Notícia Moneta
Moneta Blog Buguroo

A LATINOAMERICANA MONETA TECHNOLOGIES E A ESPANHOLA BUGUROO ASSINAM UMA ALIANÇA COMERCIAL ESTRATÉGICA


Esta nova parceria protegerá da fraude online aos usuários bancários através de uma tecnologia baseada no Deep Learning, a qual cria perfis únicos do comportamento biométrico dos usuários, permitindo assim impedir a fraude antes que ela ocorra.

Cidade do México, 14 de agosto de 2019, Moneta Technologies, organização multinacional da América Latina com sede na Cidade do México, especializada em Meios Eletrônicos de Pagamento, Business Intelligence, Sistemas de Missão Crítica, Cibersegurança e Soluções para apoiar a Transformação Digital dos setores financeiro, Comercial e das Telecomunicações, anunciou sua aliança com Buguroo para proteger os usuários das instituições financeiras contra fraudes por meio da solução Bugfraud, baseada na tecnologia de inteligência artificial.

A aliança se apresenta como parte dos objetivos de expansão da Moneta em mercados como Colômbia, Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Peru e Equador, onde atualmente conta com representação local para atender ao crescente mercado de soluções financeiras e de segurança.

A alta especialização dos cibercriminosos obriga as instituições a maximizar suas defesas e antecipar qualquer tipo de ataque, por isso surge a "bugFraud" a qual analisa, durante toda a sessão e em tempo real, milhares de parâmetros do comportamento biométrico do usuário, dos seus dispositivos e do seu ambiente (tamanho dos dedos, pressão, velocidade, gestos, fluidez para digitar, posição do giroscópio, sistema operativo, geolocalização, etc.) a fim de construir um perfil único do cliente, que permite detectar desvios ou anomalias no seu comportamento e assim identificar qualquer tentativa de suplantação. O resultado desta análise traduz-se num indicador de risco em tempo real da sessão, o que permite tomar as medidas adequadas com relação aos comportamentos suspeitos ou anômalos de um determinado usuário.

Não importa a ameaça, bugFraud garante, ao longo de toda a sessão e em tempo real, que o usuário é quem diz ser e não está sendo manipulado, pois analisa até as pequenas anomalias que permitem que uma fraude seja detectada antes que ela ocorra.

Além de proteger o usuário final, bugFraud melhora sua experiência devido à redução dos desafios de autenticação, sem obrigá-lo a fazer instalações adicionais ou guardar dados de sua informação confidencial ou privada, ajudando ao cumprimento de GDPR e PSD2.

Como acontece com um cliente, cada atacante, antes de cometer uma fraude perfeitamente identificável, deixa um rastro de comportamento, por esta razão, na atual versão 4.0 do bugFraud temos a nova possibilidade "Fraudster Hunter", com a capacidade de detectar interações e eventos suspeitos que nos permitem entender a maneira como se comportam potenciais fraudsters e como é que eles se relacionam com clientes legítimos, para assim estar sempre um passo à frente da fraude.

Através de um mapa grafo de usuários, dispositivos, redes e sessões envolvidas em um contexto de fraude, a Fraudster Hunter pode obter informações sobre o "modus operandi" dos Fraudsters e sua rede de colaboradores, descobrindo cenários de fraude complexos e prevendo futuras campanhas de fraude, de tal forma que é possível "Caçar o Fraudador".

A solução antifraude baseada em "Deep learning" de buguroo permite o perfilamento único por usuário e a aprendizagem do comportamento biométrico desde a primeira conexão, ao coletar parâmetros como, por exemplo, a pressão sobre a tela dos dispositivos, velocidade da escrita, os movimentos do mouse ou dispositivos móveis, os movimentos do dispositivo, geolocalização e padrões de navegação, entre outros, com a capacidade de identificar com segurança cada usuário e por isso, se um cibercriminoso tenta substituir o usuário bancário e por enganos ou outros mecanismos de ataque cibernético ou fraude obtém as suas credenciais e consegue suplantá-lo, seja com criminosos vivos ou com "bots", ou mesmo assumir o controle da sessão, esta ação será imediatamente detectada pela bugFraud e a fraude ficará detido.

Mauricio Guijarro, diretor de vendas da Buguroo LatAm, explicou: "Os ataques através de fraudes online estão em constante evolução, isto com a intenção de evadir as soluções antifraude. As tecnologias tradicionais de prevenção da fraude concentram-se na identificação do ataque e não estão demonstrando ser eficazes contra esta ameaça. A solução passa também por identificar o atacante, para assim deter a fraude de raiz. Os Cibercriminosos de todas as partes têm como alvo negócios de todos os setores, e aproveitam diversos métodos de pegar o controle das contas, engenharia social e ataques de suplantação contra os usuários para acessar o bolso dos clientes”.

Somente em 2018, as empresas de todo o mundo gastaram mais de US$ 871 milhões nessas plataformas inovadoras e, de acordo com as conclusões dos analistas da Markets and Markets, os investidores na vertical financeira estão liderando as posições

Espera-se que este setor atinja uma taxa de crescimento anual de 24 % nos próximos cinco anos, ultrapassando finalmente a marca de 2,5 bilhões de dólares em 2023.

Juan Pablo González Gasque, CEO da Moneta Technologies acrescentou: "Enriquecemos nosso portfólio de soluções com as melhores opções de segurança cibernética para o setor financeiro, a aliança com Buguroo representa a oportunidade de nos expandirmos em mercados que de maneira emergente precisam segurança para seus usuários e proteção para as instituições; o crescente mercado das FINTECH demanda ecossistemas seguros e confiáveis e agora podemos oferecer todo um esquema de soluções em cibersegurança que ajudem a cumprir com as regulamentações e além disso dar dão confiança aos usuários e empresas diante da ameaça de possíveis atacantes".


Sobre a Moneta Technologies

A organização Moneta Technologies é especialista em Meios Eletrônicos de Pagamentos, Business Intelligence e Analítica, Cibersegurança, Soluções para apoiar a Transformação Digital e Sistemas de Missão Crítica para instituições financeiras, Comércio e operadores de telecomunicações. www.moneta.com.mx

Sobre a Buguroo

A Buguroo é uma empresa espanhola com um destacado carácter global fundada em 2010. Logo nos expandimos para a América Latina e agora operamos no México, Colômbia, Chile, Peru, Equador, Panamá, Argentina, República Dominicana e Brasil. Em 2019, continuamos a aumentar a nossa presença na Europa, começando a trabalhar em Portugal, Itália e França.

Desde então e até hoje desenvolvemos diferentes soluções de cibersegurança, sempre adaptando-nos às últimas tendências do mercado. Hoje em dia, buguroo desenvolve a solução mais completa para a prevenção da fraude online denominada bugFraud. O uso de Deep Learning, de Behavioral Biometrics e uma equipe de especialistas com mais de 15 anos de experiência em cibersegurança, convertem a Bugurou, atualmente, em uma empresa líder a nível global para combater à fraude online.

Essa liderança levou à Gartner, Inc. designar a Buguroo como "Cool Vendor" em 2016 por sua solução bugFraud e obter o CyberSecurity BreakThrough Award por melhor solução antifraude de 2018.