Notícia Moneta
Moneta | Ciberinteligencia

Ciberinteligência, a arma mais eficaz contra ataques cibernéticos, afirma Moneta e TEKIUM


Cidade de México, julho 2019, Moneta Technologies, em parceria com a Consultora especializada em segurança informática TEKIUM, participaram no evento Revolution Banking & Retail Forum, realizado na Cidade do México no passado dia 11 de julho, com uma palestra orientada a destacar a importância do desenvolvimento das capacidades de Ciberinteligência no setor financeiro no México, para antecipar incidentes e reduzir o risco de ataques cibernéticos.

A conversa contou com a participação do licenciado Pedro Villanueva, Subdiretor de Segurança e Inteligência do Grupo Financeiro Inbursa, e do Lic. Alfredo Brandt, Diretor da Academia de TEKIUM e Consultor Sénior de Ciberinteligência.

Entre os pontos mais importantes da discussão destacam-se:

  • Os riscos envolvidos no download de aplicativos em telefones e computadores no trabalho, bem como as novas formas de criminalidade cibernética através do IOT (Internet of Things na sigla em inglês).
  • A importância de realizar atividades de contrainteligência em nosso ambiente de trabalho, baseando-se em estatísticas que provam que, em 79% dos incidentes de fraude eletrônica no Banco, existe uma participação ativa ou passiva de empregados em diferentes níveis.
  • O impacto positivo que tem o fato de treinar os funcionários das áreas de fraude bancária, investigações e cibersegurança em temas de análise de inteligência, geração de cenários e tomada de decisões em ambientes de incerteza.

Na conversa com Ricardo Miranda Alcaraz, Diretor de Cibersegurança Corporativa, enfatizou-se a importância de antecipar os ciberataques não só no setor financeiro sino mesmo em qualquer empresa, pois embora as perdas econômicas sejam grandes, a reputação e a credibilidade das empresas também são prejudicadas; ele acrescentou que "A Ciberinteligência é a arma mais eficaz contra ataques cibernéticos, e é responsabilidade das empresas dotar de ferramentas e capacitação seus empregados para minimizar ao máximo a possibilidade de incidentes e ataques corporativos"

Também mencionou-se que a consultora em segurança informática TEKIUM é especialista em Segurança ofensiva/Pentest, e responde a incidentes bem como análise forense de incidentes, e tem, como parte da sua oferta, uma academia especializada para preparar os profissionais das áreas de segurança da informação em temas como Ciberinteligência, Contraespionagem e antecipação de eventos.

Finalmente, explicou-se que foram desenvolvidos cursos para conscientizar aos funcionários das organizações e criar uma cultura da importância dos dados e seu adequado gerenciamento, bem como as diferentes ameaças e ataques que podem ser perpetrados, por exemplo, o phishing e outros ataques resultantes do download de aplicativos ou dados não seguros nos seus meios electrónicos.


Ciberinteligencia



Sobre a Moneta Technologies
A Moneta Technologies é especialista em Meios Eletrônicos de Pagamentos, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Datawarehouse, ela está dedicada ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura tecnológica para instituições financeiras, varejistas e operadores de telecomunicações para aceitar e processar pagamentos electrónicos. www.moneta.com.mx

Acerca de TEKIUM
Tekium es la empresa consultora de alta especialidad en seguridad de la información, somos capaces de implementar altos estándares de seguridad basado en el análisis de riesgo de cada cliente en particular.

Hablamos de consultoría especializada; nuestras metodologías de análisis, diagnóstico e implementación de soluciones se construyen individualmente para cada empresa, considerando las particularidades de cada industria y empresa.