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Com a popularização do comércio online, os meios de pagamento alternativos ganharam a preferência de inúmeros consumidores ao redor do mundo.

 

Trazendo agilidade, praticidade e segurança, diversas soluções vêm despontando no mercado, viabilizando compras em todas as plataformas digitais e, até mesmo, nos empreendimentos físicos.

 

Em nossos próprios aparelhos telefônicos, temos uma série de mecanismos capazes de proporcionar uma maior velocidade e comodidade na jornada de compras.

 

Com eles, não há mais a necessidade de andar com enormes quantias de dinheiro em nossos bolsos. Muito menos, depender dos cartões de débito e crédito para adquirir um produto e serviço.

 

Muitos meios tradicionais já estão perdendo forte espaço para estas novas ferramentas, com benefícios enormes tanto para os consumidores, quanto para o maior número de vendas dos lojistas.

 

A demanda está em alta, com enormes perspectivas para os próximos anos. Por isso, venha conhecer conosco os principais meios de pagamento alternativos disponíveis no mercado, e como escolher o ideal para a sua empresa.

 

Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

  • Quais são os meios de pagamento tradicionais?
  • Quais os meios de pagamento alternativos?
  • Benefícios dos meios de pagamento alternativos;
  • Como escolher o melhor meio de pagamento alternativo para o seu negócio?

 

Boa leitura.

 

Quais são os meios de pagamento tradicionais?

Mesmo diante de grandes avanços tecnológicos no mercado, muitos consumidores ainda preferem realizar suas compras por meio de meios de pagamento tradicionais.

 

Dentre todos, os cartões de débito e crédito, as cédulas de dinheiro e o boleto bancário são alguns dos mais utilizados. Cada qual, com seus devidos benefícios que ainda ganham a popularidade de muitos.

 

Vamos entender o porquê.

 

Cartão de débito e crédito

Os cartões de débito e crédito são alguns dos meios de pagamento que sempre aparecem na lista dos mais utilizados pelos brasileiros.

 

Como justificativa, uma pesquisa conduzida pela Opinion Box mostrou que 41% dos clientes usam esta opção, principalmente, pela possibilidade de parcelamento de suas compras.

 

A flexibilidade, facilidade e rapidez para efetuar um pagamento estão dentre os maiores benefícios dos cartões de débito e crédito. Em grande parte das plataformas digitais, os consumidores podem deixar seus dados salvos, evitando que tenham que cadastrar suas informações toda vez que acessarem o site.

 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, as compras feitas por cartões totalizaram cerca de R$ 687,3 bilhões no terceiro trimestre de 2021.

Dinheiro

Mais de 78% das pessoas ainda usam o dinheiro como forma de pagamento. Pode parecer surpreendente, mas o dado - divulgado pela mesma pesquisa do Opinion Box - evidencia as vantagens que este meio oferece a seus usuários.

 

Fora sua praticidade, muitos lojistas costumam oferecer alguns descontos para aqueles que resolvem pagar com dinheiro em espécie.

 

O meio é mais utilizado dentre a famosa geração X, a qual abrange todos que nasceram entre 1960 e 1980. São os consumidores mais tradicionais, cuja grande maioria possui pouco conhecimento sobre meios digitais.

 

Em busca pela estabilidade, são os que menos usam os recursos tecnológicos à seu favor, preferindo opções mais manuais como a caderneta de poupança.

 

Boleto bancário

Mesmo sendo um meio mais antigo, o boleto bancário ainda é disponibilizado como opção de pagamento por muitos comércios. Especialmente, aqueles que operam nas plataformas digitais.

 

Normalmente, costuma ser utilizado por aqueles que não possuem nenhum cartão de débito ou crédito, ou que estão com seus limites de compra estourados.

 

Apesar de ter um tempo de aprovação maior do que em outros modelos, um de seus maiores benefícios é possibilitar o depósito da aquisição em outro momento. Basta se atentar ao prazo estabelecido no documento.

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Neotrust e pela Compre&Confie, 30% dos consumidores digitais ainda optam por pagar suas compras com o boleto bancário.

 

Quais os meios de pagamento alternativo?

Os avanços tecnológicos no setor de pagamentos possibilitaram o desenvolvimento de inúmeras soluções de meios de pagamento alternativos.

 

Dentre elas, opções como o Pix, carteiras digitais, criptomoedas e links de pagamento foram algumas das que mais se destacaram. Entenda o porquê:

 

Pix

Mais de um ano desde que entrou em circulação, se tornou muito difícil encontrar algum estabelecimento que não permita pagamentos via Pix.

 

O meio já se tornou um dos preferidos dentre os consumidores, atraídos pela instantaneidade e agilidade nas transações financeiras.

 

Em março deste ano, dados do Banco Central revelaram um novo recorde de compras feitas pelo Pix. Foram cerca de 58,5 milhões de operações realizadas em tempo real, facilitadas por cada vez mais funcionalidades lançadas pelo BC.

 

Diante de resultados cada vez melhores, não há mais como imaginar comandar um negócio, sem utilizá-lo dentre os meios de pagamento alternativos para os clientes.

