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A popularização do comércio online na pandemia foi incontestável. Mas, muito além do que investir nestas plataformas digitais, um novo conceito vem ganhando forma no mercado, evidenciando a necessidade de unir tais canais mais dinâmicos com as compras físicas que, até hoje, são valorizadas por diversos consumidores.

O fidigital, como ficou conhecido, traz uma nova abordagem para o mercado. O serviço propõe a integração dos canais de venda, agindo de forma assertiva e eficiente para oferecer a melhor experiência para o cliente.

Afinal, mesmo diante da enorme digitalização aplicada no varejo, ainda vemos muitos consumidores que preferem a experiência física para adquirir seus produtos ou serviços.

Em uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 74% das pessoas preferem a loja física por poderem provar a peça antes de levar para casa.

Mas, segundo o mesmo estudo, 40% declararam que permanecerão adquirindo suas compras pela internet mesmo após a pandemia. Como justificativa, a comodidade de adquirir produtos à distância é um dos maiores benefícios.

O equilíbrio em atender perfis completamente opostos pode ser uma missão complexa para muitos lojistas. Por isso, neste texto traremos dicas de como incorporar o figital ao seu negócio, assim como os benefícios que este modelo trará para sua produtividade.

Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é o figital?
  • Quais as vantagens de aderir ao figital?
  • Como adaptar a sua empresa ao figital?

Boa leitura!

 

O que é o figital?

De forma simplificada, o figital é a união dos meios físicos e digitais, levando em conta a experiência do consumidor. Ele propõe uma união de operações, levando em conta os serviços e conhecimento voltados para todo o mercado.

O figital está relacionado com o conceito omnichannel, uma estratégia que prevê a integração entre o online e offline da empresa. Essa ação possibilita uma melhor experiência para o cliente, que consegue fazer a ponte entre diferentes canais com base em suas preferências.

O conceito – originado do inglês phygital - surgiu, principalmente, com a chegada da pandemia, que mudou os hábitos de consumo. Hoje, já não é mais possível separar o público que compra via internet ou presencial. Até porque, o mesmo cliente pode usar os dois meios.

Praticamente, essa estratégia de marketing propõe um modelo de vendas que permite um maior alcance para o negócio. Através da junção de diversas plataformas de acesso, bem como a acessibilidade ao meio físico, possibilita ao consumidor ter uma melhor experiência na hora de fazer as compras.

Isso reflete automaticamente nos lucros, pois o figital também expande as opções de meios de pagamentos, já que o fornecedor pode obter renda em ambos os canais e, de forma simultânea.

 

Quais as vantagens de aderir ao figital?

As novas tendências e hábitos de consumo chegaram para ficar. Isso significa que os negócios precisam estar em constantes atualizações para impulsionarem as suas vendas.

Nessa jornada, o figital é a melhor estratégia que possibilita tal ganho. A conexão entre os meios físicos e digitais oferece uma maior cobertura no plano de ação da empresa.

Além disso, ao aderir o figital a empresa também ganha vantagens como serão descritas a seguir:

 

Crescimento de vendas

O figital cria a diversidade nos canais de venda. Ou seja, o estabelecimento passa a estar presente em diversas plataformas.

Isso aumenta o desempenho da empresa e seu engajamento, gerando mais oportunidades. Seja por meio de vendas online, retiradas no espaço físico ou, a expansão da marca nas mídias sociais.

Ao promover esse maior reconhecimento, são abertas opções de parcerias e ofertas para utilização de canais para aumentar a divulgação dos produtos.

 

Aproximação com o cliente

O figital possibilita uma maior proximidade com o cliente, através do aumento da presença em diversos meios de acesso.

Levando em conta fatores como faixa etária, renda, gênero, entre outras características do perfil do consumidor, ele consegue usufruir de uma comunicação direta com a empresa.

Ou seja, é criada uma relação de troca em que o fornecedor consegue compreender melhor a necessidade do cliente, bem como transmite a sensação de valorização.

 

Eficiência na gestão

Ao integrar os dois meios, o figital promove um melhor dinamismo na empresa. Utilizando o recurso das plataformas para vendas, é proporcionado uma automação dos processos.

Os dados gerados a partir das negociações e a logística, passam a atuar de forma conjunta. Assim, é possibilitado um maior controle das finanças e geração dos lucros.

Por fim, as vantagens do figital completam todo o sistema de gestão da empresa, dando um melhor direcionamento das ações a serem desenvolvidas.

 

Como adaptar a sua empresa ao figital?

Com o surgimento da nova tendência do figital no mercado, é fundamental seguir as instruções para passar a fazer uso da ferramenta.

