Alguma vez, após realizar uma compra online, você se perguntou como é o processo para efetuação da compra? Pois bem, o processo de digitalização das transações ajuda na consolidação de novos players no mercado.
Dentre as ferramentas que contribuem com essa missão, estão os facilitadores de pagamento, ou seja, as empresas responsáveis em levar o pagamento feito pelos consumidores até os fornecedores.
Levando em conta todo o cenário de tecnologia nos meios de pagamento, esse serviço não se restringe a apenas um segmento de serviço. Afinal, a segurança e o “know-how” ofertados pelas plataformas tornam o seu uso extremamente interessante e vantajoso.
Considerando as responsabilidades e normas a serem seguidas nos métodos de pagamento, bem como a aceitação do público quanto a esses novos modelos de transações, os facilitadores de pagamento são peças fundamentais nesse cenário de modernização.
Contudo, é importante conhecer a fundo o que são e quais as vantagens dessas ferramentas, com o intuito de entender a sua influência nos meios de pagamento.
E é sobre isso que iremos abordar ao longo do texto. Confira os tópicos que serão abordados:
- O que são facilitadores de pagamento?
- Utilizar facilitadores de pagamento é vantajoso?
- Qual a influência dos facilitadores para os meios de pagamento?
Vamos começar!
O que são facilitadores de pagamento?
Como o próprio nome faz menção, os facilitadores de pagamento se tratam de empresas “invisíveis” que fazem a intermediação entre as transações de pagamento entre o consumidor e o fornecedor.
Tendo em vista o atual cenário de digitalização, este apoio é fundamental para que os negócios consigam atender as demandas de seus consumidores de forma eficaz. Afinal, como prova disso, dados divulgados pela pesquisa global Visa Back to Business apontaram que 97% dos brasileiros irão continuar utilizando os pagamentos digitais — tanto ou mais do que já fizeram em 2021.
Diante disso, os facilitadores de pagamento são responsáveis por atuar especificamente nesse nicho, funcionando como um intermediador dessas operações que ocorrem, em sua maioria, no ambiente virtual.
O serviço surgiu com o intuito de simplificar as burocracias enfrentadas pelos donos de estabelecimentos que decidiram dar início à prestação de serviços via internet.
Isso porque, ao abrir um negócio neste universo, torna-se obrigatório definir quais serão os meios de pagamento ofertados pela empresa. Mas, esse processo passava por uma análise aprofundada das operadoras, nas quais levavam um longo tempo até darem o retorno.
Nesse meio tempo, o negócio ficava parado, perdendo rentabilidade e oportunidades de crescimento. Deste modo, com a ascensão dos facilitadores de pagamento, essa deixou de ser uma realidade vivida por muitos empresários.
Praticamente, essas ferramentas operam como uma ponte entre o consumidor e a operadora de cartão, atuando com agilidade e precisão para ambas as partes envolvidas na operação.
Para isso, a plataforma realiza apenas um cadastro rápido em que apenas precisa dos dados, seja do proprietário ou do estabelecimento, a conta bancária e um cartão de crédito.
Vale enfatizar que esse processo é seguro e atua em conjunto com as normas e obrigatoriedades previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Além disso, os facilitadores de pagamento possuem uma altíssima integração com a maioria das plataformas de meios de pagamento, o que resulta na maior credibilidade do prestador.
Em suma, suas vantagens são diversas, contribuindo especialmente para facilitar as operações de compra e venda dos estabelecimentos.
Utilizar facilitadores de pagamento é vantajoso?
Sim. Utilizar facilitadores de pagamento é extremamente vantajoso para os empreendedores, por simplificar todo o processo para a realização de pagamentos.
Mas, além do recurso ter uma alta aceitação entre diversos modelos de meios de pagamento, ele também auxilia na gestão da loja virtual, por ofertar um maior controle no processo de compra e venda.
Entretanto, os facilitadores de pagamento ainda contam com outras vantagens promissoras quanto ao seu uso. Veja as principais:
Uso da tecnologia
Os facilitadores de pagamento disponibilizam recursos de tecnologia de acordo com a necessidade do comerciante. Isso é, em alguns casos, são oferecidos equipamentos e dispositivos diferenciados, com funcionalidades específicas para atender cada segmento com maior assertividade.
