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O marketplace é um modelo de negócios muito promissor internacionalmente. Para os consumidores, pode ser o paraíso de compras com amplas ofertas. Para as empresas, uma excelente oportunidade de abrangência e crescimento.

 

Popularizados no início dos anos 2000 no Brasil, este modelo atrai milhões de consumidores. Nos últimos anos, vem apresentando um importante crescimento, impulsionado pelo aumento do comércio eletrônico.

 

Somente em 2019, 95% dos brasileiros que realizam compras online, afirmaram terem adquirido algum produto proveniente dessas plataformas, segundo o estudo UPS Pulse of the Online Shopper.

 

Qualquer empreendedor pode se aventurar e inserir seu negócio nesse meio. Afinal, além de ser uma ótima oportunidade de ampliar as vendas, também pode contribuir fortemente para a perpetuação da empresa em meio a nova era digital que estamos vivendo.

 

Existem diversas companhias ao redor do mundo que disponibilizam esse modelo para o mercado de trabalho. A operação em conjunto com outras organizações, ao contrário do que muitos pensam, não é prejudicial ao seu negócio. Muito pelo contrário.

 

O marketplace proporciona enormes benefícios para os empreendedores, aliado à uma grande segurança para sua operação online. Neste artigo, você entenderá melhor as características de um marketplace, suas vantagens e como inserir sua empresa nesse modelo.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é marketplace?
  • Qual a diferença do marketplace para o e-commerce?
  • Quais as vantagens do marketplace?
  • Exemplos de marketplace;
  • Como vender bem em um marketplace?

 

Vamos começar? Boa leitura.

 

O que é marketplace?

O marketplace é uma plataforma que concentra várias lojas. Seja por meio de um site ou aplicativo, diversas companhias podem se cadastrar para vender seus produtos em um único meio.

 

Ele funciona como uma grande loja online, permitindo a participação de diferentes lojistas como seus parceiros de venda. É um promissor modelo de negócios onde, de um lado uma companhia oferece sua plataforma como meio de vendas e, do outro, o empresário que pode utilizar essa estrutura para atrair consumidores.

 

Em um mesmo local, os clientes podem encontrar um mesmo produto ou serviço sendo comercializado por diferentes empresas. Dessa forma, proporciona excelentes vantagens para todos os envolvidos, tanto na praticidade quanto para uma maior produtividade e crescimento das organizações participantes.

 

Como funciona o marketplace?

O modelo de negócios do marketplace é desenvolvido com foco na parceria, onde diversos lojistas podem se cadastrar para divulgar seus serviços ou produtos em uma plataforma conjunta.

 

Para que tenham um maior controle sobre a operação, os administradores do marketplace possuem acesso para gerenciar os vendedores cadastrados. Assim, conseguem monitorar de perto e verificar se estão agindo de acordo com o combinado.

 

Por parte dos clientes, o acesso é gratuito. Eles podem comparar preços e ofertas disponibilizadas por qualquer companhia, solicitar orçamentos e enviar avaliações dos profissionais.

 

Financeiramente, normalmente não é exigido nenhum tipo de taxa de inscrição ou mensalidade para que possam começar a operar. Contudo, muitos gestores ou administradores desses canais costumam cobrar comissões sobre os vendedores como forma de lucro.

 

Assim como em qualquer parceria, o cadastro em um marketplace possui suas regras. Toda empresa participante deve estar com seu negócio regularizado, com um CNPJ apropriado para vendas e geração de notas.

 

Somente após uma verificação minuciosa sobre os documentos organizacionais que o empreendedor será liberado para operar na plataforma. Ainda, todos os produtos cadastrados passam por um processo de aprovação para que possam ser vendidos sem irregularidades.

 

Alguns canais ainda oferecem benefícios a seus parceiros como forma de facilitar suas vendas. Dentre eles, um dos mais comuns é auxiliar na logística do envio dos produtos por meio de uma agência conveniada aos Correios, ou outro canal seguro que garanta a entrega do pedido.]

 

Qual a diferença do marketplace para o e-commerce?

À primeira vista, muitos costumam confundir o modelo de negócios do marketplace com o e-commerce por ambos operarem de maneira digital. Contudo, a principal diferença entre eles está justamente na quantidade de lojistas filiados funcionando em uma mesma plataforma.

 

Os e-commerces são plataformas dedicadas exclusivamente à venda de produtos ou serviços de uma única empresa. Mesmo que ofereça uma ampla diversidade de produtos, somente ela estará no comando.

