As transações digitais já tomaram conta do mercado. Em uma era imersa no universo digital, a praticidade e agilidade em realizar qualquer tipo de compra diretamente pelos computadores, tablets ou celulares, vêm atraindo cada vez mais consumidores ao redor do mundo.

Com a popularização do e-commerce, seu uso cresceu em uma velocidade ainda maior, permitindo que qualquer serviço ou produto fosse adquirido diretamente do conforto de nossas casas.

Em um curto espaço de tempo, diversas soluções robustas foram disponibilizadas no mercado. Seja pelo Pix, pelas carteiras digitais, por pagamentos de aproximação ou outros meios de pagamento, os consumidores possuem um leque extenso de opções nas palmas de suas mãos.

Toda a vida financeira pode ser administrada de maneira muito mais simples e ágil.

Não à toa, dados divulgados pela Kantar Ibope Media mostram que 87% dos brasileiros com acesso à internet fazem todas as suas transações digitais por seus celulares. Ainda, dentre os critérios utilizados na escolha de um banco, 39% prezam por instituições que viabilizem a facilidade de utilização de aplicativos ou internet banking.

Com volumes globais elevando velozmente, acompanhar as maiores tendências das transações digitais se tornou mandatório para a sobrevivência de qualquer negócio. E é justamente sobre isso que iremos abordar ao longo deste texto.

Confira os tópicos que serão abordados:

  • Transações digitais no mundo;
  • Quais os benefícios das transações digitais?
  • Quais as maiores tendências de transações digitais?

Boa leitura.

 

Transações digitais no mundo

O isolamento social foi um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento das transações digitais ao redor do mundo.

Diante da necessidade de adaptação às operações à distância, a adaptação da experiência de compra ao online estimulou a criação de soluções modernas e ágeis, que permitissem a aquisição de serviços por qualquer aparelho e em qualquer região.

Em um relatório divulgado pela Federação Brasileira de Dados (FEBRABRAN), cerca de 10,8 milhões de contas-correntes foram abertas nestes meios em 2021, representando um aumento de 66% em relação ao ano anterior.

Pela primeira vez na história financeira nacional, esta quantia superou o volume de contas criadas via canais físicos no país. Como resultado dessa preferência, hoje 7 em cada 10 dez transações bancárias são feitas em plataformas digitais, ainda de acordo com o mesmo estudo.

Diante de resultados tão otimistas, grandes perspectivas cercam o futuro das transações digitais. Fora o aprimoramento das soluções já existentes e a criação constante de plataformas seguras, otimizadas e completas, a expectativa é de que, cada vez mais, os volumes globais de pagamento sejam concentrados nestes meios.

Segundo uma estimativa divulgada pela PwC, essas transferências devem aumentar em mais de 80% até 2025, ultrapassando a marca de um trilhão visto hoje, para quase 1,9 trilhão por ano. Até 2030, esse total deve quase triplicar em âmbito internacional.

 

Quais os benefícios das transações digitais?

A praticidade na compra é um dos maiores benefícios das transações digitais. Ao invés de enfrentarem processos demorados e burocráticos, as soluções de pagamento online garantem a aquisição de produtos ou serviços em tempo veloz e de forma prática. Em muitos casos, instantaneamente.

Criadas com tecnologias sofisticadas, promovem uma versatilidade fundamental para a satisfação dos consumidores. Afinal, ao invés de terem que se locomover até a companhia, podem finalizar qualquer pedido de compras na hora e local que desejarem.

Sua jornada de compra e experiência são aprimoradas e imensamente favorecidas, especialmente graças à segurança que essas soluções garantem.

Todos os dados bancários dos consumidores são armazenados e protegidos por criptografia de informações presente nas medidas de segurança dos meios de pagamento online. Assim, riscos provenientes de fraudes ou invasões são reduzidos.

Mas, muito além do que apenas viabilizar compras online, todo o histórico das transações digitais pode ser acompanhado em tempo real pelo site ou aplicativo da instituição bancária. O consumidor terá muito mais controle sobre suas transferências, enxergando todas as compras feitas a fim de administrar suas finanças com mais tranquilidade.

 

Quais as maiores tendências de transações digitais?

As facilidades conquistadas pelas transações digitais vieram para dominar o mercado. Após intensas transformações vistas ao longo da pandemia, inúmeras soluções modernas e ágeis foram desenvolvidas, ganhando crescente espaço dentre os clientes e já demonstrando um potencial ainda maior de crescimento nos próximos anos.

Agradados por tais características, os consumidores modernos estão exigentes. Experiências melhores, otimizadas e seguras serão cada vez mais demandadas, impulsionando ainda mais o aprimoramento destes meios de pagamento e o investimento em ferramentas completas.

Dentre tantas opções disponíveis no mercado, veja as mais promissoras a serem potencializadas em um curto espaço de tempo:

 

Consolidação do Pix

O Pix se tornou um dos maiores protagonistas das transações digitais. Apenas em um ano de uso, acumulou mais de 177 milhões de usuários ativos e mais de 380 milhões de chaves cadastradas, segundo dados do Banco Central.

