Blog

O mercado financeiro é vital para a movimentação da economia de todos os países. Seu funcionamento envolve inúmeros personagens, empresas, leis e muitas outras regras e negociações. Muitas pessoas sabem sobre a importância e cuidado ao se fazer um investimento, seja em fundos, ações ou mesmo em moedas internacionais, mas não entendem a fundo como funcionam e porque possuem tanta relevância. Esses são apenas alguns dos itens que integram o mercado financeiro. Na prática, ele é muito mais amplo e complexo do que muitos pensam, e por isso acaba sendo visto como um setor restrito às pessoas que entendem seu funcionamento e como usá-lo a seu favor. Mas não se engane. Por mais difícil que possa parecer, todos precisamos entender, pelo menos um pouco, sobre a dinâmica desse mercado. Afinal, ele impacta diretamente a vida de todos e, principalmente, nossas finanças. Sem falar naqueles que desejam aumentar sua renda apostando nos investimentos. Neste texto, iremos ajudá-los a entender, de uma vez por todas, o que é o mercado financeiro e como ele funciona. Especialmente, como a transformação digital que estamos vivenciando fortemente nos últimos anos está impactando esse setor e, os benefícios que traz para as empresas e os próprios consumidores. Veja os tópicos que serão abordados:

● O que é o mercado financeiro?

● Quais as divisões do mercado financeiro?

● Quais os tipos de investimento no mercado financeiro?

● Qual a importância da transformação digital no mercado financeiro?

● Quais as mudanças no mercado financeiro com a transformação digital?

 

Vamos começar.

 

O que é o mercado financeiro?

O mercado financeiro é um ambiente de negociações de compra e venda de produtos, ações, títulos, câmbio e mercadorias em geral. Graças a ele, toda a economia de um país é movimentada, podendo ainda facilitar trocas entre diferentes países e fortalecer as relações comerciais internacionais. Na prática, essas negociações sempre envolvem duas pessoas que, por terem interesses parecidos ou iguais sobre determinado assunto, firmam um acordo de benefício mútuo. Dentre os casos mais comuns, estão negociações envolvendo duas pessoas físicas, duas empresas ou uma mistura entre os dois. Nos casos onde a negociação não ocorre de forma direta, é muito comum que as partes contem com um intermediador para facilitar o acordo. Esse é o caso de vendas de títulos públicos, ações ou fundos de investimentos, por exemplo. No mercado financeiro, sempre há um jogo de interesse por trás de toda negociação. Na maioria das vezes, está relacionado a um aumento na renda do investidor e um maior lucro constante. Isso claro, sem que a outra parte envolvida não deixe de ser beneficiada.

Como funciona?

A grande proposta do mercado financeiro é aproximar agentes por meio dos mais variados tipos de investimentos. Porém, as partes envolvidas não precisam estar conectadas diretamente para alcançar esse objetivo. Um dos exemplos mais comuns que ilustra isso com facilidade são os investimentos bancários, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Nesse caso, o investidor fornece dinheiro à instituição bancária para que seja usado como um empréstimo à outra empresa que necessite de um capital de giro. Para que todas essas negociações ocorram de forma eficiente, é claro que existem leis regulatórias a serem seguidas. Existem diversos órgãos internacionais responsáveis por fornecer essas diretrizes e fazê-las serem cumpridas. Dentre eles, alguns dos mais importantes são: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). Esse mercado funciona sob uma lógica muito simples. Aqueles que possuem condições financeiras, emprestam para outras pessoas ou instituições, para receber o pagamento com juros. Por isso que muitos consideram o mercado financeiro como extremamente complexo e restrito àqueles que o entendem. Participar desses investimentos não é tão fácil, e exige grande planejamento e organização financeira para evitar prejuízos e perda de dinheiro. Mas não desanime. É possível descomplicar toda essa dinâmica e conhecer um pouco mais sobre seu dia a dia. O primeiro passo é entender as divisões que compõem esse mercado.

 

Quais as divisões do mercado financeiro?

Diversas instituições participam ativamente do mercado financeiro. Com um tamanho e complexidade tão grande, ele foi dividido em alguns setores para facilitar sua movimentação e firmação de acordos. São eles:

● Mercado de ações;

● De obrigações;

● Bancário;

● De câmbio;

● Derivados.

