Blog

Muitos especialistas em segurança digital recomendam aos usuários trocar de senha com uma determinada frequência. Ainda, elaborá-las com combinações diferentes entre símbolos, letras e números, como forma de garantir uma proteção ainda maior.

 

Por mais que seja de fato, uma medida eficaz, grande parte das pessoas não a segue. Pelo menos, não da forma ideal.

 

Com tanta diversidade de sites, serviços digitais e lojas online, cada indivíduo pode criar diversas senhas para se cadastrar em cada um deles. A memória, para muitas pessoas, dificulta memorizá-las, fazendo com que busquem alternativas de utilizar uma mesma senha para diversos canais.

 

É uma prática muito comum, mas altamente perigosa. Afinal, imagine se essa senha é vazada ou roubada, o criminoso terá acesso a todas as suas contas. Até mesmo bancárias, se for o caso.

 

A confusão é iminente. Se o usuário criar uma senha simples e fácil de ser lembrada, correrá maior risco de ser roubada. Caso crie uma complexa e diferente para cada lugar, poderá se esquecer se não armazená-las corretamente.

 

Então, qual o caminho ideal? Como é possível ter criatividade para criar uma senha forte, segura e sem risco de esquecê-la quando for trocá-la? Ainda, com qual frequência essa estratégia deve ser feita?

 

Vamos descobrir todas essas perguntas ao longo do texto. Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

  • Qual a importância em ter e manter uma senha?
  • Quais os cuidados que devemos ter com a senha?
  • Como criar uma senha forte?
  • Como armazenar uma senha de forma segura?
  • Com qual frequência devo trocar de senha?

 

Vamos começar.

 

Qual a importância em ter e manter uma senha?

Toda senha é extremamente importante para manter a segurança dos dados ou contas pessoais. Elas servem como uma camada de proteção para dificultar invasões de pessoas que não sejam os donos de um determinado cadastro.

 

Por mais seguras e fortes que possam ser, sua vulnerabilidade é ocasionada pelos próprios usuários na grande maioria das vezes. Seja compartilhando elas com outras pessoas ou, como abordamos acima, utilizando a mesma para diversos fins.

 

Caso o código seja descoberto, não há nenhum sistema de segurança que evite o estrago. Afinal, o acesso à conta teria sido de forma “legítima”, e não por tentativas de driblá-los ou roubá-los.

 

Por isso, uma senha forte é a melhor barreira a ser criada contra diversos tipos de crimes cibernéticos. Isso foi corroborado pelo investigador de segurança da Equipe Global de Pesquisadores e Analistas da Kaspersky Lab, David Jacoby.

 

Segundo o especialista, é importante que as pessoas entendam a importância de criar e manter senhas fortes para sua segurança. E que, ao contrário do que muitos pensam, tal força não está relacionada com sua complexidade, mas sim exclusividade.

 

Quais os cuidados que devemos ter com a senha?

Os principais cuidados que todo usuário deve ter com suas senhas são: evitar de utilizar a mesma combinação para várias plataformas e, de forma alguma, compartilhá-las. Independente de com quem for.

 

Infelizmente, uma grande quantidade de pessoas ainda usa a mesma senha para diversos cadastros. Isso foi comprovado em um estudo feito pela Kaspersky Lab e da CORPA, o qual mostrou que 41% dos brasileiros administram todas as suas contas online usando até três senhas.

 

Pode parecer prático, mas a vulnerabilidade desse ato é enorme. Diversos crimes digitais são feitos por softwares que testam o máximo de combinações possíveis em uma velocidade alta, até que consigam quebrar uma senha.

 

O sucesso desses golpes se dá também pois, muitas senhas são criadas com um código simples e fácil de ser descoberto. Muitos sites compartilham dicas de como elaborar uma senha no momento em que o usuário a está criando, mas mesmo assim, o resultado acaba gerando um código fraco.

 

Em relação ao compartilhamento, essa também é um dos piores comportamentos que impacta negativamente na segurança dos dados. Ainda segundo a mesma pesquisa citada, 44% dos brasileiros já compartilharam a senha de seus smartphones com outras pessoas.

 

Mesmo que seja com alguém conhecido, ela também poderá ficar vulnerável a ataques cibernéticos se não cuidá-las.

 

Você nunca terá 100% de controle sobre a forma na qual a pessoa lidará com essa informação. Principalmente, levando em consideração a reutilização de uma mesma senha para diversos fins. A cada invasão feita, mais informações terá sobre você, aumentando consequentemente os riscos que poderá sofrer.

 

Como criar uma senha forte?

Segundo a Kaspersky Lab, existem quatro dicas que podem contribuir para a criação de uma senha forte. Elas envolvem desde determinar uma parte fixa, até combinar diferentes letras e símbolos. Vamos entender melhor.

