Blog

A implementação do 5G no Brasil está chegando. Com altas promessas de revolucionar as redes móveis do país, a tecnologia também vem se mostrando promissora para os meios de pagamento.

 

Empresas dos mais diversos portes e segmentos já vêm notando a importância da diversificação e modernização dos meios de pagamento para seus clientes. Em um mercado cada vez mais digital, quanto mais opções forem ofertadas, maiores as chances de retenção, fidelização e satisfação dos consumidores.

 

Diante de tantas tecnologias e tendências sendo desenvolvidas nos últimos anos, o 5G não poderia ficar de fora. Com uma maior velocidade e abrangência de banda larga, a nova tecnologia pode favorecer muito o setor financeiro, transportando tais benefícios diretamente para os usuários finais.

 

Indo além dessa maior eficiência, a nova rede móvel promoverá uma verdadeira transformação digital no mercado financeiro. Uma expansão dos horizontes jamais vista no setor, o que justifica suas tamanhas expectativas.

 

Neste cenário, explicaremos a fundo neste texto as diferenças do 5G em relação às outras tecnologias e, seus principais impactos para os meios de pagamento. Confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é a tecnologia 5G?
  • Quais os impactos do 5G nos meios de pagamento?
  • Quando o 5G será implantado no Brasil?

 

Vamos começar.

 

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de redes móveis desenvolvida pelo setor. Sucessora do 4G, sua banda larga promete alcançar níveis extremamente altos, contribuindo para uma maior velocidade de rede para seus usuários.

 

Sua rapidez será tanta que, numericamente, poderá chegar entre 600 Mb/s até 2 Gb/s. Em comparação com a rede anterior, a média de conexão é de, aproximadamente, 45 Mpbs - uma diferença de 50 a 100 vezes entre elas.

 

Além de sua conexão mais estável, sua cobertura também será maior do que as tecnologias anteriores, possibilitando que mais aparelhos consigam acessar a internet ao mesmo tempo.

 

Todos os avanços do 5G serão possíveis graças ao uso de faixas de frequências mais altas, tecnicamente conhecidas como "ondas milimétricas". Os benefícios aos usuários são notáveis e, ansiosamente aguardados pelos consumidores ao redor do mundo.

 

Contudo, muitos se enganam ao acreditar que a tecnologia somente será vantajosa para as redes móveis e, com a finalidade de aumentar a velocidade da internet. Quando implementada, a tecnologia contribuirá significativamente para muitos outros setores vitais para a economia.

 

Inclusive, os meios de pagamento.

 

Quais os impactos do 5G nos meios de pagamento?

Nos meios de pagamento, o 5G permitirá que as instituições financeiras respondam com maior velocidade e assertividade às constantes mudanças e avanços tecnológicos no setor.

 

Com sua rede mais robusta e completa, os bancos, fintechs e seguradoras poderão entregar serviços e produtos muito mais assertivos e completos aos seus clientes. Especialmente, aqueles que, devido ao alto volume de dados, necessitam de uma transmissão mais veloz, que dê conta de tantas informações.

 

Ainda, graças a ela, as instituições terão à disposição investimento em recursos, ferramentas e sistemas que auxiliem em sua operação e atendimento. De sites e aplicativos mais potentes com base na realidade aumentada à chatbots para interagir com os usuários e assistentes virtuais desenvolvidos para o mesmo objetivo.

 

A quinta evolução das redes móveis impactará diretamente na revolução e evolução do setor financeiro, com diversos benefícios altamente valorizados pelos consumidores nesta era digital.

 

Benefícios do 5G nos meios de pagamento

O 5G elevará e enriquecerá a comunicação com o cliente, graças à realidade virtual e às inúmeras inovações tecnológicas aplicadas aos meios de pagamento.

 

Por meio das mais diversas ferramentas, os consumidores terão à disposição uma maior quantidade de opções para sua jornada de compra, de forma que possam escolher o que preferirem.

 

Ainda, a maior velocidade de conexão proporcionada pela tecnologia, tenderá ao aumento do uso de smartphones para transações financeiras. A mudança, dessa forma, impulsionará um atendimento mais rápido pelas instituições, feito possível justamente graças às ferramentas disponíveis a serem utilizadas.

 

Por fim, o 5G permitirá pagamentos mais velozes e, de maneira instantânea – descomplicando, desburocratizando e facilitando operações que, em outros meios, demandavam um maior tempo para sua aprovação. Isso, graças ao impulsionamento da Internet das Coisas pela quinta rede.

 

O avanço, de forma simplificada, remete à expansão dos wearables e outros dispositivos como canais para realizar transações, podendo ser incorporado por qualquer dispositivo. O uso dos cartões físicos, nesse cenário poderá perder cada vez mais força.

 

Todos esses benefícios são garantidos com a segurança dos dados intensificada pelo 5G.

 

Quando o 5G será implantado no Brasil?

No Brasil, a previsão é de que o 5G chegue em julho de 2022, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A rede móvel pretende ser disponibilizada nas 27 capitais brasileiras.

 

Antes dessa data, contudo, teremos o leilão do 5G, organizado em novembro deste ano e considerado como a porta de entrada da tecnologia no país. Nele, as operadoras nacionais poderão fazer lances para arrematar as faixas de frequência disponibilizadas para a tecnologia, dando início ao seu desenvolvimento.

 

Seu diferencial, quando comparado a outros eventos similares, é seu propósito não-arrecadatório. Ou seja, todas as verbas arrecadadas serão destinadas ao desenvolvimento da tecnologia em si, ao invés dos cofres públicos.

 

Assim, poderão aprimorá-la e levá-la às regiões com maiores dificuldades de conexão, como por exemplo, em pequenas cidades ou estradas. O evento é considerado como o maior já visto no setor de telecomunicações do país.

 

O processo, apesar de estar próximo, está atrasado se compararmos com outras regiões do mundo. De acordo com o Observatório Europeu para o 5G, a tecnologia já está sendo adotada por nove países.

 

Dentre eles, o Reino Unido é o único que já comercializou a quinta rede móvel para todas as operadoras do território.

 

Conclusão

Em pouco tempo, o 5G pode chegar ao Brasil e trazer inúmeros benefícios para os meios de pagamento.

 

Por se tratar de uma tecnologia extremamente avançada em relação à atual rede móvel que temos, as empresas devem se preparar para que consigam suportar sua maior velocidade e demanda.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros textos sobre os meios de pagamento. Dê uma olhada e compartilhe este artigo nas redes sociais.