Blog

As inovações tecnológicas avançam diariamente, alterando os hábitos da sociedade. E, dentre elas, está a biometria facial, cada vez mais dando indícios de protagonismo.

Afinal, a tecnologia é baseada em métodos que reconhecem as características físicas de cada indivíduo. Falando assim, não é algo que causa estranheza, já que estamos acostumados com o mesmo sistema aplicado no reconhecimento vocal, impressão digital, códigos etc.

Entretanto, com as conexões digitais cada vez mais amplas, a reflexão sobre o futuro, e como isso altera o comportamento das pessoas, deve ser feita pelas empresas constantemente.

Até porque, consumir e efetuar pagamentos via smartphones é um método cada vez mais aceito pela população. Prova disso, é um estudo feito pela Mobile Time, que mostra que 85% dos brasileiros com celular já realizaram compras online por meio do dispositivo.

O mesmo estudo ainda revela que 17% dos entrevistados já realizaram pagamentos por aproximação. Essa tendência tem despertado nas companhias a necessidade de constantemente se adaptarem e, por sua vez, buscarem métodos que garantam a segurança nos processos.

Sendo assim, a biometria fácil entra como mais um importante tópico nessa jornada, a qual reflete a importância dos seus impactos no futuro dos meios de pagamento.

Por isso, ao longo desse texto, vamos abordar esse assunto. Mas antes, confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é biometria facial?
  • Quais são as vantagens da biometria facial nos meios de pagamento?
  • A biometria facial pode substituir o uso de cartões?
  • Por que a biometria facial é uma forte tendência para os meios de pagamento?

Vamos começar!

 

O que é biometria facial?

De forma geral, biometria facial é o processo de reconhecimento das características físicas de cada um. Esse método leva em conta o fato de que cada pessoa é única, deste modo, é possível reconhecer exclusivamente o usuário a partir do cadastramento.

Podemos dizer que a biometria facial é mais uma tecnologia que surgiu no grupo que já contém o reconhecimento por voz, leitura da íris e impressão digital.

Por sua vez, a biometria facial vai mais além. Isso porque, levando em conta que existem aproximadamente 80 pontos nodais na face de uma pessoa,esses aspectos são o que fazem a diferenciação no reconhecimento.

Assim, a biometria facial se baseia nesse mapeamento da estrutura facial para permitir a validação de acessos, entre outros recursos. Certamente, essa é uma explicação básica do serviço, já que, em todo o processo, existem as etapas de coleta de dados e codificação, para transformar o rosto em uma chave de acesso.

Não à toa que, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia nos Estados Unidos, a precisão da biometria facial chegou a 99,8% em 2018. Assim, todo o aperfeiçoamento que a tecnologia passou é o que a faz ser considerada uma boa opção de segurança, ainda mais se tratando dos meios de pagamentos.

 

Quais são as vantagens da biometria facial nos meios de pagamento?

Considerando a modernização dos meios de pagamento e a maior adesão do uso da tecnologia no dia a dia, a biometria facial pode ser considerada uma excelente alternativa.

Afinal, o sistema que visa fazer o controle do acesso, com base nas características únicas de cada um, permite aplicar ainda mais os critérios de segurança. Mas, além dessa vantagem, existem outros benefícios por trás do seu uso.

Confira os principais deles para os meios de pagamento.

 

Evita riscos de fraudes

Levando em conta que, recorrentemente, as instituições financeiras sofrem com tentativas de ataques, invasão e roubos de dados — além da fraude de identidade — a biometria facial se torna uma grande vantagem. Até porque, essa tecnologia garante a veracidade do acesso, diminuindo fraudes desse tipo.

Redução de custos

O controle manual está sujeito a sofrer falhas, necessitando de reparos que podem gerar custos de manutenção. Por sua vez, ao fazer uso do reconhecimento facial, é automatizado todo o processo, bem como ajuda na agilidade operacional e contribui simultaneamente com a redução de custos.

 

Reforça a segurança

A biometria facial conta com uma tecnologia assertiva e eficiente. Deste modo, as tentativas de burlar sistemas tornam-se praticamente nulas, já que a tecnologia faz os apontamentos específicos das características. Assim, é garantida a maior segurança em todas as transações.

 

Simplificação de processos

Todos buscam sempre adotar medidas que, além de simplificar os processos, tragam mais agilidade nos serviços. Neste aspecto, a biometria facial ajuda nessa simplificação, já que seu recurso pode ser facilmente integrado a outras soluções de segurança, o que simplifica o dia a dia do estabelecimento.

 

Experiência do cliente

Considerando a competitividade do mercado, investir em soluções que garantam maior conforto na experiência do cliente é um grande diferencial. E, por isso, a biometria facial é um grande diferencial para oferecer um atendimento personalizado para conquistar a fidelização do cliente.

Todos esses aspectos são resultados favoráveis para aqueles que adotam a biometria facial como mais um recurso para garantir segurança durante as operações.

Para os meios de pagamento, as vantagens ajudam no maior controle e assertividade para administrar, com mais firmeza, as evoluções tecnológicas, investindo em soluções que aumentem a sua eficiência.

 

A biometria facial pode substituir o uso de cartões no futuro?

Sim, a biometria facial pode substituir o uso de cartões, já que seu dispositivo pode ser usado para a autenticação de compras. Somando todos os recursos inclusos na tecnologia, as informações da face podem ser combinadas aos dados do cartão, o que ajuda da validade da chave de segurança.

Em contrapartida, para que o sistema substitua o uso do cartão, é necessária uma adaptação no software, a fim de incluir esses registros. Exemplo disso, é que boa parte dos estabelecimentos aplicam, no ato cadastro, uma foto do usuário, para fins de certificação.

Entretanto, ainda é baixa a adesão da biometria facial para finalização de compras. Por sua vez, não é algo para ser descartado para o futuro, ainda mais com a quantidade de recursos disponibilizados nos smartphones, a tendência é que aos poucos o sistema passe a ser a principal ferramenta como substituta dos cartões físicos.

 

Por que a biometria facial é uma forte tendência para os meios de pagamento?

A biometria facial é uma forte tendência, já que seu uso acarreta diversos ganhos para os meios de pagamento. Por se tratar de uma tecnologia que alinha as estratégias, com base no reconhecimento da face, aumenta gradativamente a segurança nas operações.

Para os meios de pagamento, sua utilização é uma forte aliada na prestação de serviços e averiguação da autenticidade das transações. E, ao operar com maior transparência e assertividade, garante a boa reputação do estabelecimento.

Assim, a biometria facial concilia os principais recursos de autenticação, bem como possibilita maior agilidade nas transações. Até porque, com as constantes criações e adequações da tecnologia para os meios de pagamento, essa é mais uma com forte tendência de crescimento.

Sua fácil implementação em aplicativos, sistemas de pagamento, entre outras versatilidades, aumentam as chances de sucesso, como o já vemos o movimento de lojas utilizando o rosto como uma forma de cadastramento.

Porém, a biometria facial vai além desse sistema, pois consegue diferenciar imagens gravadas do ao vivo, sendo mais uma forma de garantir a segurança. Certamente, nenhuma tecnologia é 100% segura, porém, quanto mais perto da margem de segurança, maior é sua confiabilidade.

Neste aspecto, a biometria facial abre vantagem frente à concorrência, já que pode eliminar o uso de cartões, para facilitar ainda mais a mobilidade. Além disso, é uma criação que ajuda a suprir a carência por medidas eficazes de segurança nas operações.

Levando em conta o atual cenário das inovações tecnológicas e até mesmo as operações no metaverso, o quanto antes os meios de pagamento implementarem os avanços, melhor serão os resultados.

Por isso, estar atento às tendências é o primeiro passo para sair à frente na largada. E, para os meios de pagamento, a biometria facial é um excelente caminho.

 

Conclusão

A biometria facial vem como mais uma inovação para os meios de pagamento. Sua tecnologia se baseia no reconhecimento da face do usuário, considerando as diferenciações de cada um.

Esse sistema permite benefícios, como agilidade, transparência, mobilidade e, principalmente, a segurança nas operações. Por sua vez, sua fácil implementação e integração aos sistemas a configuram como uma importante estratégia para os meios de pagamento.

Contudo, nenhum sistema pode dar garantia de 100% de eficácia, mas, se tratando de uma tecnologia com base nas características físicas, maiores são suas chances.

Embora ainda não seja recorrente, já vemos estabelecimentos fazendo cadastros dos usuários e registrando fotografias. Deste modo, a biometria facial já é uma forte tendência e o seu sucesso dependerá do quão preparado o negócio esteja para seu uso.

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais e conferir os outros textos disponíveis em nosso blog.