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A Black Friday se tornou uma data ansiosamente aguardada por muitas pessoas, para que consigam adquirir os mais diversos produtos e serviços por atrativos descontos.

 

Do outro lado, também é considerada por muitas empresas como uma excelente oportunidade para alavancarem suas vendas.

 

O evento funciona como uma vitrine para as organizações, onde podem atrair uma maior quantidade de clientes no período. Com o crescimento do e-commerce, principalmente durante a pandemia, as oportunidades para se destacarem e aumentarem sua produtividade são potencializadas.

 

Em 2019, por exemplo, o e-commerce faturou R$ 3,2 bilhões, segundo a Ebit|Nielsen, superando a receita do ano anterior que já havia surpreendido por ter conquistado R$ 2,6 bilhões.

 

Em 2021, os resultados se mostram ainda melhores. De acordo com dados divulgados pela Neotrust, foram realizadas 78,5 milhões de compras online apenas nos três primeiros meses do ano. O número representa um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Diante de resultados altamente positivos, as perspectivas para o e-commerce na Black Friday deste ano, são enormes. Por isso, neste texto explicaremos como funciona esta data, as vantagens que sua empresa pode conquistar e, como se preparar para o grande dia.

 

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • Como funciona a Black Friday?
  • Black Friday no Brasil;
  • Quais as vantagens da Black Friday?
  • Dicas para potencializar as vendas na Black Friday.

 

Vamos começar.

 

Como funciona a Black Friday?

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio internacional. Organizada anualmente no mês de novembro, é o período no qual as empresas costumam oferecer descontos únicos e altamente atrativos de seus produtos ou serviços, com o objetivo de aumentarem suas vendas e produtividade.

 

O evento pode ocorrer tanto nas lojas físicas quanto online. Dentre elas, o comércio eletrônico certamente é o que mais se beneficia nessa época. Afinal, consegue atingir um maior número de consumidores não apenas no país, mas também internacionalmente, dependendo do negócio.

 

Criada na década de 60, nos Estados Unidos, a Black Friday não surgiu com o propósito que vemos atualmente. Na época, a data fazia referência à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, quando acontecia um jogo clássico do futebol americano universitário.

 

Apesar disso, os comerciantes já aproveitavam a data para aumentarem suas vendas devido à popular celebração e ao alto movimento nas ruas. Com o passar dos anos, a estratégia passou a ser utilizada cada vez mais no país, vista como uma excelente oportunidade de vendas pelos comerciantes.

 

Hoje, o evento é celebrado em diversas regiões, conquistando cada vez mais pessoas pelos descontos imperdíveis que, em muitas lojas, só são ofertados nessa época.

 

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday começou a se popularizar em 2010, mas ainda com pouca adesão no comércio nacional. Com o passar dos anos, contudo, os benefícios do evento para o comércio foram rapidamente sentidos, fato que impulsionou sua popularidade dentre lojas dos mais diversos segmentos e tamanhos.

 

Assim como nos Estados Unidos, a data é celebrada oficialmente na última sexta-feira de novembro. Mesmo assim, diversos estabelecimentos expandem o período de descontos de seus produtos e serviços, para que consigam aumentar ainda mais suas vendas.

 

A cada ano, cada vez mais empresas aderem à Black Friday, com resultados excelentes para o comércio nacional.

 

Em 2019, por exemplo, foi registrado um faturamento de cerca de R$ 3,2 bilhões, segundo um estudo de tendências realizado pelo Google. O sucesso foi maior do que no ano anterior, que já havia superado as expectativas ao ter faturado R$ 2,6 bilhões.

 

Na pandemia, o cenário se tornou ainda mais positivo para o sucesso de vendas devido ao aumento das compras online. De acordo com uma pesquisa do Mastercard SpendingPulse, as vendas do varejo no país cresceram 75% em 2020, apenas em maio, em relação ao mesmo período de 2019.

 

Todos os dados comprovam que, no Brasil, a Black Friday se tornou um dos eventos mais aguardados do ano para alavancar as vendas.

 

Quais as vantagens da Black Friday?

A principal vantagem da Black Friday para as empresas é aumentar seu número de vendas. Mas além disso, o evento também é uma excelente oportunidade para alavancar e fidelizar a imagem da marca no mercado e conquistar consumidores de diversas regiões por meio de seus canais digitais.

 

São inúmeras vantagens para o seu negócio que, podem ser conquistadas com êxito por meio de estratégias bem elaboradas. Veja em detalhes cada um desses benefícios:

 

Aumento das vendas

A Black Friday é a época ideal para que os comércios aumentem suas vendas por meio de descontos e promoções únicas.

 

Em teoria, a proposta do evento é trazer uma grande variedade de ofertas e descontos ao longo das 24 horas da sexta-feira. Mesmo que a loja costume oferecer tais ofertas usualmente, elas se tornam ainda mais atrativas nesse período.

 

O que vemos na prática, contudo, é uma extensão dessas promoções pelo comércio. Seja durante dois dias ou incluindo até mesmo todo o final de semana.

 

A estratégia no Brasil traz tanto sucesso que, como prova disso, o número de compras por aplicativo feitas em 2019 nesse período superaram as feitas nos Estados Unidos, país onde o evento foi criado.

 

Fidelizar a marca

Fidelizar a marca no mercado perante uma boa imagem, requer uma série de estratégias de destaque. Neste objetivo, a Black Friday pode se tornar uma excelente auxiliadora.

 

Muitos consumidores costumam adquirir produtos ou serviços de companhias com as quais estão acostumados. Contudo, com descontos e promoções atrativas, muitos podem descobrir sua empresa e, voltar a procurar os serviços e produtos ofertados futuramente. Principalmente, com um atendimento próximo e de qualidade que satisfaça às suas necessidades.