 

Vamos entender o que caracteriza cada um deles.

 

Mercado de ações

O mercado de ações, popularmente conhecido como mercado de capitais, é caracterizado pela compra ou venda de participações societárias de uma empresa. Todo esse processo é feito de forma online por meio do home broker. Ele nada mais é do que um sistema oferecido por um conjunto de empresas, permitindo a conexão de usuários ao redor do mundo. No Brasil, existe apenas uma única bolsa responsável por gerenciar o mercado financeiro de ações: a B3. No dia a dia, os investidores podem negociar ações, títulos e muitos outros derivados das empresas. Ainda, existem duas principais subdivisões de processos no dia a dia dos investidores que atuam nesse mercado. São elas:

● Mercado primário: quando as ações de uma empresa são emitidas (seja diretamente ou por meio de uma oferta pública);

● Secundário: quando os investidores compram e vendem suas ações para outros investidores.

 

Mercado de obrigações

Esse modelo de mercado é caracterizado pela compra de títulos de dívidas de empresas ou, também, pela compra de títulos do Tesouro Direto. Aqui, os investidores negociam recursos para que empresas possam conseguir capital de giro e crescer. No geral, o mercado de obrigações, também conhecido como mercado de dívida, abrange principalmente operações de financiamento, empréstimo e arrendamento.

Mercado bancário

O mercado bancário é um dos mais populares, especialmente no Brasil. Os bancos brasileiros possuem uma enorme abrangência, classificados dentre as instituições nacionais mais importantes e com maior peso para a economia. Esse título se deve principalmente devido à sua segmentação de atuação pela renda e patrimônio aplicado em seus produtos financeiros, divididas em: private bank; alta renda e varejo. Para comprovar, um relatório disponibilizado pelo Banco Central do Brasil em 2019 mostrou que as cinco maiores instituições nacionais eram responsáveis por 84,8% das operações de crédito ou empréstimo do país.

Mercado de câmbio

O mercado de câmbio é, de certa forma, mais especializado em relação às anteriores. Ele atua diretamente sobre as moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentá-las. Na prática, os mais interessados por esse mercado são empresas que trabalham ativamente na importação ou exportação de produtos e que, precisam necessariamente negociar preços em diferentes moedas. Esse mercado é um dos exemplos que, normalmente, conta com intermediários nas negociações. No Brasil, os bancos e corretoras de câmbio são os grandes participantes desse mercado.

Mercado de derivativos

Por fim, o mercado de derivativos abrange os contratos que derivam de outros ativos, como os mercados de futuros, opções e swaps, por exemplo. Cada um deles possui suas características e procedimentos. Se analisarmos o mercado de futuros, os investidores podem proteger seus produtos contra as oscilações de preços. Enquanto no mercado de opções, por sua vez, os investidores podem projetar seu capital investido em ações.

 

Quais os tipos de investimento no mercado financeiro?

Todos os investimentos do mercado financeiro visam o lucro. A única diferença é que existem diferentes estratégias, mais ou menos agressivas, para alcançar esse objetivo. Por isso, existem dois principais tipos de investimentos: os que trazem uma renda fixa e variável. Veja as características de cada um deles.

Investimento de renda fixa

O primeiro deles, como seu nome diz, é voltado àqueles que desejam conquistar rendimentos mais estáveis e pré-determinados. Esse modelo proporciona que os investidores consigam prever o rendimento que terão e, ainda, qual fórmula será utilizada. Todo investimento de renda fixa possui um prazo para ser feito e, após esse período, o valor investido é devolvido com o acréscimo de juros. Já o valor de rentabilidade, por sua vez, pode ocorrer de forma pós fixada, prefixada ou híbrida. Um dos investimentos de renda fixa mais comuns é justamente o CDB, que é atrelado a títulos de dívida de instituições bancárias. Mas além dele, outro tipo que vem ganhando grande destaque é o tesouro direto, considerado como um dos mais seguros do mercado.

