Blog

 

O boleto híbrido é uma das maiores novidades dos meios de pagamento eletrônico, criado com a finalidade de proporcionar uma maior praticidade nas transações financeiras.

 

Seja no mercado B2B ou B2C, esse modelo já vem mostrando sua modernidade e flexibilidade no comércio. Com o aumento do e-commerce mundialmente, quanto mais opções de pagamento as companhias disporem para seus clientes, melhor será sua reputação, crescimento e destaque no mercado.

 

Sua inclusão ao Pix é um dos motivos que o torna mais atrativo. Uma vez que hoje, esse é considerado como um dos meios de pagamento mais populares e predominantes ao redor do mundo.

 

Somente no Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas já adotam o Pix em suas transações, segundo o Banco Central. Uma quantidade enorme, se levarmos em consideração seu recente lançamento no final de 2020.

 

Quando utilizado com outro método de pagamento em conjunto, suas vantagens são ainda maiores. Essa é, justamente, a proposta do boleto híbrido, cuja operação é ainda mais beneficiada por seu desenvolvimento de operação por um QR Code dinâmico.

 

Sua empresa pode ter excelentes resultados de vendas com este modelo de pagamento. Para conhecer melhor sobre como ele funciona e suas vantagens, confira os tópicos que serão abordados neste texto:

 

  • O que é o boleto híbrido?
  • Qual a relação do boleto híbrido com o Pix?
  • Como funciona o QR Code dinâmico no boleto híbrido?
  • Quais as vantagens do boleto híbrido?
  • O boleto híbrido é o futuro dos meios de pagamento?

 

Boa leitura.

 

O que é o boleto híbrido?

O boleto híbrido é uma nova forma de realizar pagamentos, disponibilizado pelo Banco Central (BC). Na prática, ele une dois métodos de pagamento já existentes: o meio tradicional por boleto, e o Pix, lançado no final de 2020.

 

Seu funcionamento aparenta ser confuso para quem o ouve pela primeira vez. Afinal, o pagamento via boleto e por Pix são completamente distintos. Um, por vias físicas e, o outro, por meio digital.

 

Por mais contraditório que possa parecer, é exatamente esse o propósito do boleto híbrido. Graças à sua tecnologia do QR Code Dinâmico, o Pix é disponibilizado no próprio boleto quando for gerado.

 

Dessa forma, caberá ao cliente escolher a forma na qual prefere realizar o pagamento da fatura: pelo próprio código de barras ou pela leitura do QR Code.

 

Qual a relação do boleto híbrido com o Pix?

O Pix é um dos meios de pagamento integrados ao boleto híbrido. A cada compra solicitada, ele será ofertado como possibilidade na finalização do pagamento, junto com o boleto tradicional.

 

Desde que foi lançado no final de 2020 também pelo BC, o Pix vem ganhando cada vez mais força e preferência dentre os consumidores. Dados divulgados pela instituição mostram que cerca de 140 milhões de brasileiros já adotam esse modelo de pagamento em seu dia a dia.

 

O sucesso é tamanho que, em abril de 2021, pagamentos envolvendo esse modelo foram superiores a outros também comuns, como o TED e o DOC. Como justificativa para sua popularidade, se destaca a transferência online, gratuita e praticamente instantânea.

 

Ainda, em comparação com os outros meios de pagamento disponíveis no mercado, o Pix é um modelo altamente eficiente, prático e flexível em relação às suas transações.

 

Para garantir uma maior segurança em transações financeiras aos consumidores, novas regras foram impostas pelo BC em suas operações. Dentre elas, uma das principais é a determinação de um limite nas transações financeiras realizadas no período noturno, entre às 20h e 06h.

 

Além disso, para transações acima de R$ 1.000,00, será necessário fazer um pedido via canal digital, com prazo mínimo de aprovação de 24h e, máximo de 48h. O objetivo, nesse caso, é reduzir ao máximo os riscos de fraudes.

 

Como funciona o QR Code dinâmico no boleto híbrido?