 

Segundo uma pesquisa do Google compartilhada no portal Think With Google, 78% das pessoas voltam a comprar na loja após efetuarem a primeira compra pela Black Friday.

 

Conquistar mais clientes

A Black Friday é feita para que todos consigam adquirir diversos produtos e serviços, a preços bem inferiores. Isso faz com que se torne uma ótima oportunidade para que as empresas conquistem mais consumidores.

 

Com os constantes avanços tecnológicos e a popularização do e-commerce, esse alcance se torna ainda maior. Hoje, a presença online se torna indispensável para que os vendedores continuem operando, crescendo e atraindo cada vez mais usuários de diversas regiões.

 

Por isso, é importante investir nos canais digitais e redes sociais durante esse evento. Assim, mais pessoas poderão ter acesso aos descontos oferecidos.

 

Dicas para potencializar as vendas na Black Friday

A Black Friday já caiu no gosto popular em diversos países. Seus benefícios para o comércio são inegáveis, mas conquistá-los depende de uma excelente estratégia de destaque frente à ampla concorrência no universo online.

 

Para potencializar seu negócio durante o evento, é necessário oferecer descontos reais aos seus consumidores, se certificar de que o estoque está completo, capacitar seus funcionários para lidarem com a alta demanda e, acima de tudo, oferecer a maior quantidade possível de meios de pagamento.

 

Vamos abordar cada uma dessas dicas em detalhes.

 

Ofereça descontos reais

No Brasil, a Black Friday já foi popularmente apelidada de “Black Fraude”, pela tentativa de inúmeros lojistas enganarem seus clientes. A famosa “metade do dobro”, quando elevavam os preços de seus produtos antes do evento para, depois, baixarem novamente sob o pretexto de que estavam em promoção.

 

A prática é um verdadeiro tiro no pé de qualquer comerciante. Hoje, os consumidores estão muito mais atentos, pesquisando e comparando os mesmos produtos em diversas lojas até encontrarem o mais barato.

 

Maquiar descontos fará com que seu negócio tenha uma péssima imagem no mercado, diminuindo e afastando o número de clientes interessados. Por isso, sempre ofereça promoções reais aos consumidores.

 

Se acreditar que diminuir o preço trará mais prejuízos do que benefícios, é melhor optar por não participar do evento ao invés de tentar enganá-los. Busque alternativas como negociar com seus fornecedores ou, ainda, ter uma margem de lucro menor.

 

Afinal, a Black Friday não trará apenas retornos imediatos. Uma boa estratégia e experiência de venda pode fazer com que os clientes voltem a buscar seu negócio futuramente.

 

Prepare seu estoque

O estoque de seus produtos deve estar muito bem-preparados para a Black Friday. Para que consiga atender à alta participação e ao aumento de vendas, é importante garantir que tenha tudo o que precisa com meses de antecedência.

 

Dê preferência pelos itens que vêm sendo mais procurados recentemente. Ou, ainda, busque resgatar algum que tenha tido grande volume de venda e possa ser novamente destacado.

 

Um bom controle de estoque, contudo, deve ser uma prática corriqueira em todo negócio, não apenas com foco na Black Friday. Para isso, os gerentes devem acompanhar o giro de seus produtos, retornos dos clientes e, o que ainda estão buscando e que pode ser atendido.

 

Treine os funcionários

Seja nas lojas físicas ou no e-commerce, todos os funcionários devem ser treinados e estarem preparados para lidar com a alta demanda da Black Friday.

 

O atendimento via telefone, redes sociais, e-mail e presencialmente, definitivamente, será maior. Sem o devido preparo, o evento pode rapidamente sair do controle, deixando os clientes sem a devida atenção e entrega dos produtos que buscam.

 

Uma experiência de compra eficiente e próxima faz toda a diferença para que o consumidor volte a procurar pelo negócio. Em uma pesquisa realizada pela Hibou, 94% dos entrevistados confirmam que um bom atendimento ao cliente é fundamental para qualquer empresa.

 

Ofereça diversos meios de pagamento

A baixa diversidade de meios de pagamento oferecida por um negócio, é sinônimo de decretar sua falência.

 

Hoje, é imprescindível que as empresas possuam mais de um método para que os clientes adquiram seus produtos. Desde o dinheiro físico, que ainda é o preferido por algumas pessoas, até opções mais tecnológicas como o Pix.

 

Essa estratégia se torna ainda mais importante na Black Friday. Quanto mais opções tiverem, maiores as chances de a companhia atrair mais clientes e, ainda, de voltarem a comprar novamente no mesmo local.

 

Atenção ao frete e ao prazo de entrega

Muitos clientes deixam de finalizar uma compra devido à fretes altos ou, prazos de entrega longos. Na Black Friday, é importante verificar essas informações para trazer preços e tempos que sejam condizentes com a proposta do evento.

 

Como o movimento será maior, os gerentes devem se organizar antecipadamente para que todos os pedidos sejam atendidos devidamente, sem atrasos ou com altas cobranças de entrega.

 

Podem parecer detalhes, mas na prática, farão toda a diferença para uma melhor experiência de compra, satisfação e, principalmente, conquista do consumidor para que volte novamente.

 

Conclusão

A Black Friday é uma data muito importante para a movimentação do comércio mundial. Qualquer loja pode participar deste evento, seja fisicamente ou por meio de sua plataforma.

 

Seja qual for o caso, o que irá determinar o sucesso de vendas diante da crescente concorrência é o planejamento antecipado e as estratégias utilizadas. Siga as dicas que recomendamos e, acima de tudo, priorize uma experiência única aos seus clientes.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros artigos sobre os meios de pagamento. Dê uma olhada e compartilhe este texto nas redes sociais.