Investimento de renda variável

O investimento de renda variável, por sua vez, envolve um cenário incerto, onde o investidor não terá certeza da renda que terá na aplicação. Ao final, é possível que ele tenha um lucro ou, infelizmente, perda de seu dinheiro. O mercado de ações é o grande exemplo desse tipo de investimento. Esse mercado possui uma forte característica de inconstâncias, ou seja, as ações podem mudar rapidamente e fazer com que os investidores ganhem ou percam dinheiro em questão de segundos. Por isso, é extremamente importante ter consciência dessa volatilidade antes de investir seu dinheiro nesse modelo e, principalmente, ter uma boa reserva financeira caso as aplicações não gerem o resultado esperado.

 

Qual a importância da transformação digital no mercado financeiro?

As enormes transformações digitais que estamos presenciando nos últimos anos foram extremamente importantes para o crescimento do setor financeiro, sua automatização, otimização e melhor performance para as empresas e os clientes. Do lado organizacional, podemos citar inúmeros avanços proporcionados pela tecnologia: desde novas formas de pagamento eletrônico como o PIX até novas empresas que operam completamente de forma online. Já do lado do consumidor, o que temos visto é uma nova tendência, comportamento e preferências de compra. Nessa nova era digital, temos um consumidor muito mais exigente, que deixa explícito sua necessidade por produtos e serviços práticos, otimizados e com enorme qualidade. Não é de se espantar, por exemplo, que grande parte do público mais jovem tem demonstrado maior interesse pelas fintechs ou bancos digitais do que os tradicionais, por exemplo. A possibilidade de ter informações em tempo real e em qualquer lugar, foi o grande avanço impulsionado pelas novas tecnologias. Em conjunto, também forçou uma brutal ruptura no setor, fazendo com que as instituições tivessem que se adaptar a esse cenário para garantir seu funcionamento e status em meio à competitividade do mercado. A transformação digital no mercado financeiro está cada vez mais forte e, especialmente, trazendo enormes benefícios para as instituições e seus clientes.

 

Quais as mudanças no mercado financeiro com a transformação digital?

O uso intensivo da tecnologia no mercado financeiro impulsionou uma série de mudanças no dia a dia das organizações. Dentre elas, as principais estão relacionadas à entrega de produtos, processos e atendimento ao cliente. No primeiro ponto, a transformação digital possibilitou o desenvolvimento de novos produtos completamente diferentes dos que já existiam no mercado. Em todos eles, a principal característica foi a busca pela otimização do serviço prestado e que atendesse às necessidades dos clientes, prezando por uma maior satisfação e sua consequente fidelidade. Ainda, essas tecnologias aliadas aos novos serviços visam uma maior otimização da rotina das empresas, simplificando diversas atividades que antes eram descentralizadas ou, até mesmo, predominantemente manuais. Como consequência, tudo isso contribui para um melhor atendimento ao cliente, que encontrará a tão desejada praticidade nessas empresas.

 

Como a Moneta se destaca no mercado financeiro?

A Moneta é a empresa mais capacitada no mercado de trabalho para prover as melhores tecnologias em sistemas de pagamento, analítica e transformação digital. Ao conhecer a fundo cada negócio, suas necessidades e demandas, nossas soluções otimizam a rotina dos departamentos e, consequentemente, contribuem para uma maior produtividade. O NCR Authentic, aliado ao Sentinel, que são ferramentas transacionais, permitem que as empresas tenham uma série de informações altamente importantes para a análise e criação de estratégia do negócio. Ao acessá-lo, é possível identificar de onde veio a transação, histórico, o caminho percorrido, se o CPF está ligado a outras fraudes, dentre muitos outros dados de maneira a autorizar uma determinada transação. Quando usadas em conjunto com nossas outras ferramentas, as empresas têm mais segurança em seus meios de pagamento. Para conhecer mais sobre nossas soluções, entre em nosso site e confira como podem ajudar o seu negócio.

 

Conclusão

Os mecanismos por trás do funcionamento do mercado financeiro são meticulosamente pensados para garantir sua eficiência e, contribuir para que tanto as empresas quanto a população sejam beneficiadas. Mesmo que você não seja dono de uma empresa, é importante que entenda como esse mercado funciona para que consiga gerenciar suas finanças e, ainda, saiba onde investir seu dinheiro, caso deseje. Em nosso blog, temos outros artigos sobre tudo que envolve o mercado financeiro. Continue sua visita e compartilhe este texto nas redes sociais.