Quantas vezes vamos utilizar um serviço e ele está fora do ar, mesmo que por pouco tempo? Pode ser um acesso pela internet para fechar uma compra de um produto em promoção, retirar dinheiro em um caixa eletrônico ou para pagar uma despesa no supermercado. É extremamente frustrante quando o serviço ou equipamentos estão momentaneamente fora do ar.
Para o cliente, mudar aquela operação para outra “maquininha” pode ser apenas uma questão inconveniente. Já para quem processa a transação, pode significar a perda para a concorrência. Já imaginou se for um serviço de emergência 190 ou uma fábrica que tem sua produção de remédios interrompida?
O termo “disponibilidade” significa a percentagem do tempo que um serviço ou infraestrutura fica pronta para entregar rapidamente, com precisão e de forma confiável o que seus clientes demandam. O termo está ligado ao equipamento de processamento ou servidor da aplicação do negócio.
Se você parar para analisar, fica evidente o impacto na gestão da empresa. Verifique quanto custou aquela uma hora de interrupção no seu serviço e quanto você deixou de vender nessa hora por causa de um servidor que teve uma falha? Além da perda financeira, há ainda o impacto negativo para a marca.
Como classificar a disponibilidade de um servidor de processamento, seguindo os padrões de mercado?
Disponibilidade padrão
São classificados servidores 99% disponíveis para prestar serviços. Isso significa que você pode ficar fora do ar por 87,5 horas por ano, ou seja 3,65 dias. Você acha que 99% é bom? Infelizmente, não é. Calcule o prejuízo que essa interrupção pode representar num dia de pico, por exemplo.
Alta-disponibilidade - HA
São classificados servidores com 99,9% de disponibilidade, uma ordem de magnitude a mais do que o padrão, mas ainda com perspectiva de paradas de cerca de 8,75 horas por ano. Alguns servidores chegam a 99,95% ou 99,99% de disponibilidade. Ainda assim, são 4,5 horas ou 52 minutos de inatividade por ano. Novamente, pense nessa interrupção num momento de altas vendas.
Disponibilidade contínua - CA
Se disponibilidade de 99,95 ou 99,99% já são impressionantes, saiba que isso pode ficar ainda melhor. Servidores de disponibilidade contínua, tolerantes a falhas ou alwayson, entregam cinco noves/99,999% ou seis noves/99,9999% de disponibilidade.
Servidores completamente redundantes, acompanhados de um software que monitora constantemente os componentes do sistema para identificar, gerenciar e relatar falhas antes que afetem o sistema, são capazes de realizar essa façanha. O que isso disponibiliza? Somente um total de 1 a 5½ minutos de inatividade por ano. Tempo suficiente para o cliente fazer uma nova tentativa de compra.
Qual a disponibilidade contínua que se aplica a cada negócio?
Verifique qual o tempo de inatividade que não afeta seu negócio. Mesmo servidores HA podem não ser a melhor solução. Cerca de 4,5 horas de interrupção distribuídas ao longo do ano, podem significar interrupções de 5, 10, 20 minutos a cada vez numa determinada semana.
Além disso, em decorrência da falha, é possível haver queda no servidor, gerando a perda de dados. Servidores tolerantes a falhas Stratus, com componentes e sistemas operacionais padrão de mercado, se classificam em disponibilidade contínua e impedem a perda de dados críticos do negócio. Empresas de todos os segmentos de mercado são exemplos de usuários dessa tecnologia.
Pensar em inovação e estratégia empresarial, sem dúvida, nos leva a otimizar recursos e reduzir custos. Isso tem direcionado a indústria de TI a avaliar a disponibilidade contínua de seus servidores para evitar o chamado downtime, ou tempos de inatividade não programados. Essa é a peça-chave para fazer desenvolvimentos de virtualização, levar alguns processos fundamentais à nuvem ou fazer modelos híbridos, que permitam manter a autonomia dos desenvolvimentos chave que se realizam in-house.
A Moneta tem a melhor plataforma do mercado mundial, com servidores tolerantes a falhas ftServer, da Stratus Technologies, que capacita suas aplicações críticas para atingir o nível de disponibilidade contínua.
Continue navegando em nosso blog.