 

Carteiras Digitais

Hoje, não é preciso se prender ao uso dos cartões físicos para realizar um pagamento.

 

Com o surgimento das carteiras digitais, os consumidores podem adquirir diversos produtos e serviços diretamente de seus celulares. Basta acessarem os aplicativos das instituições bancárias que terão todos os seus dados armazenados, com total segurança.

 

Também conhecidas como e-wallet, trazem uma enorme praticidade e agilidade nas transações, podendo ser usadas até mesmo via web ou pen-drive.

 

Em uma pesquisa divulgada pela Toluna, cerca de 89% dos clientes brasileiros usaram algum tipo de carteira digital para realizar pagamentos. Uma alta demanda refletida, diretamente, do isolamento social durante a pandemia.

 

Criptomoedas

A possibilidade de realizar compras via criptomoedas vem sendo um dos maiores assuntos no mercado.

 

Sua descentralização governamental e de qualquer instituição financeira, atrai o interesse de muitos investidores. Como justificativa, tal liberdade de circulação traz uma maior transparência e autonomia nos meios de pagamento, com menores taxas em transações e, ainda, menor volatilidade no mercado.

 

Com sua rede de criptografia baseada no blockchain, todas as transações podem ser feitas de forma completamente segura, evitando ao máximo vazamentos e roubos de dados.

 

Segundo dados da pesquisa Relatório Blockchain – Latam 2022, cerca de 25% dos consumidores brasileiros pretendem comprar criptomoedas nos próximos 12 meses. A quantia é 91% superior em relação ao pouco mais de 13% da população brasileira que possui uma moeda digital até o momento.

 

Links de pagamento

Também disponível nos mais diversos aparelhos telefônicos, os links de pagamento são alguns dos meios de pagamento alternativos mais utilizados.

 

Como seu próprio nome diz, ele diz respeito à possibilidade de enviar um link ao usuário, através de uma mensagem de texto, para que efetue sua compra. O processo pode ser feito por diversas plataformas, como WhatsApp, SMS, e-mail, dentre muitas outras.

 

Ao clicar, a compra pode ser finalizada por Pix, cartão de crédito, débito, boleto, ou quaisquer outro meio desejado pela empresa. Uma diversidade enorme que, inclusive, é cada vez mais valorizada pelos consumidores.

 

Os links de pagamento trazem uma praticidade enorme para as vendas do negócio, dispensando a necessidade de acessarem o site da marca para finalizar sua compra. Uma opção rápida, fácil e segura.

 

Benefícios dos meios de pagamento alternativos

 Diante de tantos avanços, é impensável cogitar comandar um negócio de sucesso, sem garantir que seus clientes possam adquirir seus produtos e serviços com as opções mais vantajosas para seus bolsos.

 

Nessa missão, os meios de pagamento alternativos devem fazer parte das estratégias do seu negócio.

 

A tecnologia aplicada nestas soluções traz praticidade, agilidade e segurança nas transações financeiras. Todas, características extremamente valorizadas pelos clientes, que buscam cada vez mais por opções mais velozes, otimizadas e instantâneas.

 

Em uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 62% das empresas promoveram algum tipo de adaptação em seus meios de pagamento no último ano, para que conseguissem lidar com os efeitos da Covid-19.

 

Cada um dos meios de pagamento alternativo possui suas peculiaridades e benefícios para as vendas das empresas. Quanto mais soluções forem ofertadas, melhor será a imagem do seu negócio no mercado e, maior a atração crescente de clientes.

 

Como escolher o melhor meio de pagamento alternativo para o seu negócio?

Não há como definir um único critério de seleção dentre tantas opções de meios de pagamento alternativos. Seja qual for o modelo escolhido, é importante se atentar a um conjunto de requisitos que a ferramenta deve dispor.

 

Em meio a diversos casos de roubos e vazamentos de dados, a segurança é o fator primordial de qualquer meio de pagamento adotado. A ferramenta deve conter um sistema antifraude integrado, capaz de identificar possíveis tentativas de crimes e barrá-los imediatamente.

 

Toda solução adotada deve estar interligada aos demais sistemas internos da empresa. A medida é essencial para facilitar as operações de pagamento, aumentar a produtividade e, aperfeiçoar toda a gestão do negócio como um todo.

 

Para garantir a máxima proteção e amparo para sua operação, os meios de pagamento alternativos devem contar com um suporte 24 horas por dia. Assim, a empresa terá respaldo em qualquer problema que possa ocorrer.

 

Conclusão

Os meios de pagamento alternativos se tornaram referência no mercado ao redor do mundo. Especialmente, diante de importantes mudanças no comportamento do consumidor.

 

A preferência por soluções ágeis, sofisticadas e práticas ganhou preferência dentre os clientes. Quanto maior comodidade e velocidade proporcionar, melhor.

 

Ao buscar o melhor meio de pagamento para seu negócio, pesquise a fundo as principais opções do mercado e, as preferências de seus usuários. Assim, conseguirá identificar qual a melhor escolha para seu público-alvo e, acima de tudo, aumentar seu volume de vendas.

 

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