Blog

A conta digital trouxe uma enorme praticidade, desburocratização e grande segurança. Nos últimos anos, cada vez mais pessoas aderiram a esse serviço, muito inclusive trocando-as completamente pelas agências presenciais em bancos mais tradicionais.

 

Segundo um levantamento feito pela Akamai Technologies este ano, 43% dos entrevistados afirmaram terem conta em algum banco digital. Em 2019, esse número era de apenas 18%.

 

Os motivos para essa migração são vários. Dentre eles, sua maior proteção é uma das mais valorizadas pelos usuários (75%). Isso pois as instituições se dedicam fortemente a desenvolver mecanismos de segurança para os dados de seus clientes, evitando ao máximo vazamentos ou roubos de informações.

 

Atualmente, a oferta para este tipo de serviço é ampla, com a tendência de que cresça ainda mais, decorrente dos constantes avanços tecnológicos. Na pandemia, ganharam ainda mais força, como importante facilitador do controle financeiro e pagamentos em meio ao isolamento social.

 

Comprovado pelo estudo Google for Startups – Startup Landscape in the New Normal, os pesquisadores conseguiram identificar um salto enorme por esse interesse durante este último ano.

 

Neste texto, você entenderá melhor no que consiste uma conta digital, suas características e como ter a sua. Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é uma conta digital?
  • Como funciona a conta digital?
  • Quais as vantagens da conta digital?
  • A conta digital é segura?
  • Como abrir uma conta digital?

 

Vamos começar.

 

O que é uma conta digital?

A conta digital é qualquer conta financeira que possa ser aberta, movimentada e fechada completamente de forma online. Sem que os usuários precisem ir presencialmente à uma agência para realizar ou solicitar qualquer procedimento.

 

Todas as operações financeiras de uma pessoa são realizadas completamente pela internet ou aplicativo da instituição, o que faz com que sejam alternativas menos burocráticas no mercado.

 

Em 2020, cerca de um quinto da população brasileira tinha uma conta digital, segundo uma pesquisa feita pela Fiserv. Ao analisarmos todos os estudos sobre o tema, a perspectiva é de que esse número tende a crescer cada vez mais.

 

Muitos acreditam que elas tomarão o espaço dos bancos e agências tradicionais pela facilidade e agilidade nos processos. Afinal, a conta digital opera da mesma maneira que uma tradicional, com a vantagem de que não é necessário sair de casa para resolver nenhuma questão.

 

As fintechs são excelentes exemplos dessas instituições. Elas estão revolucionando o mercado financeiro, graças ao seu modelo de negócios voltado à otimização e praticidade dos serviços por meio dos mais variados e eficazes meios tecnológicos.

 

Dentre seus serviços abrangentes, muitas atuam como bancos digitais. Seu sucesso é tanto que em 2020, o setor registrou seu maior crescimento histórico em 2020, em termos de investimento, segundo o Inside Fintech Report.

 

Como funciona a conta digital?

A conta digital funciona de forma muito parecida com a corrente, com a principal diferença de que opera 100% online.

 

Outra diferença importante entre elas é em questões burocráticas. Enquanto em instituições tradicionais o cliente precisa ir presencialmente à agência para abrir sua conta e realizar alguns procedimentos, na digital isso não é necessário.

 

Nelas, a abertura, fechamento e todas as outras operações podem ser feitas digitalmente, seja pelo site da organização ou pelo seu aplicativo. Dentre suas principais funcionalidades, podemos destacar as seguintes:

 

  • Pagar contas e boletos;
  • Fazer e receber transferências;
  • Depositar dinheiro;
  • Acompanhar seu extrato financeiro;
  • Fazer recarga de celular.

 

Algumas instituições podem oferecer um cartão de crédito e/ou débito para que seus clientes consigam movimentar o saldo de sua conta digital. Ainda, a cobrança por uma taxa pelo recurso também irá variar. Mas normalmente, elas são bem menores do que as aplicadas em instituições antigas - ou até mesmo isentas.

 

Muitos estranham ou desconhecem, mas as contas digitais também permitem o saque do dinheiro. Para isso, é necessário checar com a instituição qual é a rede de caixas e terminais com a qual ela tem acordo e usar o cartão de débito para fazer o saque.

 

Quais as vantagens da conta digital?

Em entrevista ao UOL, o diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, Thiago Chueiri, afirma que ter uma conta digital significa ter controle total sobre suas finanças na palma de sua mão.

 

Além de poder realizar tudo o que precisa diretamente por seu aparelho celular, essas contas trazem outros enormes benefícios. Veja alguns dos principais:

 

Praticidade e comodidade

As contas digitais permitem qualquer tipo de operação, transação ou procedimento de maneira completamente online. Seus clientes não precisam se deslocar até uma agência, esperar um longo tempo até ser atendido e ainda correr o risco de demorar para conseguir finalizar o que deseja.

 

Tudo pode ser feito pela internet, no conforto de seu lar e diretamente pelo celular ou computador. A praticidade e comodidade deste serviço é enorme, não há como negar.

 

Para auxiliar, cada vez mais as empresas vêm investindo e focando em transformar a experiência do usuário na melhor possível, com sistemas intuitivos e fáceis de serem navegados.

Segurança

Esse é um dos maiores questionamentos que cercam as contas digitais, mas elas são de fato muito seguras. Inclusive, mais ainda do que muitas instituições mais tradicionais.

