Blog
Disponibilidad continua - Blog Moneta

Pensar em inovação e estratégia empresarial sem dúvida nos leva a otimizar recursos e reduzir custos, e isto tem direcionado a indústria de TI a avaliar a disponibilidade contínua de seus servidores para evitar o "Down Time", ou tempos de inatividade não programados, como a peça chave para fazer desenvolvimentos de virtualização, levar alguns processos fundamentais à nuvem ou fazer modelos híbridos que permitam manter a autonomia dos desenvolvimentos chave que se realizam “in-house”.

Mesmo assim, desde há algum tempo, os desenvolvedores também encontram na tecnologia dos conteiners a oportunidade de otimizar sem sacrificar os recursos na nuvem ou na administração dos ambientes produtivos desde seus servidores. Mas será que os contêineres são a melhor solução para a sua organização?

A tecnologia de contêiner, como o Docker, é definida como uma série de aplicações e serviços autônomos, que requerem recursos de computador mínimos e são rápidos e fáceis de instalar. Isso permite que eles sejam implementados em clusters com componentes individuais. Pensemos, por um momento, que tudo o que é executado no seu servidor não concorre pelos recursos do host devido à natureza isolada dos contêineres, e assim o administrador não precisa se preocupar com o fato de que cada aplicação ou serviço interfira ou se afete entre si.

Alguns sectores empresariais são mais sensíveis do que outros e evoluem de acordo com as necessidades do mercado; no entanto não é possível, nem saudável, adoptar vertiginosamente as tecnologias que envolvem riscos tão elevados, principalmente para o sector financeiro, que precisa avançar aceleradamente para ganhar clientes mas deve minimizar a todo custo os riscos que as mudanças tecnológicas requerem.

Este panorama afeta qualquer empresa que procura aumentar a sua presença na web oferecendo mais e melhores serviços. Quando as empresas têm a capacidade de lançar rapidamente novas aplicações ou atualizações de aplicações já existentes, os clientes e usuários finais também obtêm grandes benefícios da tecnologia de contêineres.

Separar os elementos do aplicativo em diferentes contêineres permite que os desenvolvedores atualizem os componentes individuais sem a necessidade de refazer a aplicação completa. Esta versatilidade, aliada à tecnologia da disponibilidade contínua, determina que as mudanças na estratégia de uma empresa sejam viáveis para sua implementação, sem a necessidade de servidores que garantam que a operação estará sempre disponível com eficiência de até 99.9999%, como ocorre no caso dos servidores Stratus.

Em comparação com a virtualização tradicional, os contêineres são ambientes de componentes leves que permitem que os aplicativos se movam entre as nuvens sem exigir muito trabalho para refazê-los, portanto, pensar numa estratégia de contêineres, ajuda a torná-lo mais acessível a disponibilidade contínua. Ter o suporte de alta disponibilidade é uma opção inequívoca que garante o sucesso dos desafios da era digital.

Hoje em dia, a maioria das implementações que aproveitam esta tecnologia está focada em serviços massivos voltados ao consumidor final e comumente se alojam nas "nuvens públicas". Embora seja indiscutível que a nuvem pública tem grandes vantagens, principalmente em custos, é claro que nem todas os aplicativos são susceptíveis de ser hospedados em uma nuvem pública; especialmente os aplicativos mais críticos do negócio. Basta ver as múltiplas notícias de "apagões" que cada um dos grandes fornecedores de nuvem tem tido nos últimos anos.

A melhor opção para aproveitar todas as vantagens da tecnologia de contêineres sem comprometer o seu negócio é montar uma estratégia de DevOps, que considere determinados componentes em uma nuvem pública (desenvolvimento, testes, QA, etc.) e ao ambiente de produção numa nuvem privada, com os servidores ftServer da Stratus Technologies tolerantes a falhas.

Na Stratus Technologies, podemos oferecer um esquema atraente de Saas, Iaas ou Paas para aproveitar essas grandes vantagens.


Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.
www.moneta.com.mx