O time to market é uma estratégia muito valiosa para acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços de uma organização, especialmente as que funcionam de forma online. Se sua empresa ainda não conhece essa prática, então você está no lugar certo!

 

Lidar e acompanhar as transformações do mercado se torna uma tarefa difícil para empresas que não possuem o mínimo de organização. Ainda mais se pensarmos em um mercado altamente tecnológico e competitivo, marcado pela digitalização dos processos.

 

Manter um negócio funcionando neste cenário exige grande liderança e estratégias bem definidas para continuar atendendo as demandas e necessidades dos clientes. Dentre elas, o time to market vem se mostrando altamente eficiente para auxiliar os gestores a analisar o andamento dos processos para, a partir disso, estabelecer como aperfeiçoá-los.

 

Para que alcance esses resultados, a estratégia deve ser bem aplicada e, acima de tudo, mensurada com precisão. Por isso, neste texto explicaremos a fundo como funciona o time to market, suas vantagens e, como medir seus resultados de forma assertiva.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é time to market?
  • Quais as vantagens do time to market?
  • Como o time to market gera valor com seus clientes?
  • Como medir o time to market?
  • Como reduzir o time to market na sua empresa?

 

Vamos começar.

 

O que é time to market?

O time to market (TTM) é um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de diminuir o tempo gasto entre a ideia de um produto ou serviço e seu lançamento. Desenvolvido em Londres, essa estratégia reduz o tempo no qual o produto chega ao mercado, fator determinante para a competitividade das empresas.

 

O time to market é utilizado em todas as etapas deste processo, como a prototipagem, o design, a realização de testes e todas as homologações necessárias. Durante sua aplicação, ainda gera parâmetros que garantem a entrega do produto ou serviço no tempo estabelecido.

 

Mas não se engane. O time to market não elimina qualquer etapa desse processo de lançamento do produto ou serviço, muito menos o disponibiliza sem antes testá-lo. Na verdade, ele elabora um novo planejamento otimizado, redesenhando os processos envolvidos e analisando o que pode ser automatizado para alcançar seu objetivo.

 

Quais as vantagens do time to market?

As amplas opções de uso do time to market nas estratégias organizacionais trazem, consequentemente, enormes vantagens voltadas para a otimização do tempo, agendamentos mais previsíveis, redução de recursos necessários e, ainda, contribuem para uma maior flexibilidade em mudanças nos processos.

 

Vamos ver em detalhes cada um deles.

 

Otimização do tempo

O time to market analisa o tempo médio gasto em cada etapa do processo de lançamento de um produto ou serviço. Por isso, uma de suas principais vantagens é proporcionar uma otimização desse tempo de lançamento – seja em apenas uma das etapas ou em todo processo.

 

Como consequência dessa aplicabilidade, as equipes ficam muito mais produtivas, podendo ainda redirecionar seus esforços para outras demandas ou projetos que favoreçam ainda mais o crescimento da organização.

 

Agendamentos previsíveis

Com processos bem estruturados e otimizados, fica muito mais fácil delimitar um tempo previsível de lançamento de um produto ou serviço. Mesmo em casos de imprevistos, eles poderão ser melhor gerenciados, evitando atrasos que prejudiquem a organização.

 

Redução de recursos

Quanto maior for o tempo necessário para produção e lançamento de um produto ou serviço, maior será o gasto da organização.

 

Mas com uma estratégia de time to market que reduza esse tempo, os custos envolvidos também serão diminuídos, contribuindo para uma maior economia ou, até mesmo, redirecionamento financeiro para outro investimento estratégico para a empresa.

 

Flexibilidade em mudanças

Muito dificilmente, um produto será pensado e lançado sem que sofra alguma mudança durante esse processo. Com etapas bem definidas e otimizadas, fica muito mais fácil realizar essas mudanças de maneira estratégica e organizada, sem que prejudique ou impacte fortemente os objetivos desejados.

 

Como exemplo, vamos pensar em uma empresa que deseje aumentar a fidelidade e felicidade dos clientes sobre a marca, por meio do aperfeiçoamento de seus produtos. Para isso, a organização deve ouvir uma boa quantidade de feedbacks e testar possíveis alterações em seus produtos, analisando qual a melhor e que possa trazer os resultados desejados.

 

Como o time to market gera valor com seus clientes?

Todo o propósito do time to market vai muito além do que apenas beneficiar a organização em seu processo de produção. No final, essa estratégia visa beneficiar, principalmente, os consumidores daquele determinado produto ou serviço.

 

O motivo é simples. Ao se preocupar em otimizar o tempo gasto em todas as etapas desse processo, essas técnicas analisam em conjunto o que pode ser feito para aperfeiçoá-lo de forma que satisfaça o consumidor final. O resultado, dessa forma, será a entrega de um produto mais qualificado e, ainda, em menor tempo.

