Blog

Os conceitos de unbundling e rebundling são mais uma forma de mostrar as transformações pelas quais o setor financeiro vem passando.

Com as constantes praticidades embarcadas no alto uso de tecnologias, que levam a uma maior agilidade e praticidade nas operações, logo, fortaleceu o crescimento e tendência da procura dos usuários em aderir tais recursos.

Entretanto, esse movimento de digitalização nos meios de pagamento, vem impulsionando diferentes momentos e perspectivas de futuro, quanto ao setor financeiro. Nesse cenário, o unbundling e rebundling ganham destaque.

Afinal, as expressões que derivam da palavra em inglês “bundling”, que traduzido, significa empacotar, ou seja, oferecer serviços em um só lugar, reflete exatamente o atual momento da área financeira do Brasil.

Presenciamos a onda de surgimento das fintechs no país, que iniciaram suas operações em nichos específicos, e hoje, já fazem parte do nosso cotidiano.

Contudo, mais do que entender o cenário dos meios de pagamento, é válido compreender as fases em que resultaram naquilo que vemos hoje.

Ao longo desse texto, vamos abordar um pouco mais sobre o unbundling e rebundling, e compreender que forma tais conceitos estão inseridos no nosso dia a dia. Mas, antes, confira quais serão os tópicos:

  • O que são os movimentos de unbundling e rebundling?
  • Como os conceitos de unbundling e rebundling, influenciam o setor financeiro?
  • Quais expectativas para os meios de pagamento com o unbundling e rebundling?

Boa leitura!

 

O que são os movimentos de unbundling e rebundling?

Para entender os significados de unbundling e rebundling, é necessário voltar ao passado, e relembrar como tem sido esse processo.

Até o ano de 2010, havia os movimentos de fusões do setor bancário, em que, as instituições, impulsionadas pelo aquecimento do mercado, ofereciam diversos serviços e benefícios para os usuários em um único pacote bancário.

Entretanto, com o crescimento da competividade desses serviços entre as instituições, alinhados ao surgimento de novos players, como as fintechs, deu início ao movimento conhecido como unbundling.

O unbundling, é um termo em inglês utilizado para indicar desagregação ou dissociação. Porém, no meio corporativo, é o nome dado para o movimento de transformação, que ocorre a partir da disrupção de grandes conglomerados.

A onda surge através do objetivo central de servir e oferecer melhores alternativas na prestação de serviços para os clientes. Desta forma, o unbluding vem com o intuito de ofertar, além de serviços de qualidade, a melhor experiência durante as operações.

Esse movimento ganhou força no Brasil, justamente, por ser um país marcado pelo grande oligopólio de bancário, em que favorece o cenário de unbluding – levando as pessoas a buscarem a melhor alternativa, ultrapassando padronizações.

Mas, assim como toda transformação, o movimento não se limitou apenas nesse conceito. Até porque, após o surgimento de novas empresas no setor financeiro, logo, se constituiu novamente o cenário competitivo, além da percepção de novas possibilidades a serem exploradas no mercado.

Desta forma, com o crescimento de demandas dos clientes na procura por uma gama maior de soluções, porém, com a mesma expertise e atendimento no qual estão acostumados, deu-se início ao momento do rebundling.

O rebundling consiste no reagrupamento e consolidação dessas novas tendências, que vem com o intuito de agregar ainda mais valor ao crescimento dessas organizações, bem como assegurar o nível de confiança e credibilidade perante os clientes.

A partir dessa reorganização é possível aumentar ainda mais o volume de usuários. Não à toa, o mercado financeiro no país vive o momento de rebundling, marcado pelo fato de diversas fintechs aderirem e desenvolverem soluções para atender seus clientes de forma ampla.

Assim, o rebundling se torna um movimento natural, que aponta para uma consolidação do setor financeiro para o futuro, levando a serem desenvolvidos mais recursos e respostas para atender as diferentes necessidades dos clientes.

Deste modo, os movimentos de unbundling e rebundling, vem para solucionar dores específicas no mercado financeiro, alinhados ao objetivo de inovar o tradicional e fortalecer quanto a nível de valor e credibilidade.

