Blog

Realizar as operações em um único lugar vem sendo prioridade entre os consumidores. Nesse cenário, a plataforma de pagamento omnichannel consolida, na prática, o conceito de integrar os meios de pagamentos físicos e digitais no mesmo ambiente.

As vantagens desse novo método vão desde facilitar a gestão financeira, até proporcionar uma experiência única de compra para o cliente. Isso porque, através de uma plataforma de pagamento omnichannel, o consumidor passa a ter total autonomia para escolher o meio de pagamento que preferir.

Outro ponto importante em que essa nova tendência contribui é no processo de fidelização do cliente, sendo esse o grande foco de todo o conceito.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Opinion Box, 87% dos consumidores preferem realizar suas compras em estabelecimentos que ofereçam uma experiência satisfatória. O estudo ainda revela que 81% consomem mais quando vivenciam essa sensação.

Deste modo, proporcionar uma experiência de total controle e liberdade é o meio ideal para estreitar a relação com o público. E, sem dúvidas, aderir a plataforma de pagamento omnichannel é a peça-chave para colocar em prática essa tendência – resultando em uma maior lucratividade.

Contudo, mais do que suprir as demandas desse novo comportamento do público, quais são as outras vantagens que a plataforma de pagamento omichannel pode contribuir para os estabelecimentos?

É o que iremos abordar ao longo do texto. Confira os tópicos:

  • O que é a plataforma de pagamento ominichannel?
  • Quais as vantagens da plataforma de pagamento omnichannel?
  • Como escolher a plataforma de pagamento omnichannel ideal?
  • Por que sua empresa deve considerar aderir a plataforma de pagamento omnichannel?

Vamos começar!

 

O que é a plataforma de pagamento ominichannel?

A plataforma de pagamento omnichannel se trata de um sistema que permite a realização de pagamentos físicos e digitais de um estabelecimento no mesmo lugar.

Certamente, você já ouviu falar de uma tal “era omnichannel”. Se ainda não, essa é a hora de compreender a razão pela qual esse novo – nem tão novo assim – conceito vem ganhando força.

O termo omnichannel, em tradução livre, significa “todos os canais”. Sendo “omni” originário do latim que significa “tudo e inteiro”, enquanto, “channel” deriva do inglês e quer dizer “canal”.

Ou seja, por trás dessa ideia está o movimento de realizar as operações em lugares simultâneos. E, considerando o novo comportamento da sociedade, principalmente durante a pandemia, levou os consumidores a desenvolverem novos hábitos.

Nesse contexto, coube aos estabelecimentos buscarem novas formas de suprir as demandas do público, que modificou a forma convencional de gerir os negócios. Diante dessa nova realidade, os meios de pagamentos também se enquadram entre os métodos que precisaram se adaptar.

Cabe ressaltar que a plataforma de pagamento omnichannel é um recurso viável para os comércios. Isso, considerando a forte tendência do e-commerce e marketplace, uma vez que a ferramenta ajuda a aumentar as formas de recebimento do estabelecimento.

Afinal, o sistema é extremamente útil em facilitar o processo de pagamento e recebimento, o que auxilia de maneira eficaz a gestão financeira da empresa.

 

Quais as vantagens da plataforma de pagamento omnichannel?

Tendo em vista o contexto em que a plataforma de pagamento omnichannel foi criada, logo, torna-se viável explorar ainda mais os seus recursos e as suas vantagens.

É importante enfatizar que a plataforma de pagamento omnichannel não beneficia apenas o empreendedor, mas também os consumidores que são o foco de toda essa operação.

Dentre as vantagens, se destacam alguns tópicos:

 

Atende o novo comportamento do consumidor

As pessoas, constantemente, vêm buscando otimizar o tempo, bem como ter mais praticidade para realizar as operações.

Deste modo, a plataforma de pagamento omnichannel é o método mais abrangente em atender esse novo comportamento. Sua usabilidade e acesso garantem todos os aspectos procurados e, sem dúvidas, proporcionam uma experiência única para cada um.

 

Expansão dos negócios

A partir do momento em que o cliente tem autonomia para fazer suas compras, logo, são aumentadas as chances de expansão dos negócios. Passa a ser viabilizada a oportunidade de chegar em ainda mais pessoas e, como resultado, obtém-se o aumento da clientela e faturamento.

 

Fidelização dos clientes

Uma empresa que está em todos os locais e que se preocupa com o bem-estar dos clientes é bem avaliada pelo público. O consumidor passa a ter uma opção fixa para realizar as operações e, sente segurança de indicar para outras pessoas – ajudando no engajamento da marca.