 

Como consequência, isso faz com que não exista uma competição no mesmo canal. Seus concorrentes irão operar em seus próprios sites ou filiados, mas não na mesma plataforma.

 

Do outro lado, o marketplace é completamente o oposto. Ele é composto por diversos lojistas que divulgam seus produtos e serviços em uma mesma plataforma. Sendo do mesmo nicho de atuação ou não.

 

Nele, você pode encontrar produtos iguais de diferentes companhias, comparando preços, taxas e prazos para entrega como exemplo. A concorrência é maior, mas por outro lado, pode proporcionar uma maior abrangência de clientes e aumento das vendas.

 

Em uma analogia mais clara de entender, o e-commerce é como uma loja de roupas na rua. Ela pode atrair pessoas que passam pela região, quem já é cliente e aqueles que pesquisam e encontraram aquela loja.

 

O marketplace, por sua vez, é uma loja de shopping. Pode atrair tanto quem veio exclusivamente para comprar em outra loja, concorrentes, ou até mesmo consumidores que preferem sua empresa. Uma variedade muito maior de pessoas que podem se interessar pelo seu produto.

 

Quais as vantagens do marketplace?

Criar ou fazer parte de um marketplace é extremamente vantajoso. Tanto para os lojistas envolvidos quanto para os consumidores. Veja alguns dos mais valorizados dentre os empreendedores:

 

Maior visibilidade

Mesmo que tenha que enfrentar uma maior concorrência, operar em um marketplace traz uma maior visibilidade ao seu negócio.

 

Quanto maior for o número de visitas na plataforma, maior a chance de atrair mais clientes. Até mesmo, aqueles que não conheciam sua loja, mas encontraram o produto que desejavam graças à ampla oferta.

 

Ainda, o fato de estar hospedado em uma plataforma com grande autoridade, também contribui para que seja mais vista. Os resultados nas pesquisas orgânicas definitivamente serão maiores, o que só trará vantagens para o seu negócio.

 

Aumento nas vendas

O aumento no número de vendas é uma consequência direta da maior visibilidade da companhia.

 

A enorme quantidade de visitas que um marketplace recebe diariamente, aumenta as chances de os lojistas terem um crescimento de vendas de seus produtos ou serviços.

 

Ainda, é uma ótima oportunidade de elaborar estratégias de marketing que atraiam novos consumidores. Como a plataforma permite a comparação de preços entre diferentes companhias, invista em promoções ou descontos que possam favorecê-lo.

 

É uma enorme vantagem, mas que deve ser bem administrada. Tenha um bom controle do estoque para que os produtos não fiquem em falta ou, ainda, sejam vendidos sem que estejam disponíveis.

 

Redução de custos

Empreender um negócio não é barato. Contudo, em um marketplace, os custos necessários com certeza serão menores do que se o negócio operasse fisicamente.

 

Como você não será o gerente responsável pela manutenção da plataforma, os únicos custos que terá são com as possíveis comissões cobradas. Fora, é claro, com o controle e providência dos produtos oferecidos e profissionais da sua empresa.

 

Sua margem de lucro será muito maior, levando em consideração a dispensa de custos tecnológicos do site. No marketplace, você poderá direcionar seus investimentos para a própria organização.

 

Exemplos de marketplace

O sucesso do marketplace é tanto que hoje, algumas das maiores startups internacionais operam nesse modelo. Ou ainda, são gerentes de tais plataformas. Confira uma seleção das mais renomadas no mercado de trabalho:

 

Amazon: marketplace de produtos físicos

Criada em 1994, pelo famoso empresário Jeff Bezos, a Amazon é famosa por comercializar produtos diversos. No início, sua operação era simples e voltada à comercialização de livros, CDs e DVDs.

 

Porém, com o aumento de sua popularidade e demanda, a companhia cresceu, se tornando um dos maiores marketplaces atualmente. Hoje, os clientes podem encontrar desde brinquedos até acessórios, itens eletrônicos e de cozinha.

 

Uma ampla variedade de produtos ofertados pelas mais diferentes organizações. Tudo com o objetivo de conhecer a fundo as necessidades de seus consumidores e atendê-las com qualidade e velocidade.

 

Apple Store: marketplace de produtos digitais

Um marketplace não precisa oferecer somente produtos físicos, mas também digitais. Esse é o caso da Apple Store, uma das maiores no segmento voltada a dispositivos IOS.

 

Ao invés de ter sua própria equipe de desenvolvimento, ela conta com milhares de diferentes profissionais para contribuir com seu sistema de distribuição.