 

Como os conceitos de unbundling e rebundling influenciam o setor financeiro?

Tendo em vista o propósito unbundling e rebundling, de inovar e agregar melhorias e soluções em um único lugar, logo, o setor financeiro é o mais influenciado por esses conceitos.

Até porque, esse conjunto de novidades cria várias possibilidades às entidades bancárias de diversificar o seu modo operacional.

Segundo o estudo Unbundling e Rebundling no setor bancário, realizado em parceria entre as empresas Snaq, Alfa Collab, Fischer e Dealmaker, foi mostrado que a iniciativa do Banco Central com o Open Baking, possibilitou o compartilhamento de dados, produtos e serviços, que são estimuladas por esses processos.

Desta forma, a partir de novas criações e surgimento de novas empresas, os conceitos de transformar e consolidar tais operações passam a ser colocados na prática, viabilizando a aquisição de novas frentes de serviços.

Por isso mesmo, soluções são criadas de forma constante, pensando sempre em proporcionar a melhor experiência dos usuários, ou seja, as ferramentas passam a conter em seu sistema funcionalidades que ajudam no maior fluxo operacional e praticidade.

Nesse aspecto, existem importantes exemplos de grandes marcas, que, de fato, revolucionaram o convencional, colocando na prática o unbundling e rebundling. Veja alguns exemplos:

 

Nubank

O Nubank surgiu como uma solução certeira para os constantes problemas com taxas de manutenção de conta e anuidades de cartão de crédito. Mas, foi além, e passou a incluir no seu catálogo ao longo dos anos, a função de abertura de conta corrente para os clientes.

 

PagSeguro

O PagSeguro, que começou apenas como uma solução de meio de pagamento online, se transformou em um banco, onde foi agregando outros tipos de serviços em sua plataforma.

 

XP

A empresa, que tinha o foco de desagregar a linha de investimentos para pessoas físicas no Brasil, não se limitou a essa vertente. A XP foi além, lançando um banco e cartões de crédito.

Esses exemplos mostram, na prática, o processo de aquisição de novas funcionalidades e segmentos, com foco em proporcionar a melhor experiência e simplificar o dia a dia dos usuários – bem como beneficiar o crescimento da empresa.

 

Quais expectativas para os meios de pagamento com o unbundling e rebundling?

Assim como as diversas mudanças configuram um novo cenário no setor financeiro, os meios de pagamento também são impactados com os conceitos de unbundling e rebundling.

É visto, constantemente, cada vez mais soluções, pensando na maior praticidade e conciliando, de forma inovadora, recursos em prol do mesmo objetivo.

Nesse aspecto, a modernização e novas formas de pagamentos móveis, a ampliação do figital, bem como integrações bancárias via PIX, se tornam mais exemplos de uma longa lista do cenário de transformação.

Contudo, o unbundling e rebundling ajudam a configurar novas perspectivas de mercado, além de expandir para novas possibilidades de crescimento para as organizações. Afinal, ajudam a demonstrar de forma ampla, a importância de diversificar a sua linha de atuação.

Ou seja, partindo do ideal de proporcionar a melhor experiência para o cliente, é crucial, antes de tudo, identificar os pontos que precisam ser melhorados e, a partir daí, trabalhar em busca desse propósito.

Com o atual cenário de transformação dos meios de pagamento, o unbundling e rebundling, são verdadeiros guias para demonstrar de que forma a inovação pode ser aliada para impulsionar ainda mais o crescimento de uma empresa.

Gerando mais expectativas promissoras quanto à condensação de ferramentas e recursos em um só local, diversificando e aprimorando métodos de forma eficaz e natural.

 

Conclusão

Ao longo dessa década, presenciamos a verdadeira expansão dos modelos de negócio tradicionais.

Com a popularização e reconhecimento dos conceitos de unbundling e rebundling, se torna nítido identificar como se deu o processo de transformação, principalmente no setor financeiro.

Desta forma, é evidenciado que a maneira de proporcionar a melhor experiência para o cliente, ganhando simultaneamente maior alcance, está em alinhar conceitos inovadores, que garantam a consolidação num mercado cada vez mais competitivo.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos disponíveis em nosso blog.