 

Atendimento personalizado

Estar em todos os lugares é desafiador, ainda mais considerando as características de cada um. Entretanto, a plataforma de pagamento omnichannel ajuda a identificar os comportamentos de forma categórica. Isso auxilia na tomada de decisões assertivas para identificar e prestar um atendimento único.

 

Agilidade e comodidade

A famosa frase “time is money” (tempo é dinheiro) é o exemplo perfeito para indicar o que as pessoas esperam nas operações.

A plataforma, por estar embarcada com o uso de tecnologia, garante a comodidade para ser realizada em qualquer dispositivo, sem interrupções, de forma ágil e prática.

Todos esses pontos, através da plataforma de pagamento omnichannel, fazem a diferença no rumo dos negócios.

 

Como escolher a plataforma de pagamento omnichannel ideal?

A ideia de aderir um recurso que contribua para a gestão financeira, como é o caso da plataforma de pagamento omnichannel, brilha aos olhos de todo empreendedor.

Por sua vez, antes de implantar qualquer tipo de sistema operacional, é fundamental escolher a opção mais viável. Isso porque, de nada adianta compreender as funcionalidades da ferramenta sem que percorra um caminho direcionado nessa jornada.

Por isso, ao escolher a plataforma de pagamento omnichannel, esteja atento aos seguintes pontos:

 

Certifique-se quais são os meios de pagamento integrados

O conceito do omnichannel é estar presente em todos os canais. Por isso, quanto maior for a oferta de opções, certamente, será melhor para garantir a experiência do cliente.

 

Verifique se tem fácil integração

É importante enfatizar que aderir a uma plataforma de pagamento omnichannel não elimina os sistemas usados pela empresa. Pelo contrário, a ferramenta vem como mais um recurso para potencializar as vendas e, deve ter fácil integração com o sistema atual para agregar em eficiência e agilidade.

 

Veja se há outras funcionalidades incluídas

Tenha em mente que a ferramenta deve ajudar a atender as demandas do público. Nesse aspecto, considere a opção que aumente os seus recursos e facilite as operações bancárias.

 

Analise o sistema e suporte da prestadora de serviço

Tudo que é novo pode causar estranheza, logo, é importante identificar se o sistema possui dificuldades de manuseio ou não. Esse processo ajuda identificar possíveis obstáculos e a avaliar se a prestadora de serviços tem habilidade em treinar e capacitar os usuários durante e pós o processo de implantação.

Em suma, esses passos ajudam no direcionamento assertivo que resultará na escolha da plataforma de pagamento omnichannel, de acordo com o perfil da empresa.

 

Por que sua empresa deve considerar aderir a plataforma de pagamento omnichannel?

Dentre tantas vantagens, aderir a plataforma de pagamento omnichannel é uma excelente opção para os estabelecimentos que almejam potencializar as suas vendas.

A ferramenta, além de ofertar para o consumidor diversas opções de escolha para realizar as suas operações, vai ao encontro das expectativas do cliente.

Segundo uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o SEBRAE, o uso de tecnologia gera economia de tempo em 67% e simplifica o processo de compra em 61%.

Isso se reflete em uma alta expectativa de que os processos de compra sejam prazerosos e práticos. Deste modo, não há como dissuadir a importância da tecnologia para colocar em prática essa tendência.

Com o mundo mais globalizado e conectado, cabe as empresas buscarem formas de se adequarem aos novos métodos de pagamentos e consumo. Nesse aspecto, a plataforma de pagamento omnichannel é uma alternativa viável.

Afinal, se trata de um único recurso com a capacidade de integrar mais eficiência nas operações e agregar valor à experiência do cliente, principalmente para potencializar os negócios.

Portanto, sua alta abrangência permite alcançar um alto número de pessoas, independentemente de onde e como, classificando-a como mais uma forte tendência nos meios de pagamentos.

 

Conclusão

O novo comportamento do público vem estimulando os empreendedores a buscarem alternativas que supram tais demandas. Nesse cenário, a plataforma de pagamento omnichannel é uma ferramenta de destaque.

O fato de estar presente em todos os canais potencializa o alcance e performance do estabelecimento, logo, é possível aumentar o leque de opções e atender um maior número de pessoas – além de possibilitar uma gestão financeira assertiva.

Entretanto, ao aderir um novo sistema, é fundamental identificar pontos chaves e, assim, integrar a plataforma de pagamento omnichannel como mais uma estratégia de crescimento.

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas redes sociais e conferir os outros textos disponíveis em nosso blog.