Para isso, é crucial compreender acerca de alguns aspectos que auxiliam na adesão da estratégia de marketing para atrair benefícios para sua empresa.

O figital não dispõe de regras para serem seguidas para atingir a meta a ser batida, mas é importante escolher dentre as opções, aquilo que falta no seu negócio. Confira algumas dicas:

 

Chatbot

Se trata de um robô de conversação, para responder as mensagens dos clientes. Por meio dele, é possível oferecer um suporte para o cliente, independente do dia e horário.

Além de otimizar tempo sem a necessidade de ter mão de obra humana nessa função, a ferramenta do chatbot acelera ainda mais as estratégias do figital.

 

Business Inteligence

Por meio desse recurso, é instaurado a inteligência nos negócios. Ou seja, é possível obter um maior controle de dados e registros do andamento da empresa.

Levando em consideração que o figital faz uso da estratégia omnichannel, por meio de todas as informações é possível prestar um atendimento ainda mais eficiente para o cliente.

Assim são obtidos dashboards, e painéis que ajudam visualizar melhor a performance da empresa nos dois meios.

 

Headless Commerce

Essa é mais uma estratégia para implementar o figital na sua empresa.

Assim como o figital propõe a união dos dois espaços, o conceito também propõe que haja a conexão por meio de APIs do back – end e o front- end do site. A diferença está que mesmo interligados, desempenhem funções independentes uma da outra.

Neste caso, isso permite uma melhor adaptação dos canais da empresa nos meios digitais, facilitando o desempenho do figital.

 

Live Streaming

Constantemente, somos bombardeados pelos serviços de streaming. Embora o conceito seja relacionado a outro contexto, ele parte do princípio de consumir uma variedade de conteúdo sem downloads.

Para o figital, investir em live streaming promove um maior alcance dos seus produtos, atingindo ainda mais pessoas. Assim são passadas informações em tempo hábil para variadas localidades, sem obstáculos.

 

Retirada de compras online na loja física

Essa é, sem dúvida, a ferramenta que corrobora o princípio do figital na prática. As pessoas prezam pela agilidade e comodidade na hora das compras, por isso, cada vez mais tem sido recorrido na falta de um, utilizar os dois meios para o consumo.

Ao invés de ser cobrada uma taxa de entrega e levar dias até o recebimento, implementar a retirada de produtos comprados via online na loja, aproxima ainda mais o cliente.

Esse modelo é fundamental principalmente para o e-commerce. O cliente tem total autonomia de escolher o dia e horário de retirada. Isso complementa ainda mais o conceito do figital, pois o une os dois meios com um único cliente de forma efetiva.

 

QR Code

As maquininhas deixaram de ser apenas o único meio de pagamento. Recentemente, com a criação do Pix, os estabelecimentos tiveram mais uma modalidade de vendas. Entretanto, o pioneiro QR Code é capaz de condensar as formas de pagamento em um único local.

Neste aspecto, ele coloca na prática o princípio do omnichannel, fortalecendo o figital. Já que pode ser indexada tanto na loja física como no ambiente digital.

Por meio da ferramenta, é possível acessar o site da loja, obter informações e efetuar despesas por meio do reconhecimento de uma única imagem.

 

Canais de venda digital

Sem nenhuma dúvida, o marketplace veio para ficar. Não dá mais para um estabelecimento fugir dos investimentos no campo digital.

A estratégia de usufruir da era digital, é essencial para trazer engajamento para o estabelecimento e ampliar as formas de contato e ações.

Aderir o uso do figital requer um estudo, pois se trata de mais uma ação que irá auxiliar o desempenho da empresa. As dicas apresentadas anteriormente, são exemplos de como o serviço pode complementar no seu negócio.

Contudo, é primordial compreender em qual aspecto o serviço prestado pode ser melhorado e como as conexões podem auxiliar no crescimento.

 

Conclusão

Estamos diante de uma nova perspectiva de mercado. O figital já se mostrou ser uma forte tendência para os negócios, por unir justamente as duas modalidades antes distintas, em um único meio.

Cabe ressaltar que a embora a pandemia acelerou hábitos que iriam surgir gradativamente, ela também serviu como forma de ilustrar o que precisava ser melhorado no mundo dos negócios.

Compreender e aderir ao uso do figital, possibilita além de um maior alcance de público, fortalecer a ação de cuidado com o cliente.

Uma vez que o consumidor se sinta assistido e se fidelize ao negócio, serve como incentivo ao fornecedor buscar sempre por melhorias. A era tecnológica já chegou, e o figital também estará lá.

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