O QR Code se popularizou nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Diversos estabelecimentos investiram nessa ferramenta como forma de otimizar e facilitar sua forma de pagamento, uma vez que pode ser lido pela maioria dos smartphones conectados à internet e equipados com câmera.

 

O mais comum e simples utilizado no mercado é o QR Code Estático, o qual não demanda integração com sistemas ou automatização de processos. No boleto híbrido, contudo, o modelo utilizado é o QR Code Dinâmico, que possui informações mais detalhadas.

 

Além do valor do produto, ele pode incluir outros dados como a identificação do recebedor. Para garantir uma maior segurança aos usuários, o código do QR Code dinâmico é constantemente alterado.

 

Isso significa que, a cada compra feita, um novo QR Code será gerado. Essa alternativa, segundo o BC, foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a conciliação e a automação comercial.

 

Ele é a opção mais recomendada para as empresas que precisam efetuar uma compra formal. Justamente, por sua possibilidade de incluir informações adicionais como os dados do pagador, data de vencimento, juros e multas.

 

Ao selecioná-lo como opção de pagamento no boleto híbrido, basta utilizar o celular para escanear o código. Um meio de pagamento simples, rápido e fácil.

 

Quais as vantagens do boleto híbrido?

Possibilitar o pagamento híbrido aos clientes traz vantagens importantes para o negócio, especialmente se tratando do imediatismo e maior comodidade ao consumidor.

 

Mesmo que as transações por boleto levem um maior tempo para serem aprovadas, a possibilidade de finalizar a compra com o Pix é altamente benéfica para aqueles que desejam uma maior rapidez no processo.

 

Afinal, mesmo com os novos limites de horário e valor para transição, a aprovação do pagamento é praticamente instantânea. O que facilita muito não apenas o cliente, como também a organização na venda de seus produtos ou serviços.

 

Ter essa liberdade de escolha é, definitivamente, uma vantagem muito valorizada pelos usuários. Principalmente, levando em consideração que mesmo com tamanha praticidade, muitas pessoas ainda não são familiarizadas com a ferramenta, preferindo métodos com os quais já estão acostumados.

 

Em ambos os casos, outro forte benefício é a segurança proporcionada. Especialmente, uma vez que são garantidas pelo Banco Central como sigilo bancário.

 

O boleto híbrido é o futuro dos meios de pagamento?

De certa forma, sim. Mas, existem diversas tendências sinalizadas e já sentidas para o futuro dos meios de pagamento.

 

No caso do boleto híbrido, ele possui grandes chances de ganhar relevância devido ao seu destaque no mercado por unir dois métodos de pagamento muito populares. De um lado, o boleto tradicional e, do outro, a modernidade do Pix.

 

Em linhas gerais, o futuro dos meios de pagamento será marcado pelos constantes avanços tecnológicos aplicados no setor. Isso, de forma que tragam maior praticidade, segurança e otimização para as empresas e consumidores.

 

Se tratando do boleto híbrido, o Pix é uma das principais tendências que pode moldar tal futuro, uma vez que proporciona os benefícios acima e muitos outros.

 

Ainda, quanto mais opções de pagamentos forem possibilitadas pelas organizações, melhor será seu relacionamento com os clientes, crescimento e destaque no mercado.

 

Segundo um estudo feito pela Banrisul, cerca de 40% dos brasileiros já utilizam meios digitais para realizar seus pagamentos. Dentre eles, o Pix é um dos mais adotados pela grande maioria das pessoas, mesmo que ainda esteja crescendo nas empresas.

 

Por isso, é importante se atentar a essas novidades e, de que forma incorporá-las ao seu negócio para maior conveniência e praticidade de seus clientes.

 

Conclusão

Pouco se tem falado ainda sobre o boleto híbrido. Mas, tudo indica que ele possui grandes chances de se popularizar rapidamente dentre as organizações que investirem nesse modelo.

 

Para isso, é importante que seu negócio saiba como implantá-lo, principalmente se tratando da adequação com o Pix e seu QR Code Dinâmico. Assim, sua empresa pode sentir enormes benefícios para seu crescimento.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros artigos sobre os meios de pagamento eletrônico. Dê uma olhada e, compartilhe este texto nas redes sociais.