Blog

“O cliente tem sempre razão”. Certamente, você já ouviu essa frase em algum momento, afinal, para os donos de estabelecimentos, esse é o guia básico de como se portar diante do público.

Por sua vez, manter esse compromisso torna-se cada vez mais desafiador, na medida em que os consumidores têm perfis diferentes no ato da compra. Isso é, o alcance global da internet, promovendo a consolidação dos e-commerces e marketplaces, tem difundido ainda mais os meios de atendimento. 

Cada cliente tem gostos e preferências diferentes para realizarem os seus pagamentos. Sendo assim, torna-se importante investir na diversidade dos meios de pagamento, justamente, para garantir um atendimento personalizado para cada um.

Até porque, é comum ouvir relatos de usuários que afirmam que deixam de fazer a compra quando o meio de pagamento de sua preferência não está disponível — principalmente, nas lojas virtuais.

Assim, é extremamente importante que os estabelecimentos, além de ofertarem uma experiência agradável para os usuários, também garantam o atendimento das suas especificidades na hora de realizarem os pagamentos.

E é sobre isso que vamos abordar ao longo do texto. Confira os tópicos que serão abordados:

  • Por que se deve investir na diversidade dos meios de pagamento?
  • Quais são as vantagens da diversificação dos meios de pagamento?
  • Como a diversidade dos meios de pagamento ajudam na rentabilidade?

Vamos lá!

 

Por que se deve investir na diversidade dos meios de pagamento?

Para quem trabalha com o público, é fundamental entender que a diversificação é um caminho muito estratégico para obter bons resultados. Sendo que, através desse método, é possível atender um número maior de consumidores, bem como suprir as suas demandas.

Basicamente, é necessário levar em conta os novos hábitos da sociedade, que passaram por constantes transformações — ainda mais, durante a pandemia, onde foi imposta a necessidade de todos se adaptarem frente às opções disponíveis.

Assim, traz à tona a importância da diversificação, uma vez que, diante das diversas opções, cada indivíduo tem a opção de escolher o método que melhor condiz com as suas habilidades e preferências.

Obviamente, não há como adivinhar os gostos e particularidades, mas há como se precaver. E a maneira de se precaver é, justamente, disponibilizando mais de um tipo de opção de pagamento.

Nesse conglomerado, não podem faltar os meios de pagamento mais populares:

 

Cartão de crédito

O método ainda continua sendo o preferido para as compras online e ainda permite que o pagamento seja feito parcelado.

 

PIX

A criação do Banco Central que, cada vez mais, cai no fascínio popular por simplificar e agilizar as operações bancárias.

 

Carteira digital

O exemplo do que há de mais moderno e seguro nos meios de pagamento, uma vez que armazena os dados e permite a finalização das compras em poucos cliques.

 

Débito em conta

Embora essa função tenha perdido espaço para o PIX, ainda há aqueles que desconfiam do método e optam por manter esse sistema.

 

QR Code

Considerando a integração dos dispositivos em facilitar as transações, essa também é uma opção válida, partindo do princípio de que agiliza o pagamento e a validação das transações.

 

Link de pagamento

Essa é mais uma opção com espaço notório para os donos de estabelecimentos online, os quais podem enviar o link para a realização do pagamento de forma segura e ágil.

Embora possam parecer muitas opções para um estabelecimento só, a diversidade promove exatamente isso. Afinal, é melhor sobrar do que faltar.

 

Quais são as vantagens da diversificação dos meios de pagamento?

Acompanhar as constantes transformações e mudanças nos meios de pagamento não é uma tarefa fácil. Afinal, nesse cenário estão inclusos desde os que têm maior facilidade em administrar a tecnologia até as gerações anteriores, que não possuem domínio.

Mas, a partir do momento em que o estabelecimento se dedica a prestar um atendimento de ponta diversificando os seus meios de pagamento, os benefícios são inevitáveis.

Se você ainda tem alguma dúvida, confira as principais vantagens para os comerciantes ao oferecerem esta diversificação:

 

Crescimento das vendas

Sem dúvidas, esse é o maior objetivo de todo empreendedor. Com isso, ao oferecer meios de pagamento diversos, é possível atender os diversos perfis dos clientes, bem como minimizar a perda de vendas — já que atendem a preferência da clientela.