 

Uma senha forte deve ter uma parte fixa, que não mude. Use como inspiração a letra de uma música, frase que aprecie, ou alguma fala famosa de um filme, como exemplo. Uma vez escolhida, pegue a primeira letra de cada uma delas e, adicione um caractere especial entre elas (@!/&).

 

Esse é apenas um exemplo prático para mostrar como uma senha forte pode ser criada. Em suma, não pode conter apenas letras, números ou símbolos, mas sim uma combinação entre esses diversos elementos.

 

Aqui, ressaltamos a importância da exclusividade, e não apenas da complexidade. Para isso, busque associar cada senha com o canal no qual for inseri-la.  É possível, por exemplo, utilizar a primeira letra da plataforma ao criar sua senha. Assim, será mais fácil lembrá-la.

 

Frases inteiras também são excelentes opções ao criar uma senha forte. Se aproveite das dicas acima de inspirações em filmes ou séries, como exemplo, e insira os caracteres no meio da sentença.

 

Para alguém de fora, poderá parecer sem sentido e, até mesmo, muito mais difícil de ser descoberta. Mas, para o usuário, será um código que lhe faz completo sentido, fácil de ser associado.

 

Como armazenar uma senha de forma segura?

Armazenar a senha de forma segura é uma das principais dúvidas dos usuários. Muitos mantêm a preferência pelo papel, contudo, a prática não é nada eficaz. Além de correr o risco de perdê-la facilmente, também permite que outros a roubem e acessem seus dados.

 

Outros, confiam em suas memórias para guardá-las. Mesmo assim, com a correria do dia a dia e todas as responsabilidades e tarefas que temos que lidar, a chance de se esquecer dela também é grande.

 

Dessa forma, a melhor forma de armazenar uma senha com segurança é de forma online. Mais especificamente, por meio de um gerenciador de senhas.

 

Como funciona um gerenciador de senhas?

O gerenciador de senhas é uma ferramenta que permite que os usuários guardem seus dados de login em um espaço criptografado. Ele oferece uma maior segurança de armazenamento, evitando maiores riscos de que sejam vazados.

 

Normalmente, os gerenciadores são aplicativos ou extensões do navegador que, inclusive, sugerem códigos de senhas a serem cadastrados para auxiliar os usuários.

 

Para acessá-lo, é necessário somente se lembrar da “senha mestra”, ou seja, a que será cadastrada no login. Após, você conseguirá anotar todas as outras senhas e guardá-las com segurança, sem que tenha que se recordar de outras combinações mais complexas.

 

Além de proporcionar uma enorme segurança por funcionar, em uma comparação, como um cofre digital, um gerenciador de senhas é uma ferramenta prática para o dia a dia.

 

Isso pois muitas plataformas costumam exigir certas regras de senhas. Seja pelo número mínimo de caracteres, ou pela obrigatoriedade de números ou símbolos. Com tanta diversidade, não há com o que se preocupar em decorar cada uma delas usando um gerenciador.

 

É importante ressaltar, no entanto, que nem mesmo o gerenciador é 100% imune à ataques. Nenhum software ou ferramenta é capaz de garantir proteção total, por isso, deve-se sempre se lembrar de mantê-los atualizados e, acima de tudo, atualizar sua senha frequentemente.

 

Com qual frequência devo trocar de senha?

Não existe uma resposta exata para essa dúvida. Ao mesmo tempo em que não é recomendado permanecer com a mesma senha por muito tempo, tampouco é trocá-la em um curto espaço de tempo.

 

Afinal, como mencionamos, nenhuma ferramenta é 100% segura. Até os próprios hackers estão constantemente evoluindo seus métodos de roubos de dados, acompanhando a evolução tecnológica da cibersegurança.

 

Em linhas gerais, é importante trocar de senha com frequência, segundo o que cada usuário considerar ideal. Mas acima de tudo, o que deve prevalecer como forma de proteger os dados pessoais é se preocupar na criação de senhas fortes e, armazená-las nos locais ideais como o gerenciador de senhas.

 

Lembre-se de evitar senhas apenas numéricas ou com palavras, optando pela mistura de ambos. Sempre que possível, crie uma que seja longa, de preferência com associação a algo que seja familiar à você.

 

Por fim, nunca repita a mesma senha em mais de um canal. A praticidade pode custar muito caro no futuro.

 

Conclusão

Ter uma senha forte e atualizá-la frequentemente é uma das melhores estratégias para garantir a segurança de seus dados. Principalmente, diante dos avanços nas tentativas de crimes cibernéticos.

 

Caso você tenha o costume de utilizar a mesma senha em diversas plataformas, mude imediatamente essa atitude. Troque por frases longas com combinações diferentes e, ainda, conte com a ajuda de um gerenciador de senhas.

 

Dessa forma, você conseguirá armazená-las em um local seguro e, sem o risco de esquecê-las.

 

Para saber mais sobre os meios de pagamento eletrônico e assuntos relacionados, dê uma olhada em nosso blog e confira nossos outros artigos.