 

É normal ver essa preocupação diante de tantas notícias envolvendo vazamento de dados. Contudo, os bancos digitais desenvolvem enormes medidas e ferramentas protetivas para garantir a segurança dos dados dos clientes.

 

A criptografia é presente em todo o sistema. Junto, são oferecidos mecanismos de verificação em duas ou mais etapas como forma de garantir ainda mais segurança para toda conta digital.

 

Menos burocracia

Toda a burocracia que envolve uma conta digital é muito menor em comparação com as pertencentes às instituições tradicionais. Além de permitirem a resolução de qualquer procedimento online, podem ser acessados a qualquer hora do dia. Inclusive, aos finais de semana sem limitação de horário.

 

Os clientes não precisam se adequar à jornada de funcionamento das agências físicas para o que precisarem, muito menos ficar em busca de caixas que estejam abertos.

 

Caso queiram abrir uma nova conta, fechá-la, começar um novo investimento, transação ou qualquer outro processo, tudo pode ser feito à distância.

Maior economia

Os bancos tradicionais demandam de um grande custo para manterem suas agências físicas, além do gasto habitual com os funcionários. Isso faz com que os clientes tenham que arcar com maiores gastos com taxas, juros de cartões, dentre muitos outros.

 

Nos bancos online, o cenário é completamente diferente. Não há a necessidade de arcar com esses gastos das agências, assim como a quantidade de profissionais exigidos presencialmente para atender os clientes em agências espalhadas por cada cidade.

 

Por isso, a conta digital oferece uma maior economia a seus usuários, com taxas altamente reduzidas ou, até mesmo, zeradas, dependendo da instituição.

 

A conta digital é segura?

Muitos desconfiam, mas a conta digital é altamente segura. Tanto em relação ao seu dinheiro quanto em seus dados fornecidos.

 

Assim como qualquer outra instituição e, especialmente aquelas que operam 100% no ambiente online, são desenvolvidos diversos mecanismos de segurança como forma de proteger as informações dos consumidores.

 

Fora isso, existem muitos outros pontos e normas que, por incidirem na operação dos bancos digitais, servem como medidas ainda mais relevantes em questão de segurança. Veja alguns:

 

Conta digital é regulamentada pelo Banco Central

Assim como as outras organizações, todos os bancos online no Brasil são regulamentados pelo Banco Central (BC).

 

Na prática, isso garante que as contas digitais sejam protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), em qualquer problema que possa surgir na oferta de seus serviços.

 

Como exemplo, em 2018, o BC interveio em uma ação com um banco digital nacional para garantir que nenhum cliente fosse prejudicado, após rumores sobre a quebra da fintech.

Normas estabelecidas pelo CMN

Em conjunto, o Conselho Monetário Nacional (CMN) também é um forte regulador das operações dos bancos digitais. Ele determinou uma série de regras para seu funcionamento, descritas na resolução 4658.

 

Dentre as normas estabelecidas, está a obrigatoriedade da elaboração de uma política de segurança cibernética. Ela deve conter definições de requisitos para a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e processamento.

 

Além disso, a resolução também deixa clara a necessidade da criação de controles e sistemas cada vez mais robustos, como medida protetiva contra ataques cibernéticos.

 

Todas essas medidas foram desenvolvidas como forma de garantir a máxima segurança dos clientes que abrirem uma conta digital nessas instituições.

 

Como abrir uma conta digital?

Cada instituição possui seu próprio processo para abrir uma conta digital. Apesar disso, é unânime que em qualquer caso, o cliente consiga abrir 100% de forma online, sem precisar sair de casa.

 

Normalmente, a conta digital pode ser aberta tanto no site da instituição quanto no aplicativo – sendo este último o meio mais utilizado. Serão exigidos alguns documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço e nome completo dos pais.

 

Para enviá-los, o cliente deverá tirar uma selfie segurando os documentos ao lado do rosto, como forma de garantir a veracidade das informações fornecidas. Todos serão analisados e, em média, retornados dentro de cerca de uma semana com a aprovação ou recusa.

 

Se tudo estiver certo, a conta digital já será aberta. Caso o cliente deseje um cartão de crédito, a instituição também realizará uma análise de crédito para avaliar seu histórico como comprador.

 

Caso seja negado, a função débito ainda poderá ser concedida para pagamentos à vista ou para realizar saques em caixas correspondentes. É um processo simples e com muito menos burocracia do que o visto em outras instituições.

 

Basta entrar em contato com o banco desejado e se informar sobre o que será solicitado. De qualquer forma, você terá sua conta digital de forma rápida e descomplicada.

 

Conclusão

A conta digital se popularizou e ganhou força dentre os consumidores em diversos países. Sua menor burocratização e praticidade no dia a dia são algumas das maiores vantagens que justificam seu forte crescimento.

 

Com sua regulamentação por importantes instituições, como o Banco Central e o CMN, a proteção dos dados dos clientes é assegurada.

 

Mesmo diante de notícias envolvendo ataques cibernéticos, os sistemas e ferramentas operacionais são constantemente atualizados e rebuscados, de forma que se mantenham eficientes na garantia da segurança das informações. Medidas que tornam as contas digitais excelentes opções bancárias.

 

Em nosso blog, temos outros artigos sobre os meios de pagamento eletrônico. Dê uma olhada e compartilhe este texto nas redes sociais.