 

Em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigentes, essa rapidez aliada à qualidade do produto ou serviço oferecido, se tornam ainda mais importantes para melhores feedbacks dos consumidores e, consequentemente, contribuir para uma melhor reputação da empresa e seu destaque competitivo.

 

Como medir o time to market?

Os resultados do time to market podem ser excelentes. Mas para isso, cada técnica adotada precisa ser medida e monitorada constantemente para verificar se está de fato dando certo ou se precisa ser aperfeiçoada.

 

Contudo, é necessário reforçar que não existe uma fórmula, padrão ou regra exata para medir o TTM, e o motivo é simples. Cada empresa atua em um segmento e oferece serviços e produtos diferentes, o que também torna o tempo necessário para seu desenvolvimento, diferente.

 

Vamos pensar em uma empresa automobilística, como exemplo. Para algumas empresas, o time to market é aplicado no momento em que o protótipo de um automóvel é aprovado. Para outras, essa técnica somente começa a ser implementada quando o produto começar de fato a ser produzido, uma vez que o tempo entre a ideia e o início de sua produção pode demorar meses.

 

Viu como até mesmo em empresas de um mesmo segmento, pode haver divergências sobre quando começar a utilizar o TTM? Tudo dependerá do ramo de atuação da empresa, suas especificidades e demandas estratégicas.

 

Como reduzir o time to market na sua empresa?

Assim como sua medição, a redução do time to market também é variável. Contudo, aqui é possível seguir algumas dicas que podem contribuir para isso independentemente do porte da organização.

 

De forma geral, para reduzir o time to market na sua empresa, é necessária uma análise minuciosa sobre os processos internos para, a partir disso, definir com clareza as estratégias de automação a serem seguidas. Veja em detalhes:

 

Tenha fluxos de trabalho bem definidos

Com fluxos de trabalho bem definidos, fica muito mais fácil identificar o que precisa ser aperfeiçoado e otimizado. Essa estratégia deve ser uma das principais a ser investida a fim de evitar atrasos na entrega das demandas ou outras ocasionalidades que possam ocorrer.

 

Existem diversas ferramentas altamente eficazes que podem contribuir para essa análise e otimização, e que não devem ficar de fora não somente para este objetivo, mas principalmente para os outros que serão destacados a seguir.

 

Adote metodologias coerentes

De nada adianta obter a análise necessária do que deve ser aperfeiçoado, sem o uso de metodologias coerentes aos objetivos desejados.

 

Escolha técnicas e estratégias adequadas e que priorizem a produtividade da equipe aliada à rapidez dos processos organizacionais. Dessa forma, sua empresa conseguirá reduzir o tempo de cada etapa desejada e, ainda, ter uma melhor visão se está perto de alcançar as metas estipuladas.

 

Tenha ferramentas e sistemas flexíveis

Para obter uma base sólida de melhora no TTM, escolha ferramentas e sistemas flexíveis que permitam adequações e configurações nos processos de desenvolvimento de um novo produto ou inclusão de novas funcionalidades em produtos já existentes.

 

Algumas delas já possuem módulos padrões disponíveis para um mercado específico, como por exemplo o financeiro digital, permitindo o desenvolvimento de novos produtos através de interface gráfica com sequenciamento de ações e funções.

 

Automatize processos

Automatizar os processos internos é, na verdade, mais do que uma dica para as empresas que desejam adotar o time to market. Essa metodologia somente funcionará de forma eficiente com o auxílio de tecnologias e soluções que permitam a automatização dos processos, seja em qualquer grau.

 

Com essa prática, os resultados podem ser excelentes. Toda a cadeia de produção e desenvolvimento será otimizada, reduzindo desperdícios de tempo, monitorando de perto o andamento de cada etapa e, ainda, prevendo possíveis perdas e problemas.

 

Faça testes

Por fim, para garantir resultados ainda mais assertivos, faça testes constantemente. O time to market precisa ser medido e monitorado, e não há como ter certeza de que está funcionando dentro do esperado se não for testado.

 

Conclusão

Em um mercado fortemente influenciado pela transformação digital, grande quantidade de informações e alta demanda dos consumidores, é necessário ter em mãos ferramentas e sistemas que contribuam para o funcionamento das empresas.

 

Para ajudar as organizações a sobreviverem e se destacarem nesse cenário, o time to market é uma excelente estratégia de monitoramento e otimização do processo de desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços, seja para qualquer porte ou segmento.

A Moneta possui ferramentas e sistemas flexíveis para ajudar as empresas do mercado de meios de pagamentos a reduzirem o TTM de seus produtos.

 

Para saber mais sobre estratégias organizacionais e, principalmente, as melhores tendências do setor financeiro, acompanhe nosso blog e confira nossos outros artigos.