale enfatizar que o conceito existe desde 2008, quando um autor, com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, divulgou um artigo acadêmico sobre o Bitcoin. Assim, a tecnologia se tornou a responsável pela criação da bitcoin – porém, os recursos ultrapassam tais limites.

Isso porque, a blockchain trouxe como grande inovação a sua capacidade de armazenar dados sequencialmente, sem que haja necessariamente uma instituição fazendo o controle do processo.

Essa ferramenta dá a possibilidade dos próprios usuários da rede verificarem se há, ou não, o cumprimento das regras. Ao contrário dos modelos privados, o sistema da blockchain permite que haja o compartilhamento de dados.

Porém, enquanto é nas contas bancárias que a instituição armazena dados de saldos, tendo a opção de apagar registros mais longos, a blockchain registra somente as movimentações. E, para contabilizar, é necessário caminhar por todo o histórico da rede.

Mas o grande diferencial do sistema está no fato de que toda essa validação acontece de forma rápida. Além disso, a cada 10 minutos, são gerados novos blocos que, ao se conectarem, constituem um controle ainda mais efetivo das operações.

 

Blockchain é a mesma coisa que Bitcoin?

Não. A blockchain é a tecnologia que possibilitou a criação da Bitcoin, sendo essa a moeda para transações financeiras.

Embora os conceitos tenham surgido lado a lado, na prática são soluções com intuitos totalmente diferentes. Sendo que uma é a responsável por registrar as operações, e a outra é a nomenclatura da moeda.

Considerando que a blockchain parte da premissa de unificar os dois universos – tecnologia e meios de pagamento – criam-se constantemente dúvidas acerca disso ou aquilo, porém, é fundamental deixar explícito que cada solução conversa entre si, mas tem focos distintos.

 

Quais as vantagens da blockchain?

A blockchain desperta o interesse dos investidores, por ser uma tecnologia voltada para agilizar os processos, potencializando em ganhos significativos de mobilidade para o negócio.

Contudo, o sistema tem intrínsecos em sua tecnologia pilares que se configuram como importantes vantagens nas suas aplicações. Tais recursos são inabaláveis, independentemente do tipo de moeda bancária a ser utilizada.

Confira quais são os principais pontos.

 

Descentralização

A utilização da blockchain não implica necessariamente a supervisão de uma instituição exclusiva. Embora possa soar um pouco estranho, ainda mais no quesito segurança, a descentralização permite o acesso mútuo dos usuários, onde cria-se uma rede de acesso que dá autonomia na condução dos processos.

 

Transparência e livre acesso

As redes de blockchain dão a total margem para que as transações sejam auditadas em tempo real. Sendo esse um processo simples e sem nenhum tipo de custo, o que acarreta maior transparência das transações, em que os indivíduos podem monitorar todo o histórico de registros.

 

Imutabilidade

A partir do momento em que uma transação está incluída no bloco e foi encontrada, não há como retroceder. Isso é, quanto maior for o número de confirmações, mais dificultado será para que seja criada uma cadeia de blocos para ser concorrente.

 

Prevenção à fraude

Como o sistema parte do registro de todas as transações, é dada margem para o maior controle das operações. Assim, são prevenidas possíveis tentativas de fraudes, já que há a constante monitoração da condução de cada etapa dos processos.

 

Eficiência operacional

O sistema condensa o que há de mais tecnológico o que ajuda no ganho de eficiência. Afinal, toda a etapa de conferir e averiguar dado por dado, pode ser realizada com base no apoio e suporte que a ferramenta oferece.

 

Menor gerenciamento de efeitos colaterais

Lidar no mercado financeiro é estar sujeito às mudanças. Por sua vez, a tecnologia da blockchain minimiza os impactos dessas transformações, já que abre o espaço para o gerenciamento e manutenção destes aspectos de forma fluída e independente.

Todos esses pilares são o que moldam a popularização da blockchain, como mais uma importante tendência para os meios de pagamento.

 

Como a blockchain pode mudar os meios de pagamento?

A tecnologia blockchain vem ganhando o seu espaço, justamente, por ser uma ferramenta que, além de ajudar a criar diversos produtos revolucionários no mercado, como as bitcoins e criptomoedas, também possui outros importantes recursos inclusos no seu sistema.

Neste aspecto, a tecnologia pode ser aplicada na validação de documentos, transações financeiras, comercialização e rastreamento de pedidos. Entretanto, mesmo diante do seu potencial alcance, ainda se gera desconfiança perante sua eficácia.

Contudo, temos exemplos claros de instituições bancárias brasileiras que utilizam o recurso, como o Banco Central do Brasil, que já utilizou o sistema de blockchain para facilitar a comunicação com os demais órgãos do governo.

E, levando em conta sua expansão, essa tecnologia é mais uma ferramenta para mudar os meios de pagamento, já que todo o processo parte de pilares que configuram um ambiente seguro e dinâmico das operações.

Deste modo, os meios de pagamento podem se beneficiar desse recurso para ter uma maior transparência e efetividade nas transações. Além disso, a tecnologia é um importante auxílio para promover maior controle das atividades.

Isso porque, o sistema ajuda na verificação de informações, avaliação prévia completa do perfil dos clientes e o rastreamento de todas as operações, desde a origem até o destino.

Em suma, todos esses aspectos são favoráveis para a consolidação de melhores práticas para aqueles que trabalham com meios de pagamento. E a adoção dessa prática pode consolidar ainda mais recursos e benefícios para os estabelecimentos comerciais.

Por isso, os ganhos da blockchain impactam beneficamente em todos os cenários de operações, além de viabilizar a comercialização independente de qual seja a moeda bancária.

Deste modo, sim, a blockchain pode acarretar mudanças significativas para os meios de pagamento, desde que seu uso esteja relacionado à adoção de melhores práticas e condição para um gerenciamento mais efetivo de cada operação.

 

Conclusão

A blockchain pode ser considerada mais uma importante tendência para os meios de pagamento, já que seu uso contém uma variedade de recursos em seu sistema.

De modo prático, é a ferramenta capaz de gerar maior controle das transações, consulta de registros e agregar em autonomia para as empresas – já que não depende exclusivamente dos cuidados exclusivos de uma única instituição.

Todos esses elementos a classificam como uma grande ferramenta para os meios de pagamento graças os seus impactos positivos e possibilidade da inclusão de novos recursos em sua operação. Afinal, se a blockchain é o futuro, melhor se preparar desde agora.

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais e conferir os outros textos disponíveis em nosso blog.