Blog

Em meio à devastadora crise causada pela pandemia do novo coronavírus, as fintechs foram algumas das poucas empresas que conseguiram se sobressair e, ainda, apresentar um invejável crescimento.

 

Segundo o Inside Fintech Report, o setor registrou seu maior crescimento histórico em 2020, em termos de investimento. Além disso, junto às startups nacionais, elas captaram 1,9 bilhão de dólares ao longo do ano.

 

Frutos da 4ª Revolução Industrial, as fintechs são o grande destaque e tendência do conjunto de startups no Brasil. Por mais que não representem a grande maioria no mercado, o cenário é promissor. De acordo com o Distrito Dataminer, o país conta com mais de 800 negócios registrados nessa categoria.

 

Ao se depararem com esses dados, muitos se questionam o segredo por trás desse crescimento e, principalmente, o motivo. As respostas, como veremos ao longo do texto, são mais simples do que se imagina.

 

As fintechs possuem um modelo de negócio voltado à otimização e praticidade dos serviços por meio dos mais variados e eficazes meios tecnológicos. Em um mercado cada vez mais digital, não é de se espantar seu crescimento, ainda mais com a crescente inserção digital da população, impulsionada pela pandemia.

 

Neste texto, conheceremos a fundo o que torna as fintechs excelentes e promissores modelos de negócio. Antes, confira os tópicos que serão abordados.

 

  • O que é fintech?
  • Qual a diferença entre fintech e startup?
  • Por que as fintechs cresceram tanto?
  • Quais as vantagens das fintechs?
  • As fintechs são seguras?

 

Vamos começar.

 

O que é fintech?

As fintechs (termo que representa a junção das palavras financial e technology) são startups voltadas ao ramo tecnológico. Seus serviços, dessa forma, visam o desenvolvimento de produtos financeiros completamente digitais, o que as diferencia das outras startups.

 

Normalmente, as fintechs são associadas aos famosos bancos digitais, mas seus serviços são bem mais abrangentes. Em geral, essas empresas oferecem soluções tecnológicas para toda a área de serviços financeiros, com opções digitalizadas de cartão de crédito e débito, conta digital, empréstimos, seguros, dentre muitos outros.

 

Além de otimizar os processos financeiros de seus clientes, seu grande objetivo é permitir que os próprios consumidores tenham um maior controle sobre suas movimentações financeiras. Tudo de forma fácil, acessível e completamente online, sem a necessidade de ir presencialmente a uma agência ou corretora.

 

Dentre suas áreas de atuação, podemos destacar algumas das mais promissoras:

 

Fintechs de pagamento

Visam a facilitação da compra e venda de produtos, seja por novidades nos cartões ou nas próprias máquinas de pagamento.

 

Fintechs de crédito ou empréstimo

Usam a tecnologia para facilitar a análise de crédito dos consumidores e melhorar a dinâmica de todo o processo financeiro.

 

Fintechs de crowdfunding

Possibilita uma melhor eficiência e otimização do popular financiamento coletivo, principalmente para ajudar empreendedores que precisam desse capital para abrir suas empresas

 

Fintechs de bitcoins

Criada com o objetivo de facilitar as transações de bitcoins por investidores nacionais.

 

Fintechs de controle financeiro

Seus serviços auxiliam os consumidores a terem um maior controle financeiro, por ações como a categorização de gastos e definição de metas.

 

Fintechs de investimento

Ajudam todos que desejam fazer seu dinheiro render.

 

Qual a diferença entre fintech e startup?

As fintechs são consideradas como um modelo avançado de startup voltadas ao setor financeiro. Elas se diferenciam, principalmente, pelo uso da tecnologia e da inovação em seus processos.

 

Essa é uma confusão muito comum. Afinal, as startups são conhecidas por serem empresas inovadoras e também focadas no uso da tecnologia. Apesar disso, esses negócios nem sempre estão inseridos no ramo financeiro, podendo atuar nos mais variados segmentos, como entretenimento, seguros, alimentação, vestuário, saúde, entre outros.

 

As fintechs se enquadram nas startups em seu estágio inicial. Contudo, acabam se diferenciando das outras pelo foco no uso exclusivo da tecnologia no desenvolvimento de seus produtos. Ao final, são conhecidas como uma “evolução” das startups do setor financeiro.

 

Por que as fintechs cresceram tanto?

Em um mundo marcado pelas transformações digitais, não é de se espantar o crescimento das fintechs nos últimos anos. Essas empresas estão revolucionando o mercado de trabalho com soluções tecnológicas, dominando o país e, ainda, transformando a relação das pessoas com o dinheiro.

 

Ao unir a tecnologia aos serviços financeiros, essas empresas trazem uma praticidade enorme ao dia a dia da população e das próprias empresas. Como resultado, em 2015, havia apenas 56 fintechs mapeadas segundo o FintechLab. Em 2019, esse número saltou para mais de 500.

 

Muitos especialistas acreditam em um cenário muito positivo para o crescimento das fintechs nos próximos anos. Afinal, elas serão impulsionadas pela digitalização do mundo corporativo e, principalmente, pelos enormes benefícios que elas trazem para todos os envolvidos.

 

Quais as vantagens das fintechs?

As principais vantagens das fintechs são, na verdade, o grande motivo pelo qual surgiram. Na prática, essas empresas propõem soluções financeiras inéditas, menos burocráticas e mais intuitivas de serem usadas tanto pelas empresas, quanto por seus clientes. Tudo isso ainda a um custo menor quando comparado a outros meios existentes.

 

Como exemplo, a grande maioria dos bancos tradicionais exigem a presença de seus clientes para a resolução de procedimentos e problemas que, na maioria das vezes, poderiam ser feitos online. Seja para abrir uma conta, realizar transações ou até mesmo tirar dúvidas sobre processos ou informações.

 

Com as fintechs, a necessidade do presencial não existe. Por meio da tecnologia, elas transferem todas essas ações para o digital, trazendo uma maior praticidade e otimização e, inclusive, maior segurança no registro de dados pessoais.

 

De maneira resumida, podemos listar as principais vantagens das fintechs:

 

  • Maior agilidade em diversas operações;
  • Menor burocracia;
  • Maior segurança;
  • Menor custo.

 

As fintechs são seguras?

Com certeza.

 

As fintechs representam uma evolução muito segura no mercado por meio de suas soluções tecnológicas. Mas, além disso, a segurança proporcionada pelas fintechs se deve a um fato muito importante. No Brasil, e em outros países como os Estados Unidos, o setor financeiro é monitorado de perto pelo governo.

 

Na prática, isso significa que todas as empresas desse setor – incluindo as fintechs –

devem seguir todas as regras e normas estabelecidas para oferecer seus produtos. No Brasil, o Banco Central é o grande responsável por essa tarefa, o que permite essa maior segurança.

 

Conclusão

As fintechs ainda estão conquistando seu espaço no mercado e, estão em fase de crescimento acelerado. Contudo, já podemos tirar previsões muito otimistas para o futuro dessas empresas.

 

Em poucos anos, as fintechs se multiplicaram e mostraram seu objetivo de trazer serviços mais acessíveis e otimizados para o mercado financeiro. Por isso, podem se tornar em pouco tempo, as grandes líderes desse setor.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.