 

Aumento da taxa de conversão

Se o cliente tem a opção de realizar o pagamento, de acordo com a sua escolha, ele não abandonará a compra. E se, eventualmente, a compra for recusada, ele terá autonomia para tentar com outros métodos.

 

Atender especificidades dos clientes

Existem dois perfis de clientes: aqueles que não possuem conta bancária e os que não têm saldo bancário. Ao oferecer um método de pagamento independente da instituição bancária, com várias opções para o acerto, abre margem para que esse público também possa adquirir um produto.

 

Maior aprovação

Com a presença de mais alternativas de pagamento, o cliente tem a possibilidade de utilizar outros meios, caso a compra seja recusada. Com isso, ao fim do dia, o seu estabelecimento estará faturando mais por, justamente, atender diferentes públicos.

 

Flexibilidade das vendas

Ter diversos meios de pagamento implica em oferecer mais opções, seja de parcelamento, com ou sem juros, fretes, entre outros aspectos. Por sua vez, esse conjunto de possibilidades atrai o consumidor final, elevando as chances de retornar e fazer outras aquisições.

 

Melhor análise do perfil de compra dos clientes

Ao ter mais clientes no estabelecimento, maiores serão os índices de compras realizadas. Com isso, é possibilitada uma melhor análise de dados, que irá permitir traçar o perfil e comportamento de compra, ajudando na definição de estratégias assertivas para o negócio.

 

Modernização da loja

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, e adquirir o seu uso já é uma necessidade. Ao conciliar o que há de mais inovador nos meios de pagamento para o seu negócio, irá ajudar na sua modernização e acompanhamento do cenário de transformação.

A junção de todas essas vantagens, que passam a ser adquiridas com a diversificação dos meios de pagamento, contribui para um desempenho promissor no índice de vendas e crescimento.

 

Como a diversidade dos meios de pagamento ajuda na rentabilidade?

Oferecer diversos meios de pagamento é uma forma de demonstrar o cuidado e atenção à exigência dos clientes, sem deixar de lado o interesse em investir no crescimento do negócio.

Para muitos, pode surgir a dúvida se, de fato, investir na diversificação dos meios de pagamento será vantajoso, levando em conta os custeios para manter cada opção.

Contudo, ao pôr na balança os custos versus o retorno do investimento, em forma do aumento no número de vendas e da fidelização do cliente, maior será a consolidação da empresa no mercado.

As diversidades nos meios de pagamento vieram para, justamente, tirar as amarras dos empreendedores e ampliar o leque de opções para as oportunidades de fazerem negócios.

Afinal, de nada adianta prestar um atendimento de excelência, se por trás existe uma série de burocracias que impedem a expansão do negócio.

De maneira efetiva, a diversidade dos meios de pagamento agrega na maior rentabilidade, por ajudar a incluir uma gama maior de clientes para realizarem a efetivação das suas compras.

E, por isso, ao consolidar tal alcance, são gerados maiores índices de lucratividade e fortalecimento da marca no mercado, que resultam no aumento das vendas e proporção.

Sendo assim, o cliente até pode ter sempre a razão, mas o estabelecimento também tem “a faca e o queijo na mão”, para assegurar a melhor experiência, bem como adquirir aquilo que será benéfico em ambas as partes.

 

Conclusão

Os constantes impactos da tecnologia no dia a dia trouxeram à tona a importância de todos se adequarem frente aos gostos e preferências de cada um. Em relação ao ramo empreendedor, essa ação precisa ser ainda mais valorizada.

Até porque, cada consumidor possui sua preferência e gosto próprio quanto ao método que utiliza para a realização das compras. Sendo assim, uma maneira de driblar esse cenário é investir na diversificação dos meios de pagamento.

Afinal, ao oferecer diversas funções para que os clientes possam escolher dentre elas a de sua preferência, é garantido um melhor desempenho das vendas e comercializações, já que o consumidor se sente incluso.

Deste modo, para que um estabelecimento saia na frente na concorrência e consolide o seu espaço no mercado, investir na diversificação dos meios de pagamento é uma alternativa excelente.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.