 

Fundada em 2008, possibilita que qualquer pessoa disponibilize seu aplicativo para download. Claro, após uma aprovação e análise cuidadosa de seus gerentes.

 

Uber: marketplace de serviço

No ramo de serviços tecnológicos, a Uber é uma das empresas que mais cresceu e se destacou nos últimos anos.

 

Presente em mais de 500 cidades no país, sua plataforma oferece opções práticas e acessíveis de mobilidade e delivery para os usuários. Para conectar motoristas com seus passageiros, a companhia permite o cadastro de parceiros de forma simples, após uma análise minuciosa dos documentos pessoais do cliente e de seu veículo.

 

Seu crescimento foi tanto que seu serviço se expandiu para outras áreas. Hoje, a empresa conta ainda com um serviço de delivery pelo Uber Eats, assim como é visto em outros marketplaces de sucesso como o Rappi e o iFood.

 

Airbnb: marketplace de aluguel

No ramo de aluguéis, também existem grandes marketplaces que se destacam. Dentre elas, o Airbnb é considerado como o maior no mundo, onde os donos dos imóveis podem se cadastrar para disponibilizá-los para viajantes.

 

A plataforma aceita tanto propostas de casas ou apartamentos inteiros quanto de quartos individuais. Em cada transação, é cobrada uma comissão como forma de lucrarem.

 

Um de seus maiores diferenciais é possibilitar um aluguel de forma rápida e fácil, visando pela economia compartilhada.

 

Como vender bem em um marketplace?

Seja em um e-commerce ou em um marketplace, não existe uma receita pronta de sucesso de vendas para as empresas. Ele pode ser um meio excelente para alguns nichos, enquanto para outros pode não trazer os resultados esperados.

 

Contudo, é possível seguir algumas dicas e estratégias que podem contribuir fortemente para um alto desempenho. Veja algumas das mais importantes:

 

Escolha um marketplace voltado ao seu segmento

Existem diversos marketplaces espalhados pelo mundo. Por mais que a maioria divulgue produtos e empresas de diferentes segmentos, existem outros mais específicos para determinadas áreas como vimos acima.

 

Por isso, busque uma plataforma que seja próxima e voltada o máximo possível ao seu segmento. Ainda, escolha uma que proporcione facilidades na navegação, de forma que auxilie ainda mais o processo de venda para os usuários.

 

Assim, será mais fácil atrair clientes e, principalmente, agilizar sua decisão de compras.

 

Divulgue produtos adequados ao público do marketplace

As diferentes segmentações do marketplace estão diretamente relacionadas com as preferências de seus públicos. Então, de nada adianta se filiar a uma plataforma voltada a produtos físicos, se o foco do seu negócio está na divulgação de produtos digitais.

 

Ao escolher o marketplace mais adequado à sua empresa, é imprescindível entender a fundo o público da plataforma, os produtos mais procurados e o que tem mais potencial de venda.

 

Dessa forma, conseguirá evitar de criar produtos que fiquem parados em estoque e não tenham a procura necessária. Ainda, conquistará uma maior satisfação e, consequentemente, maior chance de fidelização dos clientes.

 

Saiba precificar

A concorrência no marketplace é alta. Os clientes terão uma ampla variedade de ofertas e, definitivamente, serão guiados principalmente por aquelas que oferecerem o melhor custo x benefício.

 

Saber precificar seus produtos é uma das estratégias mais importantes para aqueles que se filiam a essas plataformas. Pesquise os preços dos concorrentes e analise se pode oferecer um valor melhor.

 

Caso seu produto seja realmente mais caro, tente oferecer promoções ou descontos que chamem a atenção. Um bom preço é um dos maiores critérios de rankeamento utilizados por esses sites, junto com outros fatores como avaliações e a reputação do vendedor.

 

Faça a integração com sua loja virtual

Por mais que o marketplace por si só alcance um público grande, é sempre importante buscar integrá-lo com o site oficial da companhia.

 

Nem todos oferecem essa possibilidade. Portanto, certifique-se de que a plataforma que está buscando permite essa integração. Isso trará uma maior confiança aos clientes, podendo encontrar uma maior exclusividade em seu processo de compras.

 

Conclusão

O marketplace é um excelente meio de vendas, com uma ampla abrangência de clientes para o seu negócio.

 

Existem diversos tipos de plataformas, desde as mais genéricas até as mais segmentadas. Todas possuem suas vantagens e desvantagens, cabe a cada empreendedor escolher qual for melhor para o seu negócio.

 

Quando filiado, seguindo as dicas de estratégias mencionadas neste texto, as vendas da sua empresa podem alcançar números excelentes.

 

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