Seu sucesso foi tanto que, poucos meses após seu lançamento, novas funcionalidades começaram a ser desenvolvidas, como forma de trazer mais agilidade e praticidade aos usuários.

Dentre seus maiores atrativos, a instantaneidade nas transações é um dos que mais se destaca. Com ele, os consumidores podem enviar e receber quantias elevadas em poucos segundos. Tudo isso, em uma ferramenta disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Fora essa praticidade, a segurança é outra grande vantagem desta solução. Os riscos de fraudes ou vazamentos são reduzidos, garantidos ainda por medidas de proteção, como limitações de transferências no período noturno.

Em uma projeção feita pela consultoria EY, o volume de transações do Pix pode alcançar o equivalente a 36% do PIB nacional em 2024, com a consequente queda nos pagamentos feitos com dinheiro em espécie ou cheque.

 

Carteiras digitais

As carteiras digitais cresceram 43,5% ao longo da pandemia, segundo dados divulgados pelo relatório The Global Payments Report.

Ao armazenarem todos os dados bancários dos usuários em um único aplicativo, trouxeram uma praticidade enorme aos usuários. Afinal, basta abrirem seus celulares para acessarem todas as suas contas e cartões e realizarem quaisquer transferências digitais de forma simples e rápida.

Por reunirem dados sensíveis, todas as informações bancárias são criptografadas de ponta a ponta, evitando ao máximo qualquer perigo de fraude ou roubo de dados. Ainda, muitas carteiras costumam exigir algum tipo de medida protetiva antes da aprovação da transferência, podendo ser desde reconhecimento facial até senhas.

Dentre seus maiores diferenciais, há a chance de os clientes obterem cashback em determinadas transações. Este valor é determinado por cada instituição, sendo considerado como um dos maiores atrativos destas soluções.

Hoje, cerca de 70% dos consumidores brasileiros possuem uma carteira digital, de acordo com dados do Serasa Experian, com grande potencial de se destacar ainda mais dentre os meios de pagamento mais adotados no país e ao redor do mundo.

 

Criptomoedas

Os investimentos em criptomoedas tiveram um salto histórico em 2021. Segundo dados do BC, cerca de US$ 5.995 foram direcionados a estes ativos, o maior volume anual desde 2017, quando o órgão começou a medir estas quantias.

Mas, muito além do que serem aplicadas perante investidores, o uso de criptomoedas nos meios de pagamento começou a ganhar adeptos mundialmente.

Em um estudo divulgado pelo CoinsPaid, mais de 50% dos brasileiros olham positivamente para companhias que aceitam pagamentos com estes ativos. Hoje, cerca de 49% dos consumidores já realizaram algum tipo de transferência utilizando criptomoedas, segundo dados de uma pesquisa da Mastercard.

Suas projeções, mesmo ainda diante de um uso tímido, são positivas. O mesmo estudo concluiu que 86% dos usuários gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas dentro de suas instituições financeiras. Isso, junto com 72% que dariam preferência ao pagamento com moedas digitais, desde que tivessem apoio de organizações de confiança.

 

Mobile banking

A participação dos bancos digitais no cotidiano das pessoas vem crescendo consideravelmente. Em média, 80% dos brasileiros conectados têm conta em pelo menos um banco digital.

O mobile banking chegou despretensiosamente e entregou tudo, é uma ideia que revolucionou a forma como as pessoas usam o dinheiro. Mais de 54% dos usuários dizem que as instituições bancárias não precisam ter filiais locais e 52% dizem estarem ansiosos para um futuro em que o dinheiro seja apenas virtual.

Nos últimos anos, as moedas digitais vêm se tornando as queridinhas dos investidores. Com isso, 56% dos consumidores, com idade entre 18 e 34 anos, dizem negociar em criptomoedas.

Uma pesquisa afirmou que apesar de investirem suas finanças, 78% dos usuários de empresas digitais ainda preferem fazer isso através de bancos tradicionais.

 

Pagamentos transnacionais

Com a rotina cada vez mais apertadas, aumenta a busca pela praticidade na hora de resolver as situações burocráticas.

Uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, informa que 91% dos brasileiros com smartphones já compraram por aplicativos e sites.

Com o aumentou das plataformas de e-commerce e marketplace, o hábito de compras online vem crescendo consideravelmente. Levando em conta o novo cenário, o estudo aponta que 83% dos chamados “consumidores móveis” afirmaram que fazem compras pelo celular.

Ter nas mãos um dispositivo que pode simplificar as tarefas cotidianas aumenta o interesse em conhecer o que ainda está por vir.  

 

Conclusão

Os grandes avanços tecnológicos impactam, diretamente, as transações digitais e como elas são utilizadas no nosso cotidiano. E com a alta receptividade do brasileiro em se adaptar a novas criações, o universo de transações tecnologias tende a aumentar cada vez mais.

Constantemente os comerciantes têm opções diferenciadas de vender e receber pelo seu produto, servindo também para o consumidor, que passa a ter a possibilidade de comprar e pagar em apenas um clique.

Automatizar e desburocratizar processos é o que tem feito sentido nos novos tempos. Quanto mais fácil e rápido, melhor! Pois assim, a otimização do tempo e a redução de burocracias geram maior tempo de lazer.

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