Agilidade
Otimizar tempo é algo extremamente precioso, tanto para quem vende como para quem compra. Diante disso, os facilitadores agilizam a integração e a aceitação dos pagamentos eletrônicos, de maneira ágil e simples. Ou seja, os estabelecimentos podem receber o valor em qualquer conta bancária ou outro método tenha sido escolhido.
Preço baixo nas transações
Durante as transações comerciais, os comerciantes estão sujeitos ao pagamento de diversos tributos e taxas, de acordo com os encargos fiscais. Assim, os facilitadores podem oferecer preços menores ou, até mesmo, um valor único por transação, possibilitando que o comerciante identifique com precisão o custo dos pagamentos digitais.
Soluções customizadas
Além de ofertar os serviços de pagamento, os facilitadores também têm a opção de oferecer produtos e serviços de acordo com a necessidade de cada segmento. Ademais, também podem ofertar soluções que ajudam no aumento da renda do estabelecimento.
Fidelização dos clientes
A partir do momento em que o estabelecimento oferece diversos tipos de pagamentos, logo chama a atenção do consumidor em manter ponto fixo de compra. Afinal, a alta valorização do atendimento personalizado leva em conta o conforto de dar ao cliente o poder de escolha, desde a compra até o pagamento.
Maior variedade de meios de pagamento
Como os facilitadores de pagamento são empresas que operam na integração dos meios de pagamento, possuem uma ampla versatilidade em se integrar aos mais variados tipos e métodos de compra — algo totalmente benéfico para os lojistas.
Esse conjunto de vantagens é o que faz os facilitadores serem uma excelente opção para os comerciantes, bem como justificam o seu crescimento e adesão. Isso porque, para suprir as demandas cada vez mais latentes entre os consumidores, estar preparado é essencial.
Qual a influência dos facilitadores para os meios de pagamento?
Muitas empresas ainda têm dificuldades de adentrarem na digitalização dos meios de pagamento por, justamente, não saberem onde começar a implementar as transformações digitais na sua rotina.
Deste modo, os facilitadores de pagamento vêm como um importante suporte nesse meio, por terem uma ampla abrangência. Isso é, independentemente do porte da empresa, se o cadastro será por pessoa física ou jurídica, ambos terão acesso à mesma rede de benefícios.
Isso porque, a tecnologia concentra o que há de melhor e mais revolucionário no mercado, em prol de agregar benefícios e vantagens para o empreendedor. Ou seja, ao invés dele lidar sozinho com o controle das operações que ocorrem, principalmente no meio virtual, o mesmo terá ajuda de um sistema.
Há quem ainda tenha dúvidas da eficácia e segurança do serviço. Porém, ele age em concordância com as leis para agregar ainda mais eficiência e qualidade na sua utilização.
Outra influência promissora que os facilitadores de pagamento possuem é a agilidade na entrega do resultado. Embora os meios de pagamento estejam se revolucionando, a presença das burocracias ainda inibe muitos comerciantes a darem um passo nessa jornada.
Dessa forma, em poucos cliques e com informações precisas, o comerciante terá viabilizada a sua compra, bem como o consumidor terá a resposta da sua aprovação instantaneamente.
Com essa parceria promovida pelos facilitadores de pagamento para os empreendedores, é possível configurar um cenário promissor para o aumento de vendas e fidelização dos clientes — o grande foco para aqueles que atuam no ramo empreendedor.
Tais pontos influenciam positivamente os meios de pagamento, já que, através dos facilitadores, é criada a opção de alcançar ainda mais pessoas para utilizarem esse método de compra.
Conclusão
Os facilitadores de pagamento agem como mais um recurso para simplificar e desburocratizar a ascensão dos meios de pagamento. Além disso, são uma excelente oportunidade para garantir a rentabilidade do negócio, que deseja fortalecer sua presença no meio digital.
Seu grande destaque está na alta aceitação e integração aos diversos meios de pagamento, agindo como uma ponte favorável entre consumidor e fornecedor. Suas vantagens são amplas, unindo o que há de melhor e inovador para atender cada negócio.
Deste modo, para garantir o sucesso da empresa, é importante estar aberto ao cenário de fortalecimento dos meios de pagamento, bem como os seus auxiliadores. Afinal, tudo aquilo que vem para auxiliar, é bem-vindo.
Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros artigos em nosso blog.