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É fato que a pandemia ajudou a consolidar a forte tendência de modernização que vinha surgindo. Afinal, a mobilidade das pessoas foi drasticamente afetada com o isolamento social, onde foi obrigatória a necessidade de se adaptar a métodos e recursos digitais para manter a rotina ativa.

De acordo com a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela Edelman, 80% dos brasileiros utilizaram serviços online de mobilidade urbana entre outubro de 2020 e 2021.

Com a predominância do uso de dispositivos móveis, principalmente o celular, foi facilitado todo o processo de realização das operações. Isso porque, basta apenas estar conectado à uma rede de internet e, em poucos cliques, são realizadas ações, como chamar um carro por aplicativo e até recargas de créditos.

E, justamente, esse fator vem contribuindo para a expansão e surgimento de aplicativos com carteira digital para suprir as demandas desse público cada vez mais adepto a ferramentas que contribua e ofereça usabilidades do dia a dia.

Os meios de pagamentos impactaram a mobilidade das pessoas é o fato de que, a grande maioria dos documentos não exigem mais a necessidade da sua versão física. Isso abre margem para mais um importante recurso para facilitar e desburocratizar operações.

Considerando todos esses itens, cabe às organizações investirem em métodos que ajudem na mobilidade. Assim, priorizar serviços que busquem centralizar as operações em um único local é a estratégia ideal para atingir um maior número de pessoas.

Ao longo desse texto, iremos abordar os impactos dos meios de pagamentos na mobilidade urbana e como sua aplicação pode beneficiar os negócios. Mas antes, confira os tópicos que serão abordados:

  • Quais os impactos dos meios de pagamentos na mobilidade?
  • Ao utilizar recursos de mobilidade, o que deve se atentar?
  • Como a modernização ajuda nos serviços de mobilidade?

Boa leitura!

 

Quais os impactos dos meios de pagamentos na mobilidade?

Ir retirar dinheiro em um banco parece coisa do passado. Pagar contas diretamente com algum atendente está ultrapassado. Isso porque o surgimento de aplicativos facilita a mobilidade das pessoas.

Em poucos cliques, o usuário tem a possibilidade realizar as mais diversas operações sem sair de casa. E, até mesmo, o obstáculo que existia ao fazer transações em instituições financeiras diferentes foi solucionado através do PIX.

Esses exemplos nos mostram como a mobilidade das pessoas passou a ser gerida por um único dispositivo que, através de um sistema tecnológico abre margem para um leque de possibilidades.

Não à toa, esses recursos vêm expandindo um cenário de transformação nos meios de pagamento que, por sua vez, estão impactando o dia a dia de cada um.

Durante a pandemia, por exemplo, a existência desses novos meios foi um verdadeiro difusor de águas para estabelecimentos se manterem ativos mesmo em meio à crise.

Em contrapartida, o isolamento social obrigatório também impôs uma nova forma de locomoção por parte da população. Afinal, o uso de transporte coletivo precisava ser mínimo, mas, diante de uma necessidade, chamar um carro de aplicativo era a solução mais viável.

Contudo, se antes era necessário acionar uma corrida por telefone, aguardar a chegada e depois realizar o pagamento, hoje, isso já não se aplica mais. Atualmente, os usuários têm a autonomia de usar um aplicativo, selecionar a corrida e escolher como deseja fazer o pagamento.

Essas usabilidades configuram os benefícios da tecnologia em favor da mobilidade. A oportunidade de escolha, sem dúvidas, é o fator que mais faz a diferença entre aqueles que, durante muito tempo, se viam reféns de seguir padrões impostos.

E, justamente, abre margem para o surgimento de aplicativos de carteiras digitais para facilitar ainda mais o dia a dia e transformar o modo em que são feitas as operações.

Todavia, para aqueles que buscam expandir os negócios é fundamental levar como parâmetro se o que está sendo ofertado irá agregar em uma maior mobilidade e agilidade perante os consumidores.

 

Ao utilizar recursos de mobilidade, o que deve se atentar?

É claro que todos buscam por meios que facilitem a agitada rotina. Entretanto, ao utilizar serviços que irão impactar na sua mobilidade é importante estar atento a alguns indicativos.

Afinal, com tantas opções e usabilidades, escolher o melhor serviço de mobilidade ofertado também é uma peça-chave para o sucesso.

Confira algumas dicas:

 

Segurança

Considerando que são serviços de mobilidade, é necessário agregar maior facilidade, sendo necessário o compartilhamento de dados pessoais. Nesse aspecto, é importante analisar se a ferramenta atende todos os requisitos e normas para operar.

Isso trará maior confiabilidade durante o seu uso e, certamente, ajudará na personalização da operação de acordo com o que precisa naquele momento.

 

Métodos de pagamentos

Ser oito ou oitenta já não é mais uma opção. O grande trunfo da mobilidade, é poder ir e vir sem amarras ou fatores de impedimento. Por isso, antes de aderir um método, leve em conta se a plataforma oferece uma diversidade de meios de pagamento.

Isso demostrará o alcance e atenção em prestar um atendimento diferenciando para cada cliente, levando em conta suas particularidades, além de possibilitar uma melhor experiência durante as transações.

 

Recomendação

Seja para abrir uma conta digital, fazer uma compra online ou até mesmo solicitar um carro de aplicativo, buscar por recomendações é um passo importante.

Através do compartilhamento da experiência de outros usuários, será possível identificar qual tem sido a avaliação da empresa perante o público. Isso será refletido na maior assertividade da escolha da plataforma que será responsável por realizar as operações.

De forma ampla, ao pensar em optar por meios de mobilidade não há como dispensar o famoso termo “todo cuidado é pouco”. É válido afirmar que os avanços tecnológicos trouxeram uma nova perspectiva da forma como nos relacionamos como o mundo, mas não dispensam pontos de atenção para guiar em todo o seu uso.

 

Como a modernização ajuda nos serviços de mobilidade?

No atual momento que vivemos, não há como descartar a influência da pandemia nos novos hábitos da sociedade. Atender as demandas de um público que prioriza serviços que ofertem mobilidade, deixa em evidência a importância de investir na modernização dos processos.

Tudo está conectado em favor do mesmo objetivo comum: proporcionar praticidade. Deste modo, independentemente de qualquer que seja o tipo e segmento de algum estabelecimento, é necessário voltar a atenção para o que o consumidor vem buscando.

Por isso, os serviços de mobilidade precisam se moldar nessa nova conduta e comportamento dos clientes, pois, quanto maior e diversificado for o leque de opções, maior será a adesão desse método.

Vemos exemplos claros de como a modernização ajuda na prestação de serviços de mobilidade – sejam públicos e privados. A autonomia oferecida contribui para a melhor experiência durante toda a operação.

Assim, são criados parâmetros de usabilidade no dia a dia. E, embora haja uma certa dependência do uso de dispositivos móveis para praticamente todos os serviços, o fato de poder levá-lo a todos os lugares é o que constrói a forte ideia da mobilidade.

Ter o controle nas palmas das mãos das mais simples até complexas tarefas é o que brilha os olhos de todo o usuário que aprendeu utilizar tais recursos na sua rotina.

 

Conclusão

Com a predominância dos meios de pagamentos, logo, foi ofertada uma maior mobilidade para os usuários. E, tendo em vista o novo comportamento do público, estar atento em ofertar serviços que atendam essa expectativa passou a ser um diferencial.

Atualmente, não existem limitações que não possam ser resolvidas por uma simples atualização ou abertura de um novo item no aplicativo. Sendo que, tudo isso pode ser feito independente da hora e do lugar.

Contudo, compreender o novo padrão e perfil de cada usuário são fatores que transformam a experiência do cliente. E, neste cenário, o surgimento de novos negócios embarcados nessa tendência configuram o atual momento de